Educação corporativa: entenda a importância do time de engajamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Muito mais do que apenas pensar em bons salários e plano de carreira bem definido para seus colaboradores, é preciso focar na educação corporativa. O motivo principal de apostar nessa atividade é o fato de que quanto mais atualizados e treinados os profissionais estiverem, melhor será a produtividade, a confiança e a inovação em toda a empresa.

Mas, não adianta apenas oferecer cursos de aprimoramento e informar os colaboradores de suas datas e locais, por exemplo. É importante ir mais além, e envolvê-los, para que tenham realmente vontade de participar, de se desenvolverem mais e de sentirem que fazem parte de algo maior. Por isso, ter um time de engajamento é algo que faz toda a diferença, sabia?

Esses profissionais terão um papel fundamental para incentivar ainda mais o restante da equipe. Quer saber mais? Confira abaixo outros motivos para apostar nisso!

Geram interesse maior

Na maioria das vezes, quando a empresa está prestes a lançar algum projeto ou está desenvolvendo algo novo, é a hora de investir em educação corporativa. Isso fará com que os colaboradores estejam, de fato, preparados para o que virá. Então, quanto mais interesse eles tiverem nessa ação, melhor para o aprendizado em si.

Um bom time de engajamento será responsável por gerar esse interesse entre os profissionais, com uma didática que precisa ser diferente e, ao mesmo tempo, cativante. Lembre-se de que a equipe só terá vontade de aprender, se o conteúdo e a forma de abordagem forem tranquilos e sem aquela sensação de obrigação — aliás, ser obrigado a algo já vira uma ação negativa.

Ajudam com o envolvimento no processo

Como dissemos, não adianta apenas deixar no quadro de avisos ou passar um e-mail informando sobre o curso de educação corporativa que acontecerá. É necessário que os profissionais se envolvam em todo o processo, troquem ideias e até mesmo experiências que vem sendo adquiridas durante as atividades.

Mas para que isso aconteça de um jeito bem bacana, o time de engajamento pode reforçar essas ideias, promover encontros interessantes para se falar sobre o que foi aprendido, entre tantas outras ações que tenham um único propósito: envolver a todos no processo de educação e desenvolvimento pessoal e profissional.

Auxiliam na mudança comportamental

Mesmo que a educação corporativa seja uma ótima atividade para os profissionais da sua empresa, é bom entender que nem todos podem pensar dessa forma. Alguns colaboradores podem realmente acreditar que isso é mais uma obrigação, algo que não seria opção dentro das suas carreiras. Por isso, é importantíssimo focar também na mudança comportamental.

Então, mais uma vez o time de engajamento entra em cena para tentar mudar o máximo possível pensamentos como esses. Afinal, toda mudança que chega em um ambiente profissional tende a ter alguns desafios, e isso é totalmente normal. O que você precisa é pensar em maneiras de quebrar essa desconfiança por parte de alguns funcionários.

Daí a força que um time de engajamento tem dentro da organização. Essas pessoas podem identificar os profissionais que precisam de auxilio nesse sentido, e ainda reforçar alguns pontos interessantes da participação nas práticas de educação corporativa.

Potencializam a retenção de talentos

Qual profissional não fica satisfeito quando percebe que está sendo acompanhado e conduzido rumo ao seu sucesso profissional? Esse tipo de situação é, inclusive, algo que muitos colaboradores procuram dentro das empresas em que atuam. E se esses quesitos forem atendidos, ótimo, provavelmente os funcionários apostaram na companhia.

Isso significa uma retenção de talentos importante e necessária para o crescimento da empresa. E um time de engajamento com foco na educação corporativa também pode potencializar esse resultado positivo, afinal, eles estarão oferecendo todo o suporte que os profissionais buscam durante atividades como essas.

Reforçam a aplicação de novos conhecimentos

Sim! Não adianta apenas os colaboradores estarem presentes em cada atividade proposta, eles têm que levar isso para o exercício de suas tarefas no dia a dia. Ou seja, colocar em prática o que aprenderam e, assim, começar a lógica de melhorar resultados, o trabalho, a produtividade, entre outros. O time de engajamento deve ter papel importante na aplicação dos novos conhecimentos.

Uma dica bem bacana é desenvolver atividades que estimulem os funcionários usarem as novas habilidades que adquiriram. Pode ser algo fictício ou até mesmo real, com o novo projeto que está em andamento ou com um cliente que está com uma demanda em aberto. O importante é começar aos poucos a incentivar os colaboradores a aplicarem o que sabem.

Asseguram resultados duradouros

Para assegurar que os resultados vindos da educação corporativa sejam duradouros e eficazes, o time de engajamento precisa andar lado a lado com os funcionários. Na verdade, seguindo o tópico anterior, em que é necessária a aplicação dos novos conhecimentos, os resultados virão naturalmente com o tempo.

Mas para que eles sejam realmente duradouros, é necessário que os colaboradores adotem tudo o que aprenderam e usem isso como o complemento que faltava para a busca de soluções e respostas rápidas ao seu trabalho. E quem garante que isso realmente acontecerá? O time de engajamento, que não deverá parar de atuar mesmo depois do fim do curso!

Promovem familiaridade e interação

Vale a pena destacar também que um bom time de engajamento fará com que os colaboradores criem uma familiaridade com os assuntos abordados dentro do programa de educação corporativa, bem como interajam entre si para trocarem informações sobre tudo o que estão aprendendo.

O resultado dessa familiaridade é, sem dúvidas, algo positivo para todos. E se os funcionários se sentem à vontade com o que está sendo abordado, as chances de que eles ponham em prática os conhecimentos é bem maior — que é algo que a empresa almeja, certo?

Além do time de engajamento, você sabia que dá para contar com uma empresa de tecnologia que pode oferecer soluções incríveis para a educação corporativa? Sem contar que esse suporte extra pode trazer, também, outras ideias e sugestões para melhorar o relacionamento empresa-colaborador e deixar a organização ainda melhor! Então, que tal pensar em investir nisso?

Gostou do nosso conteúdo e ficou interessado no assunto? Entre em contato conosco que podemos ajudar você em várias situações para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *