5 temas para treinamentos corporativos indispensáveis

Tempo de leitura: 6 minutos

O treinamento corporativo deve ser visto como um ponto de apoio a todos os setores de uma organização. Nesse contexto, espera-se que o RH adote uma postura de assessoria ao capital humano, deixando de ser apenas um departamento burocrático.

As temáticas escolhidas para essas atividades fazem toda a diferença nos resultados de um negócio. Quando as organizações estão empenhadas em diagnosticar e corrigir falhas por meio desse recurso, automaticamente, potencializam as qualidades e aumentam o seu desempenho.

O artigo de hoje traz 5 sugestões de temas que podem ser abordados e os motivos para investir em cada um deles. Continue a leitura e saiba mais!

1. Intraempreendedorismo

Em um primeiro momento, falar de empreendedorismo pode parece algo destinado apenas à investidores. Entretanto, trabalhar esse conceito em um treinamento corporativo pode fazer muita diferença para as empresas. O significado de intraempreendedorismo está relacionado com a prática dos colaboradores em atuarem como o dono do negócio, mas de maneira colaborativa.

Isso significa que, direta e indiretamente, tem muito a acrescentar no andamento da empresa por meio de ideias enriquecedoras. A prática já vem se tornando frequente nas grandes corporações, pois, qualifica os profissionais para analisar cenários inovadores, solucionar problemas com criatividade e contribuir com ideias para aumentar o desempenho nos resultados.

Um time empreendedor geralmente é motivado e engajado, e o intraempreendedorismo é uma maneira eficiente de despertar essas qualidades nas equipes. Mas atenção: ao abordar esse tema, procure realmente deixar nítido que o empreendedor não é só quem tem o próprio negócio.

2. Ética

A ética é uma característica de extrema importância em qualquer âmbito da vida, nas ações pessoais e, principalmente, na atividade profissional. Um indivíduo que age com ética, dificilmente, vai prejudicar a si mesmo ou as pessoas a sua volta, incluindo o seu local de trabalho.

A temática pode ser trabalhada de maneira lúdica e diferenciada, com peças de teatro ou atividades em conjunto, para que possa causar um impacto positivo. Desde as situações mais leves do cotidiano ou, até mesmo, as mesmas sérias, é um assunto bastante relevante. Perceba como:

  • para evitar problemas com a concorrência, que não devem ser vistos como inimigos nem prejudicados para que a empresa alcance seus resultados;
  • para garantir que as equipes não violem nenhuma lei ao aceitar suborno;
  • saibam como lidar com inspetores, fiscais e outros profissionais que tem como função verificar se a empresa está de acordo com a legislação vigente para o seu segmento;
  • respeitem o patrimônio da empresa, excluindo pequenas ações corruptas do dia a dia, como usar a fotocopiadora, telefones ou demais equipamentos para assuntos pessoais sem permissão.

Abordar a ética no ambiente de trabalho, também, ajuda a prevenir situações de assédio na empresa, um risco real e recorrente que pode prejudicar a imagem do negócio e a carreira dos profissionais envolvidos.

Além disso, o assédio moral por parte de um colaborador, pode levar a empresa a arcar com um alto custo, em relação a um eventual processo, e ter o seu nome manchado perante o mercado e à concorrência. Nos tempos de hoje, tudo é exposto com muita facilidade nas redes sociais, portanto, todo cuidado é pouco!

3. Motivação

A motivação é um dos temas mais tradicionais para se fazer um treinamento corporativo, que continua atual e de extrema relevância. Seja em um programa com esse único objetivo ou incorporado a outras questões, é algo que deve ser trabalhado com certa frequência.

São várias técnicas que podem ser utilizadas e, no geral, contribuem para que as equipes tenham pique para realizar as suas atividades com alegria, confiança e excelência. A empresa pode convidar desde um especialista na área, até mesmo, algum palestrante renomado para compartilhar experiências motivadoras por meio da sua história de vida.

Isso sem contar com as atividades fora do ambiente de trabalho, como viagens para hotéis fazendas ou resorts. Um fim de semana repleto de conhecimento e atividades divertidas pode mudar completamente o clima da empresa, e para melhor!

4. Marketing pessoal

Um dos benefícios do treinamento corporativo em marketing pessoal é desenvolver o time de gestores em todos os níveis hierárquicos, melhorando a forma na qual esses profissionais se relacionam com as suas equipes, clientes e fornecedores. Ao contrário do que o próprio nome sugere, o marketing pessoal não se trata apenas de uma imagem alinhada, unhas cortadas, cabelos penteados e roupas adequadas. Aqui, são trabalhados conceitos, como:

  • empregabilidade;
  • criação de uma rede de relacionamento;
  • estratégias em comunicação;
  • postura em relação às habilidades de relacionamento interpessoal;
  • boas maneiras;
  • comportamento social;
  • etiqueta no trabalho.

Todas essas questões são bastante relevantes, especialmente, nos casos das grandes corporações, nas quais os líderes estão em contato constante com os mais diversos tipos de profissionais, ou que tem filiais espalhadas por várias regiões de uma cidade, estado ou país.

É preciso que o nome do negócio seja bem representado e que haja um padrão de atendimento. As atitudes e o comportamento devem ser lineares, para que a marca possa se transformar em uma referência de bom atendimento e negociação.

5. Comunicação

A comunicação sempre foi uma das responsáveis pelo bom andamento de uma empresa e é uma habilidade apontada com frequência quando o assunto é o futuro do mercado de trabalho. O tema é bastante sério e merece uma atenção especial. Comunicar-se bem é uma arte e seus ruídos podem causar impactos negativos que, muitas vezes, são irreversíveis.

Uma vírgula fora de contexto ou uma palavra inadequada, mesmo que sem intenção, prejudicam negociações valiosas, ocasionam a perda de clientes importantes ou, ainda, problemas judiciais com órgãos fiscalizadores ou a justiça do trabalho. Além disso, potencializar essa capacidade dentro do quadro de colaboradores facilita o trabalho em equipe, promove uma melhoria significativa nos relacionamentos interpessoais e também no atendimento ao cliente.

Um bom treinamento corporativo é capaz de melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, incentivar a inovação, diminuir a rotatividade e criar uma equipe mais segura e confiante. Avalie quais pontos merecem ser fortalecidos dentro da sua empresa e não tenha medo de investir na temática ideal para o negócio!

A Woli é especialista em treinamentos e educação corporativa por meio de ferramentas e cursos online. Entre em contato conosco e descubra como prover o melhor para os seus colaboradores por meio das vantagens oferecidas pelo EAD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *