pessoas tendo aulas ead

Treinamento empresarial: como inovar com EAD?

Spread the love

Toda e qualquer empresa busca por resultados positivos, colaboradores produtivos e equipe engajada. Entretanto, muitas pecam em ver a capacitação como uma despesa e não como um investimento. Felizmente, o treinamento ead surge como uma solução de baixo custo para desmistificar essa ideia e trazer benefícios às organizações.

No passado, o desenvolvimento dos profissionais não era valorizado. Quando acontecia, era voltado ao topo dos níveis hierárquicos da corporação, deixando a mão de obra básica carente de atualizações.

Hoje, o cenário mudou e os gestores já entendem a importância de capacitar todo o seu capital humano. Continue a leitura e entenda o papel da educação a distância em todo esse contexto, sua relevância e seus benefícios. Acompanhe e saiba mais!

O que é treinamento ead?

Os treinamentos corporativos são uma prática de gestão de pessoas que fazem parte de uma estratégia para compor equipes produtivas e engajadas. Estão relacionados à educação corporativa, processo que tem como principal objetivo melhorar os serviços oferecidos pela empresa a aumentar a sua competitividade.

Nesse contexto, o treinamento ead vem crescendo dentro das organizações, devido aos benefícios proporcionados pela modalidade de ensino a distância. Essa evolução se deve a um modelo altamente permissivo, no sentido de unir capacitadores e alunos em um ambiente de aprendizagem online, mesmo que separados fisicamente.

Seja qual for o tamanho da empresa, é possível administrar conteúdos pertinentes a sua rotina de trabalho. E, quando os relacionamos aos treinamentos tradicionais e presenciais, o custo de investimento é significativamente mais baixo.

Esse modelo também permite a flexibilização dos materiais utilizados na aprendizagem. Por exemplo, um conteúdo voltado a novos contratados pode ser reutilizado várias vezes antes de se atualizado conforme as mudanças que naturalmente chegam com o tempo.

Além disso, empresas especializadas em educação empresarial ead trabalham com módulos personalizados, de acordo com as necessidades de cada organização.

Qual a importância do treinamento para os colaboradores?

Gestores, líderes e colaboradores sentem a necessidade de ter o seu conhecimento reciclado. A aprendizagem contínua é uma das ferramentas mais eficazes para aperfeiçoar a forma pela qual essas pessoas exercem suas atividades, aumentando a sua produtividade e alcançando os objetivos com excelência.

O treinamento corporativo não tem apenas a função de propor melhores resultados para um negócio. Ele também pode trazer diversos outros benefícios, como a redução nas taxas de rotatividade. Você poderá conferir um pouco mais sobre essas vantagens nos próximos parágrafos deste artigo.

Quando promovido pela empresa e realizado com eficiência, propõe a formação de uma equipe de alto desempenho, altamente capacitada e engajada com os propósitos do negócio.

Por que o ead é uma excelente ferramenta para o treinamento empresarial?

A educação a distância é uma ferramenta maravilhosa para o treinamento empresarial, pois atinge um grande número de colaboradores, rompe as barreiras geográficas e respeita o ritmo de aprendizagem específico de cada um.

Ou seja, se a empresa tem algumas filiais espalhadas pelo Brasil, é possível que todas as equipes sejam treinadas simultaneamente. E o melhor é que isso pode ser feito por um custo muito baixo, já que não é preciso deslocar a mão de obra para esses locais, pois tudo acontece via web.

O e-learning também permite que o próprio colaborador seja o gestor do seu processo de aprendizado, lendo e relendo o conteúdo disponibilizado quantas vezes for necessário até atingir a total compreensão.

Quais os benefícios de utilizar uma plataforma de treinamentos?

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, investir no desenvolvimento de habilidades dos colaboradores contribui diretamente para o seu crescimento.

Chegou a hora de conhecer detalhadamente mais alguns benefícios de utilizar uma plataforma de treinamento ead!

Mais acessibilidade

O treinamento ead permite que o colaborador tenha acesso ao conteúdo de qualquer local em que haja uma conexão com a internet disponível.

Dessa forma, a empresa não precisa se preocupar com datas, horários e locais previamente marcados: o treinamento pode ser adaptado de acordo com as demandas pessoais de cada um, basta que esteja disponível em um diretório para o livre acesso desses colaboradores.

Além disso, facilita que as equipes que realizam trabalhos externos, como vendas e representação, também possam ser contempladas com o programa.

Redução de custos

A acessibilidade colabora diretamente para que o modelo de educação corporativa ministrada via ead seja muito mais econômico em relação ao presencial, já que a empresa não precisa arcar com custos de deslocamento e infraestrutura para que as capacitações aconteçam.

Outra questão que vale a pena ser pontuada é que o tempo poupado por essa prática pode ser revertido em produção, já que não é necessário paralisar as atividades de todo um setor para que os profissionais possam assistir a palestras e participar de dinâmicas.

Aumento da interatividade

Muitas vezes, os objetivos com a educação corporativa não são atingidos porque os participantes deixam de tirar as dúvidas que surgem durante os cursos por uma questão de timidez.

O modelo ead permite a interação entre alunos e treinadores de diversas maneiras, incluindo por mensagens privadas, facilitando esse contato.

Desenvolvimento da autoaprendizagem

A autoaprendizagem tem sido apontada como uma tendência para o mercado de trabalho e educação do futuro.

Com ela, espera-se que o indivíduo desenvolva a capacidade de se interessar por buscar informações utilizando a leitura e a pesquisa em diversas fontes de conhecimento. Dessa forma, consegue acompanhar a rápida velocidade de mudança do mercado, aprendendo sozinho.

O treinamento ead estimula essa prática, pois é pautado em uma aprendizagem que pode ser gerenciada pelo próprio colaborador. E, consequentemente, leva ao desenvolvimento de habilidades autodidatas.

Abordagens diversificadas

Ao longo deste artigo, pontuamos algumas vezes sobre os benefícios de respeitar o tempo que cada indivíduo leva para absorver o conteúdo aplicado e, assim, ter uma aprendizagem efetiva.

É importante salientar que a forma pela qual o treinamento é realizado também faz toda a diferença para atingir esse objetivo.

Quando a empresa opta por um modelo digital, é possível escolher entre diversos formatos: videoaulas, conferências, gamificação ou os modelos tradicionais aplicados nos cursos de graduação e pós EAD.

Dessa forma, a organização tem liberdade para realizar uma capacitação mais adequada ao perfil dos seus colaboradores e, consequentemente, tornar seus resultados mais efetivos.

Empresas que adotam a prática do treinamento ead ganham em tempo, economia de recursos e praticidade, obtendo resultados fantásticos com a composição de uma equipe de alto desempenho.

Que tal continuar se informando a respeito dessa prática? Confira aqui 11 exemplos de conteúdos digitais incríveis que você pode aplicar nos treinamentos da sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.