E-learnig corporativo: uma estratégia para mais eficiência dos treinamentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Se tem algo que toda empresa deve pensar é em oferecer treinamento para seus colaboradores. Ações como essa, por exemplo, são excelentes para potencializar habilidades e melhorar o desempenho dos profissionais. E contar com a tecnologia nesse sentido é a melhor opção, como no caso do e-learnig corporativo.

Lembre-se de que a tecnologia é uma aliada importante para tornar os processos da empresa mais eficientes, rápidos, sem complicações e, principalmente, mais claros e ricos em detalhes de informações. Por isso, mais do que nunca contar com essa ferramenta é melhorar bastante os treinamentos oferecidos aos colaboradores.

Então, para ajudar você a entender tudo sobre e-learning corporativo e aplicá-lo na sua empresa, separamos abaixo algumas questões importantes a respeito. Confira e boa leitura!

O que é o e-learning corporativo?

tecnologia tem avançado cada vez mais e uma das suas características mais fortes é a quebra de barreiras. Antes, era preciso que você encontrasse as pessoas pessoalmente para conversar, trocar ideias e ter aulas, por exemplo. Hoje, tudo isso pode ser feito de maneira totalmente online e com a ajuda da internet.

Reuniões de trabalho, conversas entre amigos e familiares, bem como a transmissão de vários tipos de vídeo ao vivo são incríveis para o mundo moderno. E o e-learning é mais uma dessas realidades no mundo virtual: a presença em cursos direto de qualquer lugar, o aprendizado é mais flexível e de acordo com o seu tempo, entre outras vantagens.

No ambiente de trabalho, por exemplo, o e-learning corporativo é mais uma ferramenta usada para ajudar no aperfeiçoamento de colaboradores, com a possibilidade de interatividade com profissionais que ministram o curso. O melhor disso é que o colaborador recebe treinamento de uma forma didática, moderna e rica em informações.

Como implantar na sua empresa?

Para que o e-learning corporativo seja aplicado na sua empresa é preciso planejamento e organização. Outra coisa que é, sem dúvida, muito importante, é contar com o apoio de profissionais que sejam experientes com conteúdos para empresas e tenham todo um suporte já preparado e que possa ser adaptado as necessidades da sua organização.

Daí é pensar em dinâmicas interessantes e que tenham a ver com o dia a dia da empresa, ajudando ainda mais os colaboradores a se imaginarem no ambiente real; inclusive, é bom tentar colocar situações que a companhia já passou como exemplos. E como implantar? Veja algumas soluções.

Videoaulas e transmissão ao vivo

Com um dia a dia corrido, muitas vezes os colaboradores acabam deixando um pouco de lado os estudos e aperfeiçoamentos em geral. Mas, se você quer mudar esse cenário, uma das dinâmicas bem interessantes de fazer toda a equipe participar é com um e-learning corporativo em formato de videoaulas ou até transmissão ao vivo.

Para dar certo a melhor dica é incluir durante o próprio expediente algumas horinhas por semana para o acompanhamento das aulas. Pode ser em grupo ou na própria mesa do colaborador; o importante é contribuir ao máximo para que eles consigam participar de um treinamento cheio de informações.

Outra dica é apostar em horários fixos em que o participante possa conversar ao vivo com o ministrante das aulas e tirar dúvidas, pedir direcionamentos e auxílio em alguma questão mais complexa.

Gamificação

Quem disse que gamificação são só games? Levando esse universo mais lúdico e com recursos reais, a gamificação como recurso para o e-learning corporativo é uma ideia bem inteligente. Além disso, como ela é uma das formas mais dinâmicas que tem, é possível que seja um dos formatos com mais adeptos durante os cursos, justamente por envolver bem os participantes.

Para isso, é interessante criar um cenário que vise a competição saudável com elementos do dia a dia da empresa. Isso dará uma força a mais no engajamento dos profissionais.

Quais os seus principais resultados?

Como dissemos, o e-learning corporativo tem vantagens muito interessantes para qualquer tipo de empresa. Primeiro porque proporcionará mais conhecimento aos seus colaboradores; e segundo porque os resultados no trabalho têm grandes chances de melhorias significativas. Confira algumas delas.

Crescimento empresarial

Sua empresa contará com profissionais altamente qualificados após um bom treinamento. Não só isso; com um bom resultado na aplicação das novas habilidades, será natural que a companhia cresça mais e melhor. E uma consequência muito boa é a percepção dos clientes, que notarão o quanto a organização está empenhada em oferecer o melhor produto ou serviço.

Impulsionamento da gestão de conhecimento

O que você acha de empreendimento com a participação massiva dos colaboradores em eventos como palestras, cursos, treinamentos, entre outros? Se isso parece ótimo, é bom apostar no incentivo para que, mesmo depois dos eventos, nenhum profissional desista de continuar a se aprimorar, ler; enfim, adquirir mais conhecimento.

Impulsionar a gestão de conhecimento traz benefícios imensuráveis para o seu negócio e fortalece bastante o vinculo empregado-empregador.

Menor impacto ambiental

Como já dissemos, no e-learning corporativo as aulas são exclusivamente no ambiente virtual. Isso pode contribuir até mesmo para um menor impacto ambiental. Mas, como? Já que as aulas e materiais estarão sempre online e fáceis de acessar, não haverá a necessidade de imprimir nenhum arquivo e, com isso, papéis serão poupados gerando também menos lixo.

A aprendizagem é mais rápida?

Na maioria das salas de aula tradicionais,perde-se um tempo até todos os alunos sentarem e o professor começar a ministrar o curso. No ambiente online esse tempo é poupado, garantindo a aprendizagem em todo o horário disponível. Sem contar que por ser altamente dinâmico, os colaboradores tendem a absorver muito mais rápido o material compartilhado.

Agora que você sabe mais sobre o e-learnig corporativo, é possível afirmar que ele seja uma ótima forma de oferecer treinamento aos profissionais da sua empresa?.Lembre-se que incentivar os colaboradores a se manterem sempre atualizados é um passo importantíssimo para que a companhia tenha bons talentos e, consequentemente, cresça saudável e fortificada. Então, nada melhor do que apostar na ferramente o quanto antes!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e leia outro artigo do nosso blog sobre a educação à distância elaborada pela Woli!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *