equipe de alta performance

10 dicas para formar e manter uma equipe de alta performance

Spread the love

Uma equipe de alta performance é caracterizada por ser composta de pessoas que compartilham da mesma visão e valores, trabalhando de forma integrada a fim de elevar a empresa e conquistar os melhores resultados.

As principais características desse time são a colaboração entre os membros, a comunicação clara e objetiva, a capacidade de se antecipar às situações futuras, as habilidades para gerenciar o tempo e uma liderança bem definida.

Felizmente, essas são competências que podem ser desenvolvidas nos profissionais que fazem parte desse grupo. Confira agora 10 dicas para formar e manter uma equipe de alto nível de desempenho!

1. Conheça seus profissionais

Todo bom gestor tem obrigação de conhecer todos os membros da equipe — e não estamos falando de saber o nome de cada indivíduo, mas sim de entender a forma de trabalho de cada um, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Essa é uma atitude que contribui diretamente para a formação de uma equipe de alta performance, uma vez que as tarefas podem ser distribuídas com mais efetividade, e o aperfeiçoamento profissional, incentivado de maneira correta.

2. Defina metas

Mais do que um objetivo a ser alcançado pela empresa, as metas devem ser utilizadas para manter a equipe estimulada a trabalhar totalmente alinhada, focados em um mesmo ideal.

Quando estabelecidas em conformidade com a realidade, os colaboradores veem a real possibilidade de alcançar os resultados e trabalham mais motivados, geralmente apresentando um desempenho acima da média.

3. Compartilhe os planos de ação

Após definir as metas e comunicá-las aos colaboradores, compartilhe com eles as estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para alcançá-las, deixando o papel de cada um bem definido dentro da equipe.

Dessa forma, cria-se uma atmosfera de colaboração, em que os indivíduos reconhecem sua importância dentro da empresa, mas também sentem-se responsáveis por auxiliar os colegas na resolução de conflitos.

Ao compartilhar os planos de ação, o time consegue entender como o seu trabalho é fundamental para o bom resultado e, consequentemente, melhora os níveis de engajamento.

4. Mantenha sua equipe alinhada

As reuniões periódicas são uma ação obrigatória para as empresas que prezam por uma equipe alinhada.

O objetivo é que todos estejam cientes do andamento do trabalho, resultados atingidos e que conheçam as próximas metas. O diálogo e a transparência são fundamentais na construção de uma equipe de alta performance.

5. Motive seu time

O segredo para um time motivado é iniciar o processo já na seleção, escolhendo os candidatos com visão e valores compatíveis com a empresa, para que assim possam trabalhar juntos em um só objetivo.

O gestor, por sua vez, deve ter o posicionamento de um líder que caminha lado a lado com seus liderados, buscando aperfeiçoar a atuação individual e coletiva dos membros da equipe.

6. Construa uma relação de confiança com a equipe

Para ter uma equipe de alta performance, é preciso eliminar o receio de compartilhar ideias e observações. A solução de um problema ou uma ação inovadora podem partir daqueles que estão em contato direto com o cliente, ou se dedicando diariamente a uma atividade.

É importante que os líderes construam uma relação de confiança com os liderados, e adotem uma postura coerente é requisito básico para que isso aconteça. Se o objetivo é fazer a equipe perceber quão alinhadá está, é importante que o líder aja de acordo com o que exige dos colaboradores.

7. Dê e receba feedback

Para manter uma equipe de alta performance, é necessário que ela saiba como anda seu desempenho e o quanto a empresa está feliz com os resultados obtidos. O feedback serve justamente para isso. Assim, os colaboradores continuam com o trabalho que está dando certo e adéqua o que precisa ser melhorado.

Vale lembrar que um bom líder também deve dar abertura para receber alguns toques, aceitá-los e refletir sobre aquilo, já que também faz parte da equipe.

8. Estimule e desafie sua equipe

Não adianta apenas formar uma equipe e esperar que deem o melhor de si. É preciso que haja estímulos constantes para que isso aconteça. Veja como isso pode ser feito:

  • murais de recados com frases motivacionais e os princípios da empresa;
  • treinamentos periódicos;
  • reconhecimento público de atitudes positivas, como uma ideia inovadora dada por um colaborador;
  • gamificação.

Quando os colaboradores notam que suas ideias podem ser aceitas e que a empresa está disposta a investir no seu potencial, sentem-se estimulados e desafiados a darem o melhor de si.

9. Implemente programas de recompensas

Mesmo que a sua empresa conte com uma gestão de benefícios bastante atrativa para aproximar e reter talentos, a manutenção de uma equipe de alta performance depende das recompensas recebidas pelo bom trabalho desempenhado. Para isso, não bastam apenas elogios.

O reconhecimento deve ser acompanhado da recompensa, que pode variar de acordo com as demandas e gostos dos funcionários, assim como as condições financeiras da organização. Sendo assim, pense em recompensas como uma premiação em dinheiro até mesmo uma viagem corporativa.

10. Ofereça treinamentos e acompanhe o desenvolvimento da equipe

Como já citado, os treinamentos têm como objetivo manter gestores e colaboradores alinhados às políticas da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências na equipe. A prática é um investimento que não deve ser ignorado.

Quem passa por um treinamento sai dele apto a exercer suas atividades diárias com mais qualidade, já que o conhecimento é aprofundado. Quando não é uma prática recorrente dentro da organização, pode trazer prejuízos, uma vez que as equipes vão operar por meio da tentativa e erro até atingir as metas estabelecidas.

Sendo assim, treinar as equipes torna a corrida pelos resultados positivos mais curta e ágil, aumenta a produtividade e também é uma forma de melhorar a comunicação entre os setores envolvidos.

E lembre-se sempre de acompanhar a evolução dos colaboradores após esses treinamentos, utilizando métricas de desempenho e avaliação!

Uma equipe de alta performance necessita de atenção constante para que se mantenha engajada nesse propósito. As organizações e, principalmente, os líderes desses grupos devem estar cientes que só é possível alcançar resultados cada vez melhores se houver investimentos em capacitação e reconhecimento.

Que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ver o que os seus amigos têm a acrescentar sobre esse assunto?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.