Saiba como implementar a educação corporativa EAD na sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

A educação corporativa é um fator muito importante dentro de uma organização, uma vez que tem o poder de orientar carreiras e incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, além de outros aspectos. Nesse sentido, a educação corporativa EaD tem como função tornar os processos de aprendizagem muito mais práticos e ágeis.

No entanto, isso tudo vai além de treinar eventualmente as equipes com o objetivo de gerar capacitação para determinada função ou atividade. Trata-se de um investimento para estimular os talentos profissionais que existem dentro da empresa e impulsionar o crescimento individual das pessoas que a compõem.

Continue conosco até o final deste post e descubra os benefícios que você pode obter com a educação corporativa EaD e, finalmente, como implementar essa mudança na sua empresa! Vamos lá?

O EaD e a educação corporativa

A educação corporativa é um método utilizado para viabilizar a estratégia de longo prazo da empresa. Isso significa que além de ser um instrumento de treinamento e capacitação de pessoas, é um recurso pelo qual a empresa administra e fomenta as competências individuais do seu quadro de colaboradores.

No entanto, existem algumas dificuldades que podem atrapalhar a execução dessa prática, como:

  • conciliar horários, funções e disponibilidade dos colaboradores;
  • montar uma estrutura física para fornecer as instruções;
  • contratar profissionais capacitados para ensinar cada turma.

Buscando atender às necessidades dos profissionais e das empresas, a solução encontrada para problemas como os listados foi apostar na educação à distância para realizar a capacitação em ambiente corporativo.

Dessa forma, as pessoas podem acessar as ferramentas de aprendizado durante seus horários livres e até mesmo no conforto da sua casa.

Portanto, a educação corporativa EaD é uma solução que auxilia a cumprir a estratégia da empresa, fomentando o conhecimento e desenvolvimento dos colaboradores de acordo com as suas necessidades de mobilidade e disponibilidade de tempo.

Os benefícios dessa modalidade de educação

Investir em educação corporativa EaD é resultado de um processo de compreensão das principais vantagens e benefícios gerados por essa prática, desde a conveniência até qualidade do conteúdo disponibilizado.

Se você quer conferir quais são esses benefícios e descobrir como implementar na sua empresa, continue conosco!

1. Economia

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas transformar a educação corporativa da sua empresa em EaD vai impactar positivamente no seu orçamento. Quer saber como?

O primeiro gasto a ser cortado é de contratação e manutenção das salas físicas onde os treinamentos ocorreriam caso fossem presenciais. Na modalidade EaD, não existe praticamente nenhum esforço logístico envolvido e isso significa economia para a empresa. Nesse caso, reduzem:

  • os custos com transporte até um ponto físico;
  • o tempo despendido para a aprendizagem;
  • os gastos com contratação de horas de instrutores;
  • os desperdícios de orçamento com materiais impressos.

2. Integração

Se existe um fator que complica bastante a educação corporativa é reunir todos os colaboradores em um mesmo espaço, não é mesmo? No entanto, em um ambiente virtual, as dificuldades geográficas desaparecem. Não existe a preocupação acerca do deslocamento de colaboradores, basta que cada um acesse os conteúdos de onde estiverem.

A quebra de barreiras geográficas é um dos benefícios da tecnologia e está inclusa na educação corporativa EaD. Além disso, uma plataforma de educação à distância aproxima as pessoas e as integra em um mesmo ambiente virtual. Dessa forma, todos os colaboradores podem ter acesso igualitário aos conteúdos sem perder qualidade.

3. Flexibilidade

Outro benefício que merece atenção é a simples possibilidade de flexibilizar os horários de treinamento.

Imagine que você precisa retirar 20 pessoas de um setor durante um dia todo de trabalho para realizar determinada qualificação. Pelo método convencional, você poderia tirar todos os 20 ao mesmo tempo e parar o setor, ou dividir em algumas turmas, aumentando o custo do treinamento, certo?

Agora tente visualizar quão simples seria se cada um pudesse escolher o melhor período no seu dia para aprender.

Essa é uma vantagem importante que pode significar economia de tempo, melhor aproveitamento das capacitações e agilidade para a rotina da empresa, mesmo quando os colaboradores estiverem em treinamento.

4. Padronização

Quando uma empresa investe em educação corporativa, ela quer ter certeza de que os colaboradores aproveitaram a qualificação da melhor forma possível. Porém, fica um pouco difícil medir a qualidade do aproveitamento individual quando você precisa dividir seu quadro de pessoal em diversas turmas, por exemplo, afinal, o instrutor dará o mesmo curso de formas diferentes.

Na educação corporativa EaD, uma vez que a aula é gravada ou montada, ela fica disponível para todos os colaboradores da mesma forma. O resultado disso é a padronização da qualidade do conteúdo entregue para os profissionais.

5. Qualidade

Com um método de educação corporativa EaD, fica muito mais simples tornar as equipes de trabalho capacitadas, aumentando a qualidade da execução de suas tarefas e, consequentemente, da entrega do produto ou serviço final da empresa ao cliente.

Logo, além de todos os benefícios citados anteriormente, a educação corporativa se torna um mecanismo estratégico que pode ocasionar vantagem competitiva pelo simples fato de potencializar as habilidades individuais dos colaboradores e fomentar seu desenvolvimento com base em materiais de qualidade.

O passo a passo para implementar

  1. para implementar esse método de qualificação, é importante realizar um planejamento, definindo os objetivos almejados com a capacitação e como eles serão desenvolvidos. Para isso, é válido contar com a ajuda de profissionais ou empresas com expertise nesse ramo;
  2. o segundo passo é definir quem participará da qualificação, já que nem todo treinamento é válido para todos os públicos. Uma boa dica é segmentar as capacitações de acordo com a carência maior em cada setor;
  3. depois disso é necessário decidir o melhor formato para o treinamento, de modo que as pessoas consigam ter um melhor aproveitamento com ele;
  4. a partir daí será preciso escolher uma plataforma ou software pelo qual o curso será produzido e disponibilizado. Procure uma plataforma amigável e com ampla capacidade de gestão;
  5. por fim, basta manter uma equipe determinada para prestar suporte aos colaboradores, criar outros cursos e melhorar as atividades existentes.

Agora que você já sabe como implementar a educação corporativa EAD e conhece os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *