Como integrar o departamento de RH da sua empresa aos demais?

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada vez mais, o setor de recursos humanos tem assumido o papel de coração da empresa, e aprimorá-lo passou a ser uma obrigação dos gestores que estão focados no sucesso. E, quando o mercado de trabalho se comporta com dinamismo, é preciso que as contratações sejam mais certeiras e as metas sejam atingidas com mais rapidez.

Por isso, integrar departamento de RH é mais importante para qualquer organização. Mas, sem o auxílio de sistemas que promovam a captura, a interpretação e a análise dos dados, esses objetivos ficam cada vez mais distantes e a empresa perde em competitividade.

Pensando nisso, neste post, vamos falar mais sobre a importância de integrar os dados corporativos e a tarefa dos softwares nessa atividade. Confira!

Por que é importante integrar as informações?

Uma empresa possui um grande número de informações circulando a todo momento. Afinal, são vários setores funcionando simultaneamente e, quando os dados circulam por um número excessivo de canais, podem se perder ou passar batidos pela segurança.

Nesse aspecto, a integração desse excesso de informações traz um grande benefício ao departamento de recursos humanos, uma vez que os profissionais devem entender que cada dado é uma valiosa fonte de otimização e referência para diversos fatores dentro da empresa.

Pense conosco: quem faz a máquina empresarial girar são os colaboradores. Sem o conhecimento e a dedicação de cada um, fica impossível levar o negócio para frente e obter os melhores resultados. Sendo assim, aprimorar o RH e todos os processos relativos ao capital humano é essencial para que os números da companhia cresçam.

A atuação do RH deve ser estratégica e, para que isso seja possível, é preciso que os profissionais da área compreendam o que está acontecendo dentro da organização.

Por meio de uma análise da satisfação com as políticas organizacionais é possível identificar as adequações necessárias para diminuir a rotatividade e descobrir o melhor caminho a ser seguido para que os próximos processos seletivos e contratações ajudem a compor o melhor quadro de colaboradores o possível.

Como aprimorar o RH nas empresas em crescimento?

A integração não é importante apenas para reter o melhor time possível e elaborar as ações mais adequadas para que as metas sejam atingidas. Companhias em constante crescimento, que precisam ampliar suas operações, devem garantir que as filiais funcionem dentro das regras e de acordo com as políticas da empresa.

Nesse caso, como as atividades são realizadas paralelamente por vários profissionais, em locais variados, os processos de admissão, demissão, férias e controle de horas extras podem acabar dificultando a integração das informações com a matriz.

Para não perder o controle e manter um padrão de qualidade característico de uma cadeia de lojas, é fundamental contar com o apoio de um software de RH apropriado para uma gestão de pessoas segura e eficiente.

Qual é o papel do software na gestão integrada do RH?

Como você pôde perceber ao longo do texto, uma gestão de pessoas bem feita é fundamental para que uma organização possa se desenvolver. Assim, é necessário que o departamento pessoal esteja sempre alinhado aos processos e decisões tomadas pelos gestores da empresa.

Nesse contexto, surge a necessidade de implementar um software que otimize os processos, facilite as análises e promova um diálogo rico e eficiente entre os setores. Uma vez que os processos estão integrados, a empresa consegue atingir seus objetivos de maneira precisa, sem desperdício de tempo ou de recursos.

Ao centralizar as informações, a tecnologia permite que o trabalho seja simplificado. Quando diferentes setores da companhia registram seus dados, e eles são armazenados em um só local, ficam disponíveis de modo a melhorar a comunicação e permitir uma ampla visão do negócio.

Quais são os benefícios para a empresa?

O acompanhamento das atividades desenvolvidas durante o expediente é imprescindível para que tudo seja executado conforme o planejamento. Como relatamos no tópico anterior, os softwares tornam esse trabalho mais simples e viabilizam, de fato, a gestão integrada.

A melhora nos processos de recrutamento e seleção é um bom exemplo disso: tarefas como anúncios de vagas, triagem de currículos e análise do perfil dos candidatos podem ser automatizadas, reduzindo o custo e o tempo das seleções.

Com informações precisas, originadas dessa integração, é possível monitorar o desempenho dos colaboradores e diagnosticar o que precisa ser reconhecido e melhorado. Dessa forma, as políticas de benefícios e de treinamento podem ser aplicadas com precisão, já que são baseadas em dados legítimos e confiáveis.

A seguir, listamos os benefícios que a utilização de sistemas possibilita à gestão integrada de RH. Veja:

  • processos internos mais transparentes;
  • agilidade e precisão no alcance de metas;
  • economia de tempo e recursos;
  • melhora na comunicação interna e no clima organizacional;
  • fortalecimento da imagem perante o mercado;
  • satisfação de clientes externos e internos;
  • garantia de vantagem competitiva;
  • segurança no armazenamento de dados;
  • previsão e prevenção de falhas;
  • agilidade na resolução de problemas.

É importante esclarecer que, para ter sucesso na implementação do software, todos os colaboradores devem estar informados sobre os novos processos da empresa. Cada profissional deve ter ciência sobre a sua responsabilidade em alimentar essa cadeia altamente produtiva.

Os responsáveis pelos dados devem fazer as atualizações corretas no sistema e, para que os gestores percebam se os protocolos estão sendo seguidos à risca, é necessário monitorar e analisar os relatórios. À primeira vista, pode parecer trabalhoso, mas, como tudo está integrado em um só sistema, essas informações estarão sempre à mão.

Como encontrar um bom sistema?

A boa notícia é que hoje o mercado conta com empresas que oferecem soluções completas para os mais variados tipos de negócio, como a Woli. Além de ser especialista em treinamento em educação corporativa — por meio de cursos online voltados ao público empresarial —, a companhia dispõe de um sistema completo de gestão em RH.

Integrar o departamento de RH é permitir que ele possa gerar diagnósticos e propor soluções, elevando o nível de satisfação dos colaboradores e contribuindo para a saúde e sustentabilidade do negócio.

Quer conquistar esses resultados para a sua empresa? Então, entre em contato com a Woli, conheça os nossos serviços e revolucione o seu departamento de recursos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *