pessoa escolhendo ferramentas de rh

Conheça as ferramentas de RH essenciais para uma excelente gestão

Spread the love

Para manter em dia a qualidade de qualquer empresa, é muito importante ter um departamento de Recursos Humanos capacitado, atualizado e preparado para enfrentar os desafios de atrair e reter talentos, além de manter e formar equipes de alto rendimento. Assim, empresas de grande, médio e pequeno porte têm algo em comum: a necessidade de manter um gerenciamento de pessoas eficiente para melhorar o relacionamento interpessoal.

Por essa razão, as ferramentas de RH estão cada vez mais presentes para padronizar os procedimentos, multiplicar conhecimentos na gestão de RH e integrar informações. Além disso, essas ferramentas diminuem possíveis erros no banco de dados funcional e otimizam o tempo dos profissionais que precisam lidar com as informações diariamente.

Neste post, vamos mostrar algumas ferramentas de RH que ajudam a realizar uma gestão mais eficiente. Confira!

Feedback

O feedback é uma das ferramentas mais importantes da Gestão de Pessoas, porque é por meio dele que é possível entender melhor o clima organizacional e agir proativamente para se evitar crises. Além disso, todos os profissionais podem conseguir subsídios necessários para fortalecer as habilidades e eliminar comportamentos sabotadores.

Portanto, o feedback precisa ser aplicado de um jeito objetivo, justo e claro, oferecendo ao colaborador uma visão clara dos pontos que necessitam ser melhorados. No entanto, essa ferramenta de RH também é uma boa forma de o gestor conhecer sua equipe e profissionais pela realização efetiva de seu trabalho e pelos resultados alcançados por meio de seu empenho, profissionalismo e dedicação.

Avaliação de desempenho

Essa ferramenta tem por objetivo mensurar e avaliar a produtividade e performance dos colaboradores. A metodologia serve para confirmar se os profissionais entendem facilmente os objetivos das obrigações e as realizam com efetividade, e se conseguem dominar suas funções e atividades.

Ademais, a avaliação de desempenho, que é feita sempre que a empresa achar necessário (anual, semestral ou mensalmente), também pode ser usada com o objetivo de identificar as habilidades e competências dos profissionais, além de reconhecer os pontos que precisam e podem melhorar.

Com isso, você pode fazer uma melhor gestão do conhecimento e efetuar as melhorias importantes ao desenvolvimento contínuo dos processos da instituição e dos colaboradores.

Pesquisa de satisfação

Esperar que as críticas realizadas pelos funcionários cheguem até o responsável da empresa não é uma estratégia muito boa. Ao contrário disso, os profissionais de Recursos Humanos têm a opção de fazer, periodicamente, uma pesquisa de percepção e satisfação sobre o trabalho.

Com ela, é possível antecipar determinados problemas de relação interpessoal e comunicação, além de auxiliar no desenvolvimento profissional de cada funcionário. Assim, existem diversas ferramentas online e gratuitas que possibilitam elaborar pesquisas completas, até mesmo com opções de resposta de modo anônimo, estimulando a participação dos colaboradores.

Programa de capacitação

Investir no desenvolvimento dos trabalhadores é essencial para potencializar os resultados, qualificá-los, aprimorar habilidades e eliminar suas deficiências. Logo, por meio de planos de treinamento e desenvolvimento, os programas de capacitação são ótimas ferramentas de RH para expandir as competências comportamentais, emocionais e técnicas de liderados e líderes.

Ademais, são bons modos para descobrir e reter talentos, fortalecer a autoestima profissional, reconhecer a produtividade dos funcionários e apresentar o comprometimento da empresa com a evolução de todos. Portanto, boa parte das entidades já incluem em seus planejamentos anuais os treinamentos e o orçamento em que investirão, com o objetivo de alcançar o seu estado desejado.

Coaching na Gestão de Pessoas

O método do coaching é uma das ferramentas mais eficazes quando falamos em Gestão de Pessoas. Ela é uma das mais utilizadas no mundo todo para o desenvolvimento do capital humano de uma empresa. Com diversos métodos, técnicas e instrumentos de aceleração e desenvolvimento de resultados, o coaching é baseado em ciências como: psicologia e liderança e administração de empresas.

Para isso, a metodologia reúne todos os mecanismos necessários para o aprimoramento de líderes e para a implantação de uma cultura organizacional focada no ser humano. Assim, as empresas buscam cada vez mais formar coaches internos, ou seja, profissionais e líderes com habilidades e conhecimentos de coaching que possam espalhar internamente essa cultura e os seus benefícios. Com isso, é possível potencializar:

  • a qualidade de vida e a satisfação no trabalho;
  • a produtividade;
  • o engajamento;
  • a comunicação efetiva;
  • o desenvolvimento;
  • a motivação;
  • as relações interpessoais positivas.

Gerenciamento de equipe e tarefa

Para que uma empresa possa evoluir como um todo, é preciso que os seus setores apresentem tarefas bastante definidas e, ao mesmo tempo, integração entre as diferentes equipes. O setor financeiro, por exemplo, deve estar em contato com os profissionais de RH. Já o de marketing deve conversar com as equipes de vendas e financeiro.

Para controlar toda a demanda, uma boa opção é apostar em uma plataforma que possa oferecer controle de tarefas e a divisão das equipes. Diversas ferramentas de RH promovem o gerenciamento do tempo gasto em cada trabalho e a opção de feedbacks.

Folha de pagamento online

Está cada vez mais claro para o mercado de trabalho e as empresas que o RH é uma área estratégica de um negócio. Assim, a desburocratização da atuação desse setor pode auxiliar os funcionários a focar em algumas questões que exigem mais ação e raciocínio.

Portanto, uma das fortes tendências do setor de RH é o uso da folha de pagamento online, que permite que o funcionário consulte as suas horas de trabalho, décimo terceiro e férias de uma forma bastante rápida e prática, via computador. Essa ferramenta facilita a recuperação e acesso desses documentos pelos funcionários, além de conceder mais liberdade ao setor de RH, pois ele não necessita ser acionado sempre que existir a necessidade de imprimir uma folha de pagamento.

Os dados básicos de cada trabalhador como férias, descontos e salário-base são cadastrados na plataforma, gerando o valor a ser depositado para cada um automaticamente. A digitalização também impossibilita erros, já que todo o processo é feito pelo computador.

Como visto, as ferramentas de RH são ótimas opções para você implementar em sua empresa. Por isso, não deixe de conhecer, pois assim é possível integrar informações, padronizar os procedimentos, além de diminuir erros no banco de dados.

Gostou deste conteúdo? Você busca por uma empresa de tecnologia que oferece soluções para as instituições superarem os desafios do dia a dia? Então confira o nosso site e fique por dentro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.