Saiba como implementar treinamento a distância na sua empresa

Spread the love

Os seus objetos são ajudar no desenvolvimento dos profissionais, maior retenção de talentos, crescimento da empresa e fortificação do núcleo de RH? Ótimo, pois isso e muito mais pode ser alcançado por meio do treinamento à distância dos colaboradores. Aliás, é bom lembrar que esse tipo de ação já é realidade e que produz inúmeros benefícios para os negócios.

Um deles, por exemplo, é a facilidade de ser implementado até mesmo em épocas de maior fluxo de trabalho, pois os colaboradores podem fazê-lo em horários flexíveis. Além disso, uma empresa que aposta no treinamento à distância geralmente tem maior probabilidade de contar com uma equipe preparada para desafios, disposta e atualizada com o mercado.

Então, como colocar essa estratégia em prática? Como implementar o treinamento à distancia na sua empresa? É o que reunimos no material que segue abaixo. Confira!

Adote o microlearning

Você já ouviu falar em microleraning? Este modelo de aprendizado é muito usado em empresas que querem auxiliar na capacitação de seus profissionais, mas de uma forma mais rápida, objetiva e com foco em um assunto específico. Só para se ter uma ideia, o microlearning é formado por aulas/exercícios de mais ou menos 5 minutos de duração.

Pode parecer pouco, mas se o assunto for abordado de maneira mais clara e direta, os conceitos são absorvidos de forma até mais rápida, com grandes chances de serem entendidos logo de primeira. Também é válido comentar que esse formato de treinamento à distância também fomenta um bom engajamento por parte dos colaboradores.

Portanto, uma adoção de aulas rápidas, intensas, porém diretas, com cerca de 5 minutos e divididas em módulos, é uma ótima tática de treinamento corporativo.

Estimule a busca pela profissionalização

Muitas empresas dizem querer profissionais altamente qualificados, prontos para exercerem as mais variadas funções e que tenham força de vontade para irem longe. Até aí ok, mas será que essas mesmas empresas oferecem apoio e suporte para a profissionalização da sua equipe? Isso é fundamental para manter os colaboradores sempre interessados no dia a dia.

Por isso, vale a pena estimular a profissionalização, principalmente por meio do treinamento à distância. Lembre-se de que, com os afazeres da jornada de trabalho, muitas vezes não é possível contar com um tempo presencial para estudar e se aperfeiçoar. Mas isso não quer dizer que essa tarefa é impossível, muito pelo contrário.

Se você oferece alternativas para essa capacitação, o estímulo ao aprendizado e a busca pela melhora nas habilidades e competências é, de fato, atingido com êxito.

Incentive o pensamento sistêmico

Outra forma de atuação muito interessante no aprendizado é ter o pensamento sistêmico. Ele consiste, basicamente, na maneira de estudar e analisar o contexto em que se está inserido. Ou seja, é um estímulo ao pensamento mais aprofundado, que não vê apenas de maneira superficial, mas sim observando tudo a sua volta.

Vamos a um exemplo mais prático: um profissional que vê um novo projeto começando precisa entender de que forma isso vai trazer bons resultados. Com o pensamento sistêmico, esse colaborador analisará como cada um da equipe pode contribuir, o que os clientes esperam, e como o projeto pode ser desenvolvido. Ele observa o todo para agir.

Esse tipo de aprendizado pode, claramente, ser adotado em conjunto com o treinamento à distância, em meio aos exercícios e exemplos de situações reais na própria empresa ou em outras organizações.

Aposte no feedback construtivo

Não temos dúvidas de que aplicar feedbacks dentro da empresa é algo fundamental para o crescimento de todos. Porém, há duas formas de fazer isso: a positiva e a negativa. Enquanto a positiva destaca bons resultados e comportamentos excelentes do colaborador, a negativa apenas aponta o que ele errou, o que ele fez para chegar em um resultado ruim etc.

Para evitar oferecer feedbacks com visões negativas, o ideal é que você realmente estude o que o profissional fez como um todo para a empresa. É normal e natural que uma pessoa não consiga atingir 100% de metas, mas apontar isso como uma falha ou um erro é algo que desestimula os colaboradores — e é, inclusive, motivo de um alto turnover.

O melhor é sempre procurar balancear um feedback. Elenque as falhas, mas aponte também as melhorias e as conquistas, como forma de estimular a pessoa a desenvolver o seu potencial e enxergar que, apesar de alguns resultados abaixo, ela é plenamente capaz de fazer muito mais por si própria e pela empresa em que atua.

Tenha o treinamento à distância como facilitador

Isso quer dizer, por exemplo, que investir no treinamento à distância é, ao mesmo tempo, apostar em uma ferramenta que age como facilitadora da profissionalização. Ou seja, você pode contar com uma plataforma que reúne todos os conteúdos a serem passados, deixando o colaborador se capacitar quando tiver um tempo mais livre ou sentir que é o mais apropriado.

Pense da seguinte forma: com um treinamento à distância, o seu colaborador terá a praticidade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar. Outra dica importante é reservar alguns minutos por dia, durante a jornada de trabalho, para que essa pessoa possa se dedicar a esse aprendizado.

Para implementar, vale ainda oferecer um local mais calmo, recursos de multimídia para facilitar o aprendizado, e até mesmo profissionais mais experientes para garantir que, se alguém ficar com dúvidas, elas possam ser sanadas da melhor maneira possível e com quem realmente entende do assunto.

De olho em todos esses tópicos que passamos acima, a Woli é uma empresa que pode ajudar você no treinamento à distância. A empresa, experiente no mercado, conta com recursos para que os seus profissionais sejam capacitados com as melhores ferramentas de aprendizado, de forma moderna, interessante, segura e eficiente. A tecnologia é ponto de destaque nesse tipo de treinamento, e a Woli tem tudo isso a oferecer para a sua equipe. Que tal apostar nela?

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser ajuda para a implementação de um bom treinamento à distância, entre em contato conosco que teremos o prazer em ajudá-lo nesse objetivo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.