Análise de resultados com Analytics: como e o que mensurar?

Tempo de leitura: 6 minutos

O treinamento corporativo é um dos protagonistas quando o assunto é a capacitação de colaboradores em favor dos melhores resultados de uma empresa. A popularização dos recursos do modelo em EAD começa a difundir ainda mais essa prática devido a sua praticidade e baixo custo. E nesse contexto, a análise de resultados faz com que essa experiência seja ainda melhor.

O Learning Analytics surge como o futuro da educação a distância. Apesar de a sua aplicação ser válida também no modelo presencial, é por meio do EAD que ele obtém os melhores resultados, pois confere os dados em tempo real.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e os benefícios para a sua empresa? Então continue a leitura e obtenha outras informações!

 O que é o Analytics?

O Learning Analytics é uma tecnologia voltada para a aprendizagem. Suas principais funções são coletar, medir, realizar a análise de resultados e divulgar esses dados sobre o comportamento dos alunos em um ambiente virtual de aprendizagem.

Essas informações são colhidas por meio de um banco de dados, capaz de absorver uma grande quantidade de informações. O conteúdo gerado fornece importantes referências para serem utilizadas em cenários futuros.

A principal proposta do Learning Analytics é garantir uma experiência personalizada aos alunos, por meio do seu próprio aprendizado.

Os resultados obtidos por essa ferramenta podem ser individualizados e revelam os pontos de dificuldade e desenvoltura de cada colaborador diante dos treinamentos. Dessa forma, as ações posteriores das que foram analisadas podem garantir um programa mais adequado individualmente.

Como utilizar

Se você está se perguntando como essa ferramenta funciona na prática, durante os treinamentos corporativos, chegou a hora de descobrir.

Quando você adota o e-learning, o colaborador passa a interagir com uma plataforma de cursos online. O exercício constitui, basicamente, em assistir e responder a questionamentos.

Neste momento, diversos dados são armazenados:

  • o tempo que ele levou para assistir o total da aula;
  • o tempo para a resolução de cada exercício;
  • número de questões respondidas corretamente;
  • quantidade de questões erradas.

A plataforma então utiliza esses dados para fazer uma análise de resultados, que podem ficar disponíveis para instrutores, gestores e alunos.

Por meio dos erros e acertos, o sistema consegue identificar e também pontuar as dificuldades do trabalhador. Com base nessa resposta, a equipe então deve analisar as informações geradas e orientar o desenvolvimento do aluno.

Quais os benefícios dos relatórios do Analytics?

Os benefícios do uso dos relatórios são múltiplos. Para o fornecedor do e-learning, em conjunto com a empresa, pode colaborar com a elevação da qualidade do conteúdo, a forma no qual ele é produzido e disponibilizado pela educação a distância.

Para os colaboradores, proporciona uma experiência personalizada, o que potencializa o aprendizado e traz retorno quase que imediato.

A empresa entende as suas necessidades e preenche essas carências por meio de correções, indicação de conteúdos e reajustes de tempo para a conclusão. Com isso, a organização também sai ganhando.

O indivíduo, ao perceber que o contratante acredita no seu potencial, investe na sua capacidade e respeita seus limites e tende a adotar uma atuação mais engajada. As consequência são os resultados cada vez melhores.

Vale lembrar de que todo e qualquer curso é avaliado e reavaliado durante a sua existência, com o objetivo de melhorar a sua grade e torná-la cada vez mais adequada à realidade. Em se tratando do ensino a distância e do corporativismo, essa avaliação deve acontecer com mais frequência devido ao dinamismo da tecnologia e do mercado de trabalho.

Assim, o Learning Analytics cumpre esse papel com maestria, proporcionando conteúdos sempre atualizados e com uma possibilidade maior de atingir aos objetivos.

O acesso detalhado a análise de resultados faz com que a organização possa fazer investimentos cada vez mais eficazes na educação corporativa. Ao proporcionar boas experiências de aprendizagem, a tendência é que se adquira uma maior vantagem competitiva.

E quais as métricas que podem ser mensuradas?

Quando pensamos nas ferramentas do Analytics, o que geralmente ocupa nossas mentes é a análise de resultados de uma estratégia de marketing digital.

Entretanto, existem métricas que indicam o desempenho dos alunos que estão aprendendo na modalidade a distância. Você pode analisar:

  • taxas de progresso ou conclusão: referentes ao aproveitamento dos alunos em um determinado curso, assim como a quantidade de módulos concluídos;
  • registros de tempo: importantes para que a empresa saiba se foi disponibilizado o tempo adequado para que os colaboradores concluam o aprendizado;
  • avaliações de pró-eficiência: que visam medir o quanto os colaboradores absorveram do que foi ensinado;
  • avaliação do curso: para descobrir se os profissionais gostaram do que foi oferecido e aprimorar as estratégias.

Conheça agora duas formas para se fazer isso.

Identificar o que será mensurado

Para que a análise de resultados seja eficiente, o primeiro passo é definir o que exatamente será monitorado e qual a porcentagem que a empresa deseja atingir. A eficácia é apontada como um dos principais indicadores de aprendizagem, logo, vamos utilizá-la como exemplo.

Se o objetivo da empresa é de que 90% dos colaboradores que efetuaram o curso completem o treinamento em um período de 2 semanas, então é preciso ficar de olho nesse número por meio das taxas de progresso ou conclusão.

Determinar métodos

É necessário também determinar como cada métrica será relatada. Quanto maior for o tamanho da empresa, mais detalhados devem ser esses dados. Pode-se utilizar:

  • filiais;
  • cargos;
  • unidades de negócios;
  • localização geográfica.

Assim, os resultados tendem a ser mais transparentes e direcionados. Dessa forma, além do colaborador receber um conteúdo personalizado, a empresa pode estudar as necessidades individuais de cada filial, faixa etária ou outras questões e promover alternativas cada vez mais eficientes.

A analise de resultados proporcionada pelo Analytics é fundamental para uma educação corporativa de sucesso e não se deve abrir mão dela. Os dados proporcionados por essa grande ferramenta educacional permitem que o conteúdo seja realmente eficaz e atinja os objetivos propostos com mais facilidade.

Nosso artigo foi útil, mas você ainda deseja obter mais informações a respeito da análise de informações? Então confira o artigo que publicamos sobre o poder da base de dados para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *