Conheça a importância do treinamento para o sucesso da sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

O treinamento e desenvolvimento são muito importantes na qualificação dos colaboradores, podendo ser positivo na produtividade e nos resultados da companhia.

As empresas investem em média 22 horas nos treinamentos por funcionário em capacitação e endomarketing, de acordo com pesquisa da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento).

Segundo a mesma pesquisa, cerca de 40% dos treinamentos são direcionadas para os líderes, 14% para alta liderança, 26% a gerência e supervisão e os outros 60%, para a operação.

Uma das grandes utilidades da capacitação é aliar gestores e colaboradores com todos os processos da empresa.

Além disso, o treinamento ajuda a empresa na descentralização dos processos. Com participação dos gestores de áreas diferentes nos treinamentos, ajudando as atividades da companhia a serem mais eficazes.

Por isso, vamos mostrar as vantagens do treinamento e o desenvolvimento da equipe para as empresas.

 

Qual a importância do treinamento?

No passado, o treinamento era algo raro, focado apenas na preparação para processos operacionais com intuito de melhorar o conhecimento técnico da equipe na realização das tarefas.

Entretanto, hoje em dia é importante o desenvolvimento das competências comportamentais para que as tarefas sejam realizadas da maneira mais eficaz possível.

Alguns exemplos de treinamento nesse sentido são o controle emocional, temperamento, motivação, respeito a hierarquia e a cultura da empresa, entre outros.

Com os colaboradores capacitados, além tornar o colaborador motivado e bem capacitado, faz com eles estejam preparados para serem mais inovadores no cotidiano da empresa.

Além disso, o treinamento é também usado como forma de reter os seus talentos: além do salário chamativo, um agradável ambiente da equipe e recursos para a realização do seu trabalho é essencial.

 

Quando aplicar os treinamentos?

Em um cenário de alta competitividade é necessário que todos os processos sejam feitos com alta qualidade.

Porém, quando os resultados são insatisfatórios, o treinamento deve ser aplicado para que todas as atividades sejam bem realizadas.

Veja as principais razões de aplicar um treinamento:

  • Alta rotatividade da equipe;
  • Insatisfação dos funcionários;
  • Problemas no clima organizacional da empresa;
  • Produtividade baixa;
  • Insegurança nas atividades exercidas;
  • Falta de perspectiva dos funcionários a longo prazo.

 

Como fazer o treinamento?

Se a empresa não fizer nenhum tipo de treinamento da equipe, ela pode sofrer com problemas processuais que poderiam ser evitados.

Para iniciar um treinamento é preciso fazer uma análise crítica de cada funcionário. Com um diagnóstico completo, pode-se identificar os pontos positivos e negativos, facilitando a identificação dos pontos que devem ser melhorados.

Depois de analisar o perfil do colaborador, será preciso aplicar o treinamento que foque naquela dificuldade.

 

Vantagens da capacitação para o funcionário

O desenvolvimento pessoal do funcionário deve ser acompanhado de disposição e motivação, pois são ingredientes muito importantes para um profissional bem-sucedido.

No contexto profissional, a capacitação profissional vale para toda equipe, independente do currículo dos colaboradores que estão na empresa.

Mesmo os funcionários altamente qualificados devem passar por treinamentos direcionados para melhorar os seus processos.

O aprimoramento também serve para que os líderes multipliquem seus próprios conhecimentos buscando o bem comum na empresa, desenvolvendo todas as competências e relacionamentos interpessoais.

Assim, haverá mais profissionais preparados a conhecer os valores da empresa e, consequentemente, minimiza a necessidade contratar outros funcionários.

 

Benefícios do treinamento para empresa

Esses treinamentos servem para auxiliar a equipe a desempenhar os serviços para todo trabalho ser feito de acordo com as diretrizes da organização.

Dessa forma, o funcionário que passa pela capacitação é apto a estar motivado para exercer as atividades diárias, já que possui um grande conhecimento dos valores da empresa.

Portanto, é possível afirmar que promover treinamento é positivo pois agiliza ações de otimização do trabalho, aumentando a produtividade e melhorando a comunicação entre as áreas.

 

Tipos de treinamento

Muitas empresas buscam por treinamentos a partir da solicitação da chefia ou de algum interessado em se capacitar sobre determinada tarefa.

Entretanto, antes mesmo de aplicar os treinamentos, é preciso analisar se a necessidade envolve processos ou capital humano.

Quando os problema no fluxo de trabalho decorrem de problemas técnicos, a empresa deve concentrar os esforços em solucionar as limitações do colaborador.

Existem vários treinamentos que podem ser aplicados aos funcionários, cada um deles tem sua importância e nenhum deles deve ser descartado.

Confira agora os tipos mais comuns de treinamentos corporativos feitos pelas empresas:

Treinamento presencial in company

Este treinamento pode ser conduzido pela própria empresa ou por consultoria especializada em treinamentos de capacitação.

Ele é destinado a um grupo de profissionais da mesma empresa, independente da área de atuação.

Treinamento aberto presencial

Esses treinamentos são feitos para pessoas de várias companhias que fazem a inscrição para participar.Os treinamentos abertos sempre serão aplicados por consultorias especializadas em treinamento.

Treinamento à distância

Treinamentos à distância pode ser feito tanto interna quanto externamente.

Eles são destinados a todos os públicos, tanto da empresa, quanto externo.

Treinamento no trabalho (on the job)

Esse treinamento é praticado no local de trabalho orientado pelo gestor ou por um profissional mais capacitado.

Job Rotation

Essa modalidade é feita para que profissional passe por diversas áreas/ tarefas com o intuito de prepará-lo para desempenhar todas as etapas dos processos.

Muitos dos participantes desses treinamentos são trainees de grandes empresas, principalmente multinacionais.

 

Aplique treinamentos para ter uma equipe mais produtiva!

O treinamento é um investimento para qualificar sua equipe a ser mais preparada para desempenhar as tarefas do cotidiano com mais produtividade e, ao mesmo tempo, alinhada aos valores da empresa.

Para evitar a presença de funcionários desmotivados e desqualificados, a capacitação é algo essencial.

Portanto, o sucesso de qualquer empresa tem relação direta com o desenvolvimento dos funcionários.

Todavia, é importante destacar que os treinamentos dos funcionários não podem ser uma alternativa imediatista, mas sim, uma opção à longo prazo para melhorar o desempenho no dia a dia.

Além de capacitar a equipe, o treinamento também é usado para melhorar e tornar a gestão empresarial mais sustentável com um ambiente corporativo muito mais agradável.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

O Soluções Industriais é uma plataforma B2B focada no setor industrial que tem como objetivo facilitar o contato das indústriais com seus potenciais clientes. A plataforma tem meio milhão de acessos por mês, sendo a principal do segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *