Cultura organizacional: por que é tão importante para as empresas?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores éticos e morais que afetam toda a empresa. Ele reflete na maneira sobre como as pessoas interagem e se comportam dentro de determinado meio, norteando a tomada de decisão e as suas atitudes.

Assim, ela representa a união de valores e crenças que fazem parte de uma empresa. Por isso, é fundamental ter uma cultura forte para evitar o turnover, absenteísmo, queda na produção e diversos outros malefícios causados pela falta de objetivos claros e bem definidos.

Quer saber por que a cultura organizacional é importante dentro de qualquer empresa? Então, continue a leitura e confira o nosso material até o fim.

Torna a empresa única

Como vimos, a cultura organizacional é um grupo de leis e normas que norteiam determinados comportamentos. De acordo com Silva e Zanelli, ela é considerada um “conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento”.

Sendo assim, ao definir a cultura organizacional você torna a sua empresa única. Isso acontece porque, certamente, não haverá outra companhia com as mesmas instruções de comportamento. Para tanto, ela deve ser norteada pelos princípios e objetivos da sua marca, na sua individualidade.

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Quando os funcionários entram em uma empresa com uma cultura bem definida, fica muito mais fácil compreender o que os gestores esperam do seu trabalho. Isso porque ele já tem a certeza sobre qual é a sua missão, visão e valores, e isso deve nortear todas as suas maneiras de lidar com as tarefas diárias.

Isso contribui com o aumento da satisfação dos funcionários porque fica muito claro sobre quais são os comportamentos esperados. Assim, não há surpresas desagradáveis, ordens não ditas ou entrelinhas quando o assunto é comportamento.

Dessa maneira, cria-se um ambiente muito mais saudável para se trabalhar, fazendo com que os funcionários se sintam valorizados e, consequentemente, melhorando os resultados para a empresa.

Melhora a produtividade

O maior bem de qualquer empresa são os seus funcionários, pois são eles que fazem acontecer e melhoram os seus indicadores. Para isso, a sua empresa precisa ter uma cultura que foque na busca por resultados concretos, porque isso estimula o aumento da produtividade.

Se a sua empresa tem uma cultura forte que cobra por resultados diários, os funcionários sabem que precisam se dedicar para desempenhar as suas tarefas do dia a dia da melhor maneira possível, aumentando a receita e diminuindo as despesas.

Facilita a compreensão das regras

Não há como os funcionários se encaixarem nas regras da sua empresa se eles não as compreendem. A apresentação institucional (missão, visão e valores) servem para nortear todas as tomadas de decisão. Assim, quando um novo funcionário é contratado, é fundamental que ele entenda qual é a cultura da empresa para verificar se ele se encaixa dentro dessas normativas.

A cultura organizacional é muito importante na hora do processo de recrutamento e seleção. Além de avaliar se o candidato tem as habilidades e competências necessárias para o cargo, é preciso conferir se ele vai se enquadrar dentro das regras empresariais impostas pela cúpula estratégica.

Sendo assim, é preciso buscar sempre algum candidato que abrace os mesmos valores da marca. Caso contrário, as chances das suas taxas de turnover subirem são imensas.

Melhora a imagem da empresa para seus clientes

Não há como não relacionar a cultura organizacional com a valorização do capital humano. Quando os clientes percebem que a sua empresa tem regras fortes que valorizam as pessoas, eles avaliam que é uma boa marca para investir.

As pessoas valorizam as marcas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários e têm uma responsabilidade social e ambiental bem desenhada. Isso significa que a sua empresa não pensa, unicamente, em lucrar em cima dos produtos e serviços, mas, sim, que ela se preocupa em garantir um mundo mais humano e melhor para todos, proporcionando uma excelente imagem dentro do cenário mercadológico.

Aumenta os lucros

As empresas precisam investir em estratégias para sair na frente da concorrência e atrair a atenção do seu público-alvo constantemente, você concorda? Para isso, é preciso considerar que o consumidor está cada dia mais exigente e que ele busca por muitas informações antes de tomar a decisão de compra.

Por isso, quando a sua empresa tem uma cultura definida, faz com que ela seja vista com mais confiança perante aos olhos dos seus consumidores — ela tem grande influência no desempenho das organizações, aumentando a produtividade.

Conquista mais clientes

Quando a sua empresa tem uma cultura de valorização de pessoas, o cliente percebe que é bem atendido e que você faz de tudo para que ele se sinta único e especial.

Assim, quando o seu problema é resolvido dentro da sua empresa, ele fica satisfeito e, consequentemente, torna-se um promotor da sua marca. Dessa maneira, ao proporcionar experiências positivas você conquista e fideliza cada vez mais os seus clientes.

Veja como implementar uma cultura organizacional

Agora que você aprendeu o que é cultura organizacional, você deve estar se questionando: como eu vou implementá-la no meu negócio? Se você tem essa dúvida, confira algumas dicas para refletir:

  • avalie quais são os valores ideais que a sua empresa tem;
  • trace os objetivos que você espera alcançar;
  • avalie os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades;
  • avalie onde a sua empresa está e onde você quer que ela chegue;
  • trace a missão, visão e valores;
  • faça uma reunião com os funcionários para apresentar a cultura;
  • utilize diariamente os informativos da empresa para fortalecer a cultura.

O que você precisa ter em mente é que a força da sua cultura dependerá justamente desse planejamento estratégico, dos objetivos e alicerces que você constrói ao analisar e responder as perguntas acima.

Podemos afirmar que a cultura organizacional é o DNA de uma empresa. Isso porque, ela representa um conjunto de atitudes, normas e regras que norteiam o comportamento de todos os membros da equipe. Sendo assim, ela é extremamente importante para evitar o turnover, absenteísmo e muitos outros problemas causados pela falta de objetivos claros, transparência e ética na gestão.

Neste post, você conferiu o que é cultura organizacional e os motivos pelas quais ela é essencial dentro de todos os tipos de negócio. Agora, responda para nós: o que você acha da cultura da sua empresa? Ela tem objetivos bem definidos? Conte para nós, deixando uma resposta neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *