7 livros de gestão de RH que você precisa ler

Tempo de leitura: 12 minutos

A área de RH é suscetível a constantes mudanças e inovações. Por isso, o profissional que não procura se atualizar pode enfrentar dificuldades no desenvolvimento do seu trabalho. Para evitar esse problema, uma das formas de potencializar o seu conhecimento é investindo em livros sobre a gestão de RH.

Também é importante que o profissional faça cursos de capacitação e mantenha um bom networking, já que o acesso às informações hoje em dia é amplo e rápido. O mundo digital permite que você se mantenha conectado a todo momento. De maneira geral, podemos dizer que se leva o RH com você em diversas circunstâncias.

Neste artigo, apresentamos informações relevantes para quem pretende usar o livro como ferramenta de atualização na área de RH.

Para isso, abordamos um pouco a importância da leitura para a gestão de RH. Em seguida, listamos livros que não podem faltar na biblioteca para levar o RH com você. Finalmente, vamos mostrar dicas sobre como criar o hábito da leitura. Acompanhe!

A importância da leitura para a gestão de RH

O hábito da leitura transforma as pessoas e é um importante aliado para quem busca sucesso na carreira profissional. Mas, para obter sucesso, é necessário ir além do que foi aprendido em sala de aula, nos cursos de graduação ou especialização.

Apesar da facilidade de acesso a artigos publicados na internet, também é preciso recorrer aos livros específicos da área de Recursos Humanos. Além de se manter em dia sobre a área de trabalho, o gestor de RH desenvolve habilidades, pode aprender novas estratégias e aperfeiçoa abordagens do seu dia a dia de trabalho.

Entre as vantagens de desenvolver o hábito de ler para a carreira profissional, podemos elencar:

  • aumento do senso crítico;
  • estimulo a novas opiniões;
  • aumento da bagagem cultural;
  • desenvolvimento de novos conhecimentos.
  • olhar diferenciado sobre práticas comuns.

Livros de gestão de RH que todo profissional da área deve ler

Os gestores de RH precisam de conhecimentos, fundamentos e capacitação para desenvolver um trabalho eficiente com a sua equipe. Para tanto, devem criar o hábito de ler livros que possibilitam um avanço intelectual.

A seguir, reunimos uma série de livros que todo gestor de RH precisa ler. Eles abordam assuntos distintos das práticas específicas de Recursos Humanos, mas contribuem para o desenvolvimento e sucesso profissional.

1. “Como dizer? A arte de dar e receber feedback”

O livro foi escrito por Eliana Pitta e aborda uma das maiores ferramentas de gestão de pessoas: o feedback. Quem trabalha com RH sabe a importância que ele tem no engajamento da equipe para gerar bons resultados para a empresa.

A autora procura mostrar como dar e receber feedbacks de forma assertiva. Por meio de dicas, ela demonstra como o feedback pode ser encarado como uma ação positiva, por meio da correção de falhas e melhoria das competências.

2. “Gestão de pessoas? Um novo papel de Recursos Humanos nas organizações”

Neste livro, o renomado autor Idalberto Chiavenato procura mostrar como deve ser o papel do RH na gestão de pessoas e como o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças na área, as quais refletem nos resultados das empresas.

Com uma linguagem clara e objetiva, o autor foca em seis ações que precisam estar conectadas e são fundamentais para o desenvolvimento da gestão de RH: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar pessoas.

3. “Como fazer amigos e influenciar pessoas”

Sucesso de vendas no mundo todo, a obra de Dale Carnegie é considerada um clássico, mas que ainda se mantém atualizada. O seu objetivo é mostrar como construir um bom networking é determinante em uma gestão estratégica de pessoas e sucesso profissional.

Para explicar como fazer amigos e influenciar pessoas, o autor traz princípios que devem ser seguidos para atingir o seu objetivo. O livro pode ser uma ótima ferramenta de treinamento para a liderança.

4. “Administração de Recursos Humanos”

Considerado um dos melhores lançamentos da área de RH, este livro foi escrito por Alda Carlini e Rita Tarcia, ainda em 2010. Nele, as autoras já tratavam sobre a importância do desenvolvimento tecnológico para o trabalho de gestão de RH, assunto tão debatido nos tempos atuais.

O maior objetivo das autoras é mostrar o desafio da nova tecnologia no trabalho de gestão de RH, mas também como o profissional pode usá-la a seu favor, explorando as suas possibilidades e utilizando ferramentas como blogs, vídeos e podcasts no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

5. “Bom chefe, mau chefe? Como ser o melhor… e aprender com o pior”

Por meio de casos reais, o autor Robert Sutton propõe reflexões e transforma em aprendizado os exemplos positivos e negativos de liderança que encontrou na pesquisa feita para escrever o livro.

O autor procura repassar dicas práticas para quem deseja se tornar um bom líder. É um excelente auxílio para o profissional de RH entender como funciona a hierarquia dentro das empresas e como poderá ajudar no desenvolvimento dos seus gestores.

6. “Competência: a chave do desempenho”

A autora Cecília Bergamini propõe uma análise sobre a importância de desenvolver competências, contratar, manter indivíduos preparados, dispostos a correr riscos e serem desafiados para irem cada vez mais longe.

O livro serve para o profissional de RH conhecer a sua equipe e entender que uma carreira só será bem-sucedida quando o indivíduo conhecer o seu potencial e saber lidar com as suas características emocionais.

7. “Planejamento de recursos humanos”

Baseada em três questionamentos, “Onde estamos?”, “Para onde queremos ir?” e “Temos pessoal motivado e preparado para conduzir a empresa amanhã?”, a autora Maria Diva da Salete Lucena desafia os seus leitores a tomarem atitudes.

A proposta do livro não é apenas questionar, mas indicar caminhos para o gestor de RH seguir e ser destaque no ambiente corporativo. O foco é mostrar que um profissional de RH precisa trabalhar com planejamento e ter uma visão estratégica do negócio.

O livro reúne informações e propõe técnicas para o profissional de RH atingir bons resultados para a empresa por meio da motivação e treinamento em todos os setores da força de trabalho.

8. “Descubra os seus pontos fortes”

Esse livro foi escrito por Marcus Buckingham e Donald Clifton e é baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup. Nele, os autores defendem a ideia de que as pessoas não devem perder tempo buscando corrigir pontos fracos, mas em potencializar pontos fortes.

Ao adquirir a obra, o leitor recebe uma senha para acessar uma ferramenta e fazer um teste. Nele, é possível descobrir quais são os seus 5 principais talentos dominantes. A partir disso, a obra discorre sobre dicas e métodos para que os pontos fortes sejam mais explorados.

Para comprovar a eficácia do método, são apresentados cases de personalidades que o adotaram, como o treinador esportivo Phill Jackson, o diretor de cinema Sam Mendes e o político Fidel Castro.

O objetivo do livro é que cada leitor faça uma avaliação individual de suas potencialidades e tenha a chance de aplicar o que foi compreendido em seu cotidiano.

9. “Coaching de carreira: construindo profissionais de sucesso”

Escrito pela dupla de autores Edson Carli e José Roberto Marques, este livro é muito interessante para que os profissionais de RH consigam construir uma carreira sólida com métodos de coaching.

O livro funciona como uma espécie de guia. Nele, o leitor é imerso em uma realidade na qual precisa descobrir os seus principais talentos, maiores habilidades e pontos fracos.

10. “A encantadora de gente: como relações públicas pode fazer a diferença para o seu negócio e para sua vida”

Embora seja mais voltado para a área de relações públicas, este livro também é uma boa leitura para profissionais de RH. Afinal, as técnicas de comunicação e de relacionamento fazem parte do cotidiano de vários setores.

Nesse livro, a autora Sandra Lima narra a história fictícia de Olga, uma profissional bem sucedida que atua na solução de problemas de comunicação em uma grande empresa. Várias situações comuns no meio empresarial são descritas e envolvem a personagem principal, que precisa utilizar habilidades e ferramentas para desenvolver bem o seu trabalho.

11. “Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática”

Com a autoria da professora universitária Cleuza G. Gimenez Cesca, este livro serve como um guia de escrita para as empresas. É um assunto muito importante, já que escrever bem é fundamental para os profissionais de RH.

Nele, são apresentados os principais tipos de instrumentos de comunicação empresarial, como jornais internos, murais, newsletter, entre outras ferramentas mais tradicionais e digitais. De forma clara e sucinta, a autora mostra como desenvolver textos com uma linguagem e estilo de escrita adequados em cada uma dessas situações.

12. “Execução: a disciplina para atingir resultados”

Escrito por Ram Charan e Larry Bossid, este livro já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em todo o mundo, sendo considerado um best-seller. Ele mostra que é possível alcançar bons resultados nos negócios, unindo pessoas, estratégias e operações.

O livro também ensina a lidar com processos e demonstra como o diálogo é imprescindível para que se obtenham bons resultados na empresa.

13. “O segredo de Luísa”

Mesmo que não seja dono da empresa em que trabalha, o gestor de RH também precisa ter noções de empreendedorismo. Afinal, deve-se saber sobre como a organização versa no meio empresarial e como projetar as carreiras dos colaboradores.

Uma boa dica de leitura para isso é o livro “O segredo de Luísa”, escrito por Fernando Dolabela. O livro narra de forma fictícia a trajetória de Luísa, uma jovem sonhadora que deseja empreender e tocar o próprio negócio. A história mostra como uma nova empresa surge, desde as primeiras ideias, até se tornar um destaque no mercado.

14. “Eventos e cerimonial: simplificando as ações”

Não são poucas as vezes que um profissional de RH precisa promover eventos, como treinamentos de novos colaboradores, confraternizações de fim de ano etc. Por isso, conhecer essa área também é muito importante.

Para isso, recomendamos a leitura deste livro, escrito por Maria Lúcia Bettega, uma das principais pesquisadoras sobre o assunto no país. O livro mostra como um evento deve ser planejado e traz as regulamentações sobre como seguir o cerimonial e o protocolo nas empresas. A autora também dedica parte do livro para dar dicas de etiqueta em eventos, o que também pode ser útil para o profissional de RH.

Dicas para criar o hábito da leitura e levar o RH com você

Para desenvolver o hábito da leitura e levar o RH com você para todos os lugares, temos algumas dicas importantes:

Faça anotações

Tenha uma espécie de diário de leitura: nele, você pode anotar ideias e citações sobre o que está lendo ultimamente. Assim, você visualizará os aprendizados que obteve com cada livro, valorizando cada vez mais o novo hábito.

As suas anotações poderão servir para relembrar conceitos estudados há um tempo. Dessa forma, você poderá aplicá-los na hora certa.

Estipule um horário para ler

A psicologia explica que mantemos um hábito com maior facilidade quando há uma certa recorrência na sua prática. Por isso, definir um horário fixo para a leitura pode ser uma boa forma de garantir que ela seja colocada em prática diariamente.

Muitas pessoas gostam de ler antes de dormir ou durante o intervalo do almoço. Escolha essas ou outras opções mais agradáveis para você conseguir se dedicar, no mínimo, 30 minutos todos os dias. Mas, quando o livro é realmente do seu interesse, será fácil chegar a uma ou até duas horas!

Defina metas de leitura

Outra maneira de desenvolver o hábito da leitura é definindo metas. Coloque como meta ler 2 ou 3 livros por mês e se esforce para fazer isso. Assim, você estará desafiando a si mesmo, e quando perceber, a leitura já estará incorporada entre os seus hábitos.

Como você pode perceber, ler livros ligados à gestão de RH é uma ótima forma de construir bases sólidas para o seu aperfeiçoamento profissional. Os conceitos, métodos e abordagens aprendidos durante as leituras demonstram que vale a pena construir esse hábito. Por isso, leia livros e leve o RH com você!

Se gostou das dicas, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e fazer com que mais pessoas da área desenvolvam a leitura com bons títulos!

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