Como promover o bem-estar no trabalho? Veja 7 estratégias aqui

Tempo de leitura: 5 minutos

Promover o bem-estar no trabalho é importante para as empresas, uma vez que essa prática diminui o turnover e faz com que os trabalhadores se sintam mais valorizados, aumentando, dessa forma, a produtividade.

A desmotivação, a infraestrutura física inadequada e a falta de diálogo entre lideranças e liderados são alguns dos principais problemas enfrentados pelas empresas que buscam promover o bem-estar no trabalho.

Para reverter essa situação, listamos sobre como promover o bem-estar no trabalho 7 dicas. Continue conosco e confira agora mesmo as nossas dicas!

1. Crie uma cultura organizacional forte

“O importante para se compreender um processo cultural é vê-lo dentro de uma história”. Isso é o que diz o estudioso José Clemente Pozenato no livro “Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural”.

A partir da citação desse autor podemos entender que a cultura, seja ela de uma região ou de uma empresa, é compreendida quando se vivencia esse local. Logo, uma cultura organizacional é formada pelas pessoas que fazem parte da empresa, desde os níveis operacionais até a alta cúpula administrativa.

Para que seja promovido o bem-estar no trabalho, é necessário que a cultura organizacional seja forte, ou seja, esteja bem alinhada entre todos e seja seguida à risca na companhia. Para isso, é preciso que sejam definidas a missão, a visão e os valores da organização e fazer com que esses conceitos sejam disseminados entre os colaboradores.

É importante destacar que a cultura organizacional é um “organismo vivo”, que se modifica com o passar dos anos. Logo, um preceito que era válido um tempo atrás pode não ter o mesmo impacto nos dias de hoje. As empresas devem evoluir, assim como evolui a sociedade.

2. Invista em treinamentos de integração de equipes

Imagine um relógio mecânico, que é composto por um motor que faz com que os ponteiros girem e marquem as horas. Agora pense que o motor falhou por qualquer problema mecânico. O que acontecerá? É claro que o equipamento deixará de funcionar.

O mesmo acontece com as equipes das empresas! Se uma peça para, tudo para! Por isso, é preciso investir em treinamentos de integração, para que todos saibam como trabalhar juntos, em prol de um objetivo em comum.

Os cursos podem ser presenciais, na sede da própria empresa, ou então online, tendo em vista que existem diversos cursos de qualidade em plataformas digitais que oferecem a vantagem de poderem ser realizados em qualquer local.

3. Promova melhorias no espaço físico

É preciso que os gestores levem as queixas dos colaboradores em consideração e proporcionem melhorias no ambiente, para que ocorra o bem-estar no trabalho. Ninguém consegue se dedicar 100% às suas tarefas se estiver sentado em uma cadeira desconfortável e que dá dor nas costas, por exemplo. Nesse sentido, as reclamações devem ser sempre ouvidas.

Obviamente que nem todas as demandas poderão ser atendidas de imediato, mas é importante que isso seja explicado para as pessoas. Deixe claro que a diretoria está ciente de que tal melhoria deve ser feita e que isso deverá ser cumprido em determinado período.

4. Promova a ginástica laboral

Praticar exercícios físicos, além de ser muito benéfico para a saúde, é uma válvula de escape para os problemas do dia a dia. Por isso, é recomendável que, pelo menos uma vez por semana, sejam promovidas atividades de ginástica laboral na empresa.

Pode ser contratado um personal trainer ou professor de educação física que ministra atividades como alongamentos e aulas de pilates. As sessões devem ter em torno de 30 minutos e podem ser feitas em pequenos grupos em diferentes horários, para que as atividades da empresa não fiquem desassistidas.

A ginástica laboral fará com que o bem-estar no trabalho aumente, bem como mostrará aos colaboradores que a gestão se preocupa com a saúde deles.

5. Ofereça lanches saudáveis

O bem-estar no local de trabalho também está associado à alimentação. Muitas empresas oferecem almoço em um restaurante próprio, mas não se importam sobre a maneira que os funcionários se alimentarão em outros horários do dia.

Uma dica para reverter essa situação é a criação de uma cozinha ou espaço para descanso, em que os colaboradores possam repousar e fazer pequenas pausas entre uma atividade e outra.

Nesse local podem ser servidas frutas, biscoitos integrais, café, chás, sucos e outros alimentos que sirvam como uma opção de lanche saudável para o intervalo da manhã ou da tarde.

6. Promova a saúde ocupacional

A empresa deve criar programas de saúde ocupacional, incentivando o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), promovendo cursos e palestras sobre qualidade de vida, proporcionando a realização de exames periódicos para a identificação de doenças ocupacionais etc.

A ideia é que a saúde seja promovida e a empresa demonstre que se preocupa com os aspectos físicos e mentais dos seus colaboradores. Isso gera um ambiente de trabalho mais motivador.

7. Proporcione opções flexíveis de trabalho

Muitas pessoas, principalmente as que fazem parte das novas gerações, já não gostam mais de passar 8 horas por dia sentadas atrás de uma mesa de trabalho e se tornam improdutivas quando isso acontece. Uma ideia interessante para reverter essa situação é proporcionando opções flexíveis de trabalho.

Algumas companhias estão permitindo que os colaboradores cumpram parte da rotina em home office, por exemplo. Dessa forma, não necessitam ir até a sede física da empresa todos os dias da semana. Isso gera mais flexibilidade de horários e faz com que se perca menos tempo no trânsito e se arrumando para ir ao trabalho, por exemplo.

Promover o bem-estar no trabalho é uma estratégia valiosa para a retenção e captação de talentos na sua empresa. Por isso, vale a pena que você busque por uma organização especialista nesse assunto e que possa ajudar nesse sentido.

É o caso da Woli, que oferece soluções diversas para que as empresas superem os desafios do seu dia a dia. Somos especialistas em educação corporativa e oferecemos cursos e treinamentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Entre em contato conosco agora e conheça os nossos serviços e métodos de trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *