Financeiro e RH: integração de setores como solução para sua empresa

Spread the love

Existem várias práticas que contribuem para o aumento dos resultados positivos de uma empresa. Uma delas é a integração de departamentos. Ao melhorar o fluxo de informações, os processos de tomada de decisão se tornam mais efetivos. É o caso do trabalho em conjunto entre financeiro e RH.

O departamento de recursos humanos vem assumindo um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações. Isso significa que o foco não está mais nos processos burocráticos, mas nas ações que podem potencializar a performance da companhia. Quando integrado às finanças e consegue alocar os recursos de forma estratégica, garante a eficiência nos resultados.

Quer saber como garantir a sustentabilidade do negócio em meio a um mercado tão competitivo por meio da integração entre setores? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como integrar financeiro e RH tem se tornado uma tendência?

Desenvolver o ativo humano de uma empresa tem ganhado destaque no mundo dos negócios, pois, há um reconhecimento de que essas pessoas são os responsáveis diretos tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso.

Paralelo a isso, as organizações estão cada vez mais preocupadas em administrar seus recursos financeiros de maneira estratégica, permitindo que seus investimentos sejam direcionados ao reconhecimento e capacitação dos colaboradores.

Nesse cenário, o departamento que cuida do dinheiro passou a enxergar aquele que é responsável pelas pessoas como um setor estratégico, capaz de aumentar a lucratividade. Desse modo, a aliança entre financeiro e RH vem sendo cuidadosamente lapidada para que os resultados realmente sejam efetivos.

O principal desafio está no gerenciamento do capital que é investido nos profissionais. Política de benefícios, treinamentos e plano de carreira exigem a aplicação de um valor monetário para que aconteçam. Quando o financeiro entende a importância de ter os recursos destinados a essas práticas, o clima de trabalho melhora e a relação se torna mais estável e colaborativa.

Quais os principais benefícios dessa integração?

Integrar financeiro e RH não é só uma questão de melhorar o relacionamento entre setores e propor o desenvolvimento dos colaboradores. Veja 4 benefícios que vão além disso:

Aumenta a segurança na análise de dados

Coletar e analisar dados é a base para implementar qualquer projeto dentro de uma empresa de maneira segura. Quando o RH tem acesso à realidade financeira da empresa, fica muito mais fácil trabalhar em estratégias que tragam resultados positivos, mas de forma realista.

O caminho inverso também é válido: quando entendem as reais necessidades do setor, o financeiro pode conceder um orçamento mais justo sem ultrapassar os limites do negócio.

Favorece a tomada de decisão

A análise de dados tem como consequência a facilitação das tomadas de decisões. Uma vez que os dados concretos permitem uma reflexão sobre a situação real da empresa, os departamentos podem fazer escolhas de maneira segura. Quando a integração ocorre de forma dinâmica, o processo passa a ser mais rápido, responsivo e adequado às mudanças do mercado.

Funciona como uma vantagem competitiva

A partir da integração, os departamentos passam a conhecer melhor a sua própria atuação e a importância que uma postura colaborativa traz para os resultados da empresa. Assim, quanto maior o diálogo, maiores as possibilidades de se antecipar perante a concorrência para aproveitar oportunidades, identificar ameaças e evitar seus efeitos.

Ajuda a empresa a atingir seus objetivos

Uma atuação estratégica está diretamente relacionada com o emprego dos recursos financeiros. Como todo investimento passa pelo setor financeiro, uma análise em conjunto pode fazer com que esse orçamento seja aplicado de maneira correta. Sendo assim, o resultado de uma equipe bem-entrosada são metas atingidas com sucesso.

Como fazer essa integração da melhor forma?

Está convencido de que a sua empresa está precisando manter esses dois departamentos integrados para aproveitar os seus benefícios? Então veja como é possível promover essa sinergia:

Planejamento e alinhamento

Financeiro e RH são setores fundamentais para que um negócio se mantenha sustentável no mercado. Por isso, a integração deve ser bem-estruturada, alinhando as expectativas e objetivos dos próprios departamentos em relação ao negócio.

É importante que conheçam o que a empresa quer alcançar em curto, médio e longo prazo. Esses objetivos devem ser analisados cuidadosamente para que o papel de cada área nessa jornada possa ser nitidamente reconhecido. Dessa forma, as ações ganham o direcionamento adequado.

Comunicação eficiente

É necessária uma comunicação eficiente, clara e contínua. A integração entre setores deve estar livre de qualquer barreira que possa prejudicar o diálogo.

Essa etapa pode exigir um pouco mais de esforço, pois, muitas vezes, é preciso mudar a cultura da empresa e interferir no comportamento dos profissionais, tendo que estabelecer reuniões periódicas, incentivando a troca de informações e a busca por soluções em conjunto.

Fluxo de trabalho e responsáveis definidos

Mesmo trabalhando de maneira integrada, cada departamento tem o seu próprio fluxo de trabalho. O financeiro se relaciona com vários setores dentro da empresa, assim como o RH tem responsabilidades que vão além do planejamento estratégico. Portanto, é preciso respeitar as demandas individuais de cada setor para evitar a criação de um novo problema em vez de encontrar soluções.

Uma boa maneira de garantir a fluidez na rotina é definindo os responsáveis por cada atividade. A prática não favorece apenas a integração dos departamentos, mas também propõe um novo modelo de trabalho no qual não existe somente um líder de setor.

Automatização de processos burocráticos

As questões burocráticas não podem ser deixadas de lado. Apostar em sistemas de gestão em RH para automatizar as atividades do cotidiano não auxiliam apenas na otimização do tempo desse setor, mas também contribui para o envio das informações de maneira rápida e segura ao setor financeiro.

Como você pôde perceber, a integração entre financeiro e rh propõe uma solução efetiva para que a empresa se mantenha sustentável no mercado. O conjunto de benefícios traz segurança aos processos, eficiência na tomada de decisões e coloca o negócio à frente da concorrência.

Gostou deste post? Então saiba que o RH da empresa não precisa estar integrado apenas ao financeiro. Continue a visita ao blog e saiba como integrar o departamento de RH da sua empresa aos demais. Até breve!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.