Saiba como engajar os colaboradores com a educação continuada

Tempo de leitura: 6 minutos

Estudar e se manter atualizado é algo muito importante para todas as pessoas. Mas, se formos pensar no ambiente corporativo, esse tipo de prática é ainda mais importante. A educação continuada, por exemplo, é uma estratégia focada em um conjunto de práticas educacionais que são planejadas para promover ótimas oportunidades de desenvolvimento do colaborador.

Com isso, esse profissional conseguirá atuar de maneira mais exemplar em suas funções, além de crescer dentro da sua própria equipe e fazer a diferença no mercado. É bom lembrar que, atualmente, muitas mudanças ocorrem nas empresas, seja por novos métodos de trabalho ou pela tecnologia que está cada vez melhor. Então, é preciso estar sempre atualizado.

E se o que você quer para a sua equipe é o interesse pelo desenvolvimento pessoal e profissional, é bom saber como engajá-los com a educação continuada. Confira as vantagens!

Tenha profissionais com conhecimentos importantes

O que isso quer dizer? Que uma vez apostando na educação continuada dos seus colaboradores, a sua empresa terá muito mais chances de contar com profissionais que tenham os conhecimentos necessários para uma boa atuação na companhia. Ou seja, eles passarão a exercer funções que são esperadas no ambiente corporativo.

Vamos além, pois os gestores são peças fundamentais para direcionar esses conhecimentos, afinal, ninguém melhor do que eles para saber exatamente o que os colaboradores precisam reforçar de aprendizado ou até mesmo se especializar em algo que ainda não têm muito contato. Assim, os objetivos da empresa estarão mais alinhados às estratégias de estudo.

Um dos grandes benefícios de investir nisso é: na medida em que os profissionais começam a ter educação continuada, você como gestor já pode exigir mais deste colaborador e ter a certeza de que ele está preparado para exercer tais funções.

Conte com profissionais que colocam em prática os valores da empresa

Uma das principais vantagens da educação continuada é contar com a crescente participação dos colaboradores em relação às práticas dos valores da empresa. Isso quer dizer, por exemplo, que cursos e aprimoramentos são fundamentais para transmitir os principais valores corporativos, que ficam ainda mais fixados na mente dos profissionais.

E como conseguir isso? Bons assuntos para serem abordados nos cursos são: ética nas relações profissionais e interpessoais; práticas de destaque no relacionamento com o consumidor; perfis de liderança que são adequados para se progredir na carreira; boas práticas de sustentabilidade para os negócios e muitos outros assuntos desse porte.

Com isso, você notará que os colaboradores passarão a entender melhor sobre os valores da empresa e terão conhecimento suficiente para propagar isso internamente. Como resultado, você terá profissionais engajados, pois para eles os pilares da companhia fazem total sentido e ainda ajudam no seu próprio desenvolvimento de carreira.

Mantenha sua equipe motivada

A educação continuada ainda tem outra vantagem: os profissionais da sua empresa se sentirão mais motivados em trabalhar para você. Isso porque investir em educação é algo caro, que não se decide do dia para a noite. No entanto, se uma organização demonstra que quer oferecer isso aos seus colaboradores, já ganha pontos positivos com eles.

Os profissionais se sentem reconhecidos, honrados e percebem que a empresa quer mesmo investir no melhor que eles podem oferecer. Então, uma vez que eles são estimulados a desenvolverem melhor suas carreiras, a motivação em trabalhar mais e melhor será potencializada.

O resultado disso são dois que merecem ser destacados: um é a motivação que cresce, o outro é a vontade de continuar trabalhando na companhia, já que os profissionais perceberão que os gestores apostam na educação continuada e estarão em constante planejamento para oferecer isso para a equipe.

Tenha profissionais equiparados em conhecimento

Você já notou certamente que em uma equipe existem profissionais dos mais variados níveis de experiência, conhecimentos, com mais ou menos atuação no mercado e por aí vai, certo? Isso é o que chamamos de equipe heterogênea. Mas, se tem algo que toda empresa procura, é ter colaboradores que estejam equiparados em conhecimento.

O motivo? Com profissionais que têm acesso aos mesmos conteúdos de educação continuada, que passaram pelos mesmos ensinamentos, exemplos e foram treinados por igual, as chances da sua equipe falar a mesma língua é enorme. Ou seja, todo mundo terá a mesma capacidade de exercer suas funções, sem diferenças e com a mesma bagagem cultural e profissional.

Quer mais uma vantagem? Veja só: para empresas que têm dispersão geográfica de funcionários, por exemplo, a educação continuada é excelente, pois pode ser usada para padronizar os procedimentos nos mais variados escritórios da organização. Como há opções de cursos on-line, qualquer colaborador pode acessar os conteúdos de onde estiverem.

Resumindo: mesmo os profissionais que estão longe da sede principal da empresa terão a chance de se aperfeiçoarem da mesma maneira que os demais.

Estimule os gestores a ajudarem os colaboradores com treinamentos

Se é para todo mundo participar, que isso envolva também você e os demais gestores! Só para ter uma ideia, com a força de vontade desses profissionais em ficar à frente desses projetos de educação continuada, é possível enraizar essa estratégia e atividade dentro da empresa. Mas, será que é uma tarefa simples?

Para começar, o principal é montar um cronograma de atividades que ocorrerão durante todo o ano. O ideal é contar com uma equipe de gestores de várias áreas para definir quais cursos valem a pena para toda a equipe e, com isso, avisar os demais sobre as atividades que ocorrerão na empresa.

Dessa forma, a equipe poderá se programar para participar, levar a sério os cursos e ainda trocar informações sobre o que vem sendo aprendido. Ao final, todos saem ganhando!

Agora, para que a educação continuada seja usada da melhor maneira possível, o mais indicado é que você conte com o apoio de profissionais qualificados para auxiliar nessa questão. Afinal, é preciso experiência e muito conhecimento para preparar outros profissionais, ainda mais se os cursos forem feitos sob medida para a sua empresa. Que tal?

Gostou e quer aplicar isso na sua organização? Então, entre em contato conosco que teremos o prazer em ajuda-lo nesse processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *