5 vantagens do treinamento a distância nas empresas

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Apesar de ainda existir, às vésperas dos anos 2020, quem tenha um pé atrás com treinamento à distância nas empresas, cada vez mais essa modalidade de ensino vem ganhando a atenção de gestores e colaboradores.

Talvez o maior receio do brasileiro seja a falta de contato presencial com o instrutor, algo compreensível em uma sociedade tão calorosa como a nossa. Porém, quando os receosos usufruem das vantagens do ensino a distância (EaD), a percepção deles sofre uma transformação irreversível.

Mas, antes de conhecer essas vantagens, é importante esclarecer o que é educação a distância. Vamos lá?

Entendendo o treinamento a distância nas empresas

Fomentar o aprendizado e desenvolver a equipe de profissionais de uma empresa deixou de ser inovação para um RH. As empresas já sabem a importância de tal prática e que dificilmente se adequarão às mudanças do mercado se não investirem no aperfeiçoamento humano e técnico de seus colaboradores.

No entanto, o crescimento das companhias e a abertura de filiais em outras cidades ou países diferentes fez com que o treinamento dos colaboradores ficasse cada vez mais dispendioso, tanto de investimentos quanto de tempo.

Com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação, com destaque para a internet, o cenário voltou a ficar favorável para as equipes de treinamento das empresas. Agora, é possível padronizar a transferência de conteúdo para todos os profissionais, independentemente de localização geográfica, fuso horário ou idioma.

Acomodar grupos de colaboradores em salas físicas de diferentes filiais para um treinamento a distância ou liberar acesso a uma sala virtual são opções muito mais viáveis que custear passagens e a presença de um palestrante, por exemplo.

Hoje, bastam equipamentos compatíveis e uma boa conexão com a internet para que o conhecimento percorra milhares de quilômetros e enriqueça os estudos e saberes de centenas de profissionais.

Esses treinamentos EaD podem acontecer online, em tempo real, sem prejudicar a interação instantânea entre quem ministra os cursos e os que recebem o conteúdo.

Em outros casos, mesmo que o palestrante não esteja disponível online, gravações podem viabilizar o acesso em diferentes horários, e o aluno pode contar com ferramentas que reforçam e complementam o aprendizado, como fóruns de discussão, salas de bate-papo e ricos materiais de consulta.

Quando considerar adotar essa prática nas empresas

Um time bem treinado e capacitado para exercer as suas funções pode ser considerado uma das principais preocupações dos profissionais de RH. Nessa perspectiva, os treinamentos podem ser presenciais ou à distância, e a escolha do modelo ideal depende da necessidade de cada empresa.

treinamento a distância vem se tornando uma prática cada vez mais comum devido à facilidade de sua aplicação. O EaD possibilita a quebra das barreiras geográficas, atingindo colaboradores que trabalham em campo ou organizações que operam com uma matriz e suas filiais.

Quanto melhor treinado um colaborador, melhores serão os resultados do negócio. Portanto, a hora certa de investir no treinamento a distância é a todo momento, já que a prática traz eficiência às atividades por meio do engajamento. A empresa sempre sai ganhando!

Desenvolver habilidades, comportamentos, novos conhecimentos e técnicas é fundamental para manter as equipes sempre atualizadas e conquistar uma vantagem competitiva no mercado. E o treinamento a distância faz com que o colaborador tenha uma postura mais autônoma, percebendo que a empresa confia no seu potencial.

5 vantagens dos treinamentos EaD

No tópico anterior demos uma pincelada em diversos benefícios do treinamento a distância nas empresas, como economia, viabilidade e alcance. A seguir, vamos citar 5 vantagens para que não restem dúvidas sobre o potencial desse tipo de treinamento.

1. Otimização de processos internos

Uma das grandes dificuldades de empresas com dispersão geográfica dos colaboradores é a otimização e a padronização da capacitação do capital humano. Por mais que se preze pela equidade do conteúdo, a diferença de instrutores e professores ou até mesmo de equipamentos utilizados nos treinamentos presenciais podem fazer com que os processos fiquem díspares.

Ao optarem por treinamento a distância nas empresas, os gestores de RH conseguem otimizar os processos para a realização desses cursos, como o desgaste de agenda de palestrantes e colaboradores e a disponibilidade de passagem e hotéis. Também podem uniformizar a qualidade da informação a ser transferida.

Para empresas com muitas filiais ou até mesmo franquias, essa vantagem é um grande diferencial em comparação aos treinamentos presenciais, além de proporcionar redução de custos.

2. Redução de custos

O treinamento a distância permite eliminar passagens aéreas e diárias de hotéis para hospedar palestrantes ou até mesmo os funcionários, além de garantir economia com o pagamento de horas extras em deslocamentos.

A redução de custos com o treinamento a distância nas empresas pode, facilmente, atingir os 90%, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Em um estudo realizado para a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), constatou-se que o e-learning gerou uma economia de 66,18% na capacitação de seus colaboradores em determinado curso.

Nesse estudo, foram comparados o investimento em um treinamento a distância com os custos para pagamento de instrutor, deslocamento, hospedagem, diárias, coffee breaks, aluguéis de salas, impressão de apostilas, aluguel de equipamentos e dias de trabalho dos colaboradores durante a realização do curso.

Quando se desconsidera o gasto com conexão para os treinamentos EaD, pelo fato de a internet já ser um custo fixo das empresas, a economia pode ser ainda maior.

3. Acessibilidade do conhecimento

Uma das vantagens mais consideráveis do treinamento a distância nas empresas é justamente a facilidade de acesso ao conhecimento. Rompendo as barreiras da distância e das agendas dos colaboradores, quase não sobram motivos para não efetivar um treinamento.

Isso porque o profissional interessado em determinado aprimoramento pode ter acesso ao conteúdo a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, a partir de um dispositivo com acesso à internet.

Seja entre reuniões durante o expediente, pelo celular a caminho de algum compromisso externo (o que chamamos de treinamento mobile) ou em home office, o colaborador pode cumprir a carga horária do treinamento e fazer a avaliação sem depender de terceiros.

4. Estímulo à autonomia dos colaboradores

Para o profissional que recebe treinamento a distância nas empresas, talvez este seja o maior benefício. Afinal, ele pode encurtar ao máximo o tempo do treinamento EaD e rever trechos, explorar melhor os conceitos abordados e aprofundar o aprendizado. Tudo sem prejudicar nenhum colega.

Além disso, quando uma empresa oferece uma plataforma de treinamento, como uma universidade corporativa com diversas opções de aprimoramento, acaba por estimular a autonomia dos colaboradores para que busquem o desenvolvimento de suas habilidades.

Dessa forma, o colaborador com acesso ao menu de treinamentos pode manter-se em constante atualização, independentemente da demanda dos gestores.

5. Economia de tempo

Talvez em nenhum outro momento a máxima “tempo é dinheiro” foi tão real. Por isso, despender tempo com transporte para salas de treinamento ou com os preparativos para um treinamento, como gestão de passagens e hospedagens, é um desperdício de dinheiro.

Como implementar

Implementar um programa de treinamento a distância nas empresas é um desafio, pois requer alguns requisitos básicos para que seja uma aposta bem-sucedida.

Mas não se preocupe! Separamos algumas questões básicas para que a sua empresa possa se preparar para oferecer uma boa capacitação e colher os benefícios oriundos dos treinamentos. Seguindo esses passos, você pode fazer uma escolha segura quanto à plataforma escolhida para ministrar os conteúdos!

Acessibilidade

Os conteúdos oferecidos às equipes que vão passar pelo treinamento a distância deve ter fácil acesso. E isso está diretamente relacionado à escolha da plataforma.

Não existe uma regra para isso. No entanto, quanto mais transparentes e intuitivos forem os comandos e locais para acesso, mas eficiente será a capacitação. No geral, empresas especialistas em fornecer esse tipo de conteúdo correspondem bem a essa necessidade, e esse é um dos motivos da popularização dos treinamentos a distância e das plataformas EaD.

Mobilidade

Aliado à acessibilidade, temos a mobilidade, que diz respeito ao fácil acesso dos conteúdos a partir de qualquer dispositivo. Tablets, smartphones, notebooks e desktops devem abrir perfeitamente a plataforma de ensino.

Hoje em dia é muito difícil ter um colaborador que não tem o próprio smartphone. A transformação digital conectou grande parte da população, e a maioria dos profissionais utilizam esses dispositivos móveis como instrumento de trabalho.

