Pessoas conversando online sobre soluções para gestão de pessoas

Soluções para gestão de pessoas: 6 dicas que você não pode perder!

Spread the love

Em um mundo cada vez mais dinâmico, as necessidades de trabalho também mudam. Empresas são sistemas abertos ? em sua maioria? e devem se ajustar às transformações e inovações. Dessa forma, o RH também começa a adotar soluções para gestão de pessoas.

Sabemos que o profissional dessa área tem muitas responsabilidades. Ele é o encarregado de definir as estratégias de recrutamento e solução, cuidar da motivação dos colaboradores, aumentar a produtividade, buscar o equilíbrio organizacional e colaborar para que funcionários e empresa atinjam seus objetivos. Ou seja, é uma área essencial a toda organização.

No entanto, tamanhas obrigações demandam tempo e recursos. Assim, para otimizar a eficiência no processo, o gestor de RH pode contar com a tecnologia. Confira 7 soluções para ajudar na gestão de pessoas!

1. Softwares de recrutamento e seleção

inteligência artificial, aqui, facilita a criação de um banco de dados com currículos, organizado e atualizado, dando subsídios para tomadas de decisão. O processo de recrutamento e seleção é um dos principais em uma corporação, pois colaboradores mais adequados tornam a empresa mais eficiente. Funcionários que não são engajados com suas atividades apresentam dificuldade na motivação e na produtividade.

Sendo assim, essa solução auxilia a separar candidatos que tenham as habilidades de que a organização precisa no momento. Se o gestor de RH tivesse que realizar essa atividade manualmente, precisaria dedicar muito mais tempo, além de ter o risco de, por descuido, deixar de chamar alguém competente.

2. Gerenciamento de tarefas

Outra solução para gestão de pessoas é administrar as tarefas de cada funcionário e conseguir monitorar o desempenho e tempo despendido a cada uma delas. Assim, uma tecnologia desse tipo consegue organizar todo o trabalho em equipe e possibilita ao gestor ter uma visão individual da produtividade.

Ter essas informações mais rapidamente também permite que o setor de gestão de pessoas possa intervir na hora certa, ao perceber alguma falha na produção do trabalhador. Isso ainda fornece insights para melhor distribuição das atividades, quantidade de tempo gasto, necessidade de motivação ou treinamento, razões para acidentes de trabalho etc.

3. Compartilhamento de dados

O recomendado é que a empresa mantenha uma comunicação horizontal entre seus diversos departamentos. Ainda que cada área cuide de suas especialidades, é a soma delas que faz a organização andar.

Uma solução que permita esse compartilhamento, automaticamente e de forma fácil, entre todos os responsáveis, colabora para a sinergia da corporação. Ainda mais porque muitas atividades exigem interdependência.

As ações de vendas, por exemplo, dependem das atividades do marketing. O financeiro precisará de informações rápidas e confiáveis para fazer o seu planejamento. Assim, o gestor de RH precisa averiguar, com precisão, em que etapa existem gargalos, a fim de intervir no lugar certo.

4. Videoconferência

Essa tecnologia pode ser utilizada tanto com os atuais funcionários quanto com candidatos na entrevista de seleção, por exemplo.

Internamente, permite ao gestor de pessoas fazer reuniões constantes com os chefes de cada departamento. Isso pode ser realizado, inclusive, em viagens a trabalho, facilitando a interação e a atualização das informações. Afinal, o profissional do RH precisa também estar em contato com os altos postos, a fim de buscar feedbacks de desempenhos e sugerir soluções a problemas pontuais.

Também é possível realizar entrevistas de triagem, para conhecer melhor o candidato e avaliar se ele tem condições de exercer a função e de se adaptar à cultura da empresa. Isso otimiza tempo tanto para quem está procurando vaga quanto para o entrevistador, por permitir descartar as pessoas que não possuam afinidade, sem fazê-las se deslocar ou perder algumas horas.

5. Avaliação de desempenho

Todo colaborador precisa ser avaliado, pois é dessa maneira que a empresa mensura o quanto ele está contribuindo com os resultados, além de verificar o grau de motivação. Todavia, esses dados precisam estar compilados em um único lugar, para que seja possível fazer comparações tanto com os resultados mais antigos quanto com outros funcionários.

Com a visão que o RH tem dessas avaliações, ele tem mais respaldo para pensar em como resolver algumas questões. Por exemplo, ao notar que o desempenho de um determinado funcionário vem caindo nos últimos meses, pode obter insights para verificar como anda a motivação desse trabalhador e o que fazer para reverter o quadro.

Já se o desempenho da maioria for aquém do esperado, talvez o problema não seja das pessoas, mas algo relacionado ao clima organizacional ou à falta de suporte de materiais. É uma tecnologia que otimiza e automatiza essas análises.

6. Organização de e-mails

Para o gestor de pessoas não se perder com tantas mensagens recebidas diariamente, vindas de diversos setores, de diferentes trabalhadores e com distintas demandas, ele pode contar com um software de organizar e-mails. Fazendo isso, nenhuma informação importante fica perdida, ele não se esquece de responder a um contato de interesse e pode arquivar aquilo for essencial.

Sabemos que, com a inovação na comunicação, agora muitas pendências são resolvidas com a ajuda da internet. Porém, ter provas do que foi combinado e, também, ter maneiras de evitar o esquecimento das informações é primordial em uma organização.

7. Segurança da informação

Uma solução em nuvem pode salvar a empresa de invasões nos sistemas, ameaças hackers e perda de dados essenciais para que a empresa funcione. Um apagão nos computadores, por exemplo, pode comprometer as tarefas e as informações acumuladas por anos.

O armazenamento em nuvem permite que a organização fique mais tranquila, por contar com uma tecnologia confiável, que irá proteger todo o SIG? Sistema de Informações Gerenciais. Com isso, a gestão de pessoas se resguarda de inseguranças e conta com um suporte de dados para gerir todas as demais práticas de RH.

Dessa forma, vimos que poder contar com soluções para gestão de pessoas não é apenas questão de escolha, mas, sobretudo, essencial para conseguir tornar a corporação mais eficiente, com informações mais bem gerenciadas, mais seguras e por meio da economia de tempo e recursos.

Quer saber mais sobre o que um bom sistema é capaz de oferecer? Entre em contato com a Woli e conheça todas as nossas facilidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.