Entenda os 6 maiores desafios do RH na gestão de recursos humanos

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“Não basta ter pessoas na empresa. É preciso contar com talentos humanos, infelizmente ter pessoas nem sempre significa ter talentos. Talento é uma pessoa muito especial, uma pessoa dotada de competências.” Essa frase é de Idalberto Chiavenato, um dos maiores estudiosos na área de gestão de pessoas no Brasil.

Na citação está expresso um resumo dos desafios do RH que são enfrentados pelos profissionais dessa área, uma vez que não basta contratar e demitir funcionários em uma empresa. É preciso nutri-los, potencializá-los e fazer com que as pessoas se tornem talentos.

Entretanto, colocar isso em prática nem sempre é uma das tarefas mais fáceis e simples de serem resolvidas. Foi pensando em ajudá-lo que desenvolvemos este post, que apresentará os 6 maiores desafios do RH na gestão de recursos humanos. Confira!

1. Humanização das relações

A competitividade no mercado de trabalho tem feito com que as empresas busquem por profissionais com muitos conhecimentos. Porém, é preciso destacar que não adianta uma pessoa ter muitos títulos acadêmicos e ser fluente em diversos idiomas e não ter humildade com os colegas, por exemplo.

Entre os desafios do RH está o de selecionar pessoas que tenham, sim, as capacidades técnicas necessárias para o cargo, mas que também saibam trabalhar em equipe e valorizar as atitudes do time.

É preciso que as relações de trabalho sejam humanizadas e isso deve ter início na própria cultura organizacional. As companhias necessitam criar um ambiente em que os funcionários se sintam bem e tenham qualidade de vida. Programas de endomarketing podem ajudar muito nesse sentido.

2. Necessidade de treinamentos

Outro dos desafios do RH é conscientizar os diretores e gerentes da empresa acerca da necessidade de treinamentos. Por mais capacitada que uma pessoa seja, sempre há mais o que aprender e novidades no mercado que poderão facilitar o seu trabalho.

É por isso que as qualificações devem ser constantes, e os estudos e a busca por novos conhecimentos não devem parar nunca. Se um funcionário se ausenta por algumas horas ou dias para fazer um treinamento, por exemplo, isso não deve ser visto como uma perda, pelo fato de atividades atrasarem ou colegas ficarem sobrecarregados.

Pelo contrário, deve ser visto como uma oportunidade que essa pessoa está tendo de se qualificar e, assim, trazer melhorias significativas para os processos produtivos. Quem faz uma empresa são os talentos que fazem parte dela e é isso que os profissionais de RH precisam fazer com que os seus gestores compreendam.

3. Manutenção do clima organizacional

O clima organizacional precisa ser adequado para que se desenvolva uma cultura de colaboração e busca por novos conhecimentos. Para isso, a relação entre todos precisa ser harmoniosa e respeitosa.

Cada vez mais os organogramas de funções estão se tornando horizontalizados e não mais em formato de pirâmide, como era comum antigamente. Isso quer dizer que um líder ou diretor não está numa posição acima de um trabalhador da linha de produção, ele tem o mesmo valor para a empresa e só desempenha uma função diferente.

Os profissionais mais jovens valorizam esse tipo de clima organizacional e só se desenvolverão na empresa dessa forma. Por isso, se adaptar é tão importante e gera mais um dos desafios do RH.

Uma das melhores maneiras para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com o clima organizacional é fazendo uma pesquisa interna. Esse documento precisa garantir o anonimato de quem o respondeu e conter perguntas quantitativas, para que se possa mensurar os resultados numericamente e compará-los em situações futuras.

4. Retenção de talentos

Não basta apenas transformar as pessoas em talentos! É preciso desenvolver ações para reter esses colaboradores na companhia, ou seja, evitar que eles troquem de emprego por qualquer outra oferta que pague poucos reais a mais no salário, por exemplo.

Isso só acontece quando o RH consegue fazer o trabalhador “vestir a camisa”, ou seja, ter lealdade com a organização em que trabalha. Para isso, é necessário desenvolver campanhas de endomarketing e promover um clima organizacional adequado, de modo que o funcionário perceba valor agregado na organização.

Para reter talentos e evitar o turnover, a empresa precisa valorizar os funcionários, investir no futuro deles, ter uma política clara de cargos e salários, oferecer benefícios que vão além dos tradicionais, como plano de saúde e odontológico etc.

5. Administração de gerações diferentes

As gerações Y e Z são formadas por pessoas que cresceram em um mundo em que as novas tecnologias estavam em plena ascensão ou já haviam se fixado em nosso dia a dia. Os chamamos nativos digitais são ágeis e sabem lidar muito bem com softwares, hardwares e outros recursos tecnológicos que fazem parte das empresas.

Porém, os trabalhadores mais velhos e que muitas vezes ocupam cargos de líderes desses jovens nem sempre têm as mesmas habilidades, por exemplo. A convivência entre eles, portanto, pode se tornar difícil e conflituosa.

É papel do RH desenvolver políticas de respeito mútuo, para que ambas as partes reconheçam que têm a aprender uma com a outra. Os mais jovens precisam compreender que os mais velhos têm sábias experiências a serem compartilhadas, assim como os mais novos podem ensinar os veteranos sobre novos métodos de trabalho e utilização de recursos.

6. Criação de estratégias

O RH não pode desenvolver suas atividades com base em achismos. É preciso ter estratégias bem definidas e planejadas e, para isso, devem ser implementadas metodologias como a análise SWOT e o ciclo PDCA. Tais ferramentas da administração podem ser utilizadas tanto para gerir a organização como um todo, como também para um setor em específico.

Esses são alguns dos maiores desafios do RH na gestão de recursos humanos. É preciso que os profissionais fiquem atentos a elas e busquem alternativas para cumpri-las. A contratação de um treinamento corporativo, por exemplo, pode suprir algumas dessas necessidades, uma vez que faz com que os funcionários se sintam valorizados e melhorem as suas atividades profissionais.

Entenda mais sobre o assunto em nosso post que mostra os 8 erros mais comuns ao se contratar treinamentos corporativos. De tal modo, você garantirá um serviço eficiente para o seu negócio!

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