Como o princípio a ser seguido é o de que um conteúdo de aprendizagem a distância deve ser visualizado em qualquer ambiente e por qualquer dispositivo, o formato de apresentação precisa facilitar essa visualização.

Tópicos diretos e forma de apresentação simples, para que a tela não fique desordenada, são fundamentais para garantir o entendimento sobre o conteúdo e a eficácia do treinamento.

Interatividade

Garantir a interatividade é muito importante para manter o interesse dos alunos em concluir o treinamento. Como não existem instrutores, colegas e salas de aula físicas, que proporcionam interações face a face, é preciso apostar em estratégias que prendam a atenção dos alunos.

É comum que as plataformas de treinamento EaD incluam a interatividade por meio de questionários que incentivem os participantes a analisar informações, com o objetivo não só de interagir, mas também de fixar o conteúdo aprendido.

Medição

Não basta apenas contar com uma empresa experiente, que ofereça uma plataforma de treinamento a distância transparente e com conteúdos consistentes. É dever da organização que treina seus colaboradores acompanhar o desempenho do programa escolhido.

Como não há representantes presentes para avaliar e observar os participantes, é fundamental contar com dados de rastreamento e indicadores de desempenho para avaliar como está o aproveitamento do curso oferecido.

Os instrutores e desenvolvedores devem não só usar análises para medir o sucesso do conteúdo, mas também fornecer essas ferramentas ao contratante. Assim, podem identificar em conjunto o que precisa ser melhorado.

Uma maneira simples de fazer essa avaliação é ficar atento às perguntas em que a maioria dos participantes apresentam erros. Isso pode ser um indicativo de que o conteúdo precisa de ajustes e que essas questões devem ser enfatizadas durante o treinamento.

Comunicação

comunicação é pertinente para qualquer atividade que envolve os colaboradores de uma empresa, e não seria diferente nos programas de treinamento corporativo a distância.

Mesmo que os indicativos de análise de desempenho e o método de aprendizagem utilizado sejam eficientes, é de suma importância que os participantes consigam realizar perguntas e obtenham respostas consistentes de maneira fácil e rápida. Permitir o contato ágil com as pessoas certas é um dos segredos para o sucesso de um programa de capacitação.

Como a Fábrica de Conteúdos da Woli pode ajudar

Woli é uma empresa especialista em antecipar tendências por meio de tecnologia de ponta e oferece um portfólio completo de soluções para as empresas. Por meio de ferramentas e cursos online, oferece treinamento e educação para qualquer segmento de negócio – especialmente aqueles em que as equipes não se encontram no mesmo espaço físico.

Seus principais produtos são:

  • massificados: cursos online oferecidos para o cliente da empresa que é parceira da Woli, para um processo de educação de clientes;
  • ferramenta de mobile marketing: uma plataforma para criação e distribuição de cursos online;
  • gestão de RH: sistema que tem ferramentas que auxiliam o RH na gestão de todo o ciclo de vida do colaborador dentro da empresa.

Quando falamos em ciclo de vida do colaborador, a Woli oferece:

  • processos de recrutamento, seleção e desligamento;
  • desenvolvimento de competências por meio do treinamento a distância.

Mas não há dúvidas de que o que há de melhor na Woli são os treinamentos online! Não só pelo programa efetivo de treinamento de colaboradores, mas também pelas ferramentas disponíveis para que o RH acompanhe todo o processo com facilidade. Além disso, o programa conta com o fornecimento de relatórios que auxiliam as empresas a oferecerem o que há de melhor e mais adequado às suas equipes.

O treinamento a distância nas empresas é uma excelente alternativa para organizações de todos os segmentos e tamanhos. As grandes corporações costumam ser ainda mais beneficiadas com a otimização de processos, a redução de custos, a economia de tempo e a facilidade de acesso ao conhecimento, proporcionando autonomia aos seus profissionais.

Por todas essas vantagens, não há surpresa se não restarem dúvidas sobre a eficiência dos treinamentos EaD nas empresas. Caso contrário, basta entrar em contato conosco para esclarecer qualquer ponto e já escolher as melhores soluções para otimizar os resultados de sua equipe.

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