Engajamento no trabalho: 7 dicas para engajar um time que precisa ser desenvolvido

Tempo de leitura: 6 minutos

O engajamento dos colaboradores no trabalho é essencial para o crescimento de qualquer negócio ou empresa, pois toda organização é formada por profissionais que trabalham de forma conjunta em prol de um objetivo comum: os resultados almejados.

Em função disso, é muito importante engajar os colaboradores e motivá-los a alcançar as metas desejadas pela empresa. Quando isso acontece, é possível construir um negócio de grande sucesso, capaz de se destacar frente à concorrência e de resistir às instabilidades do mercado.

Um chefe que não se comunica frequentemente enfrenta dificuldades no engajamento dos funcionários. Com isso, a empresa pode ficar patinando em um patamar no qual não é possível aumentar a produção e, com isso, acabar investindo em contratações desnecessárias, o que aumenta os custos.

Neste post, vamos listar 7 dicas de engajamento no trabalho que você precisa saber. Confira!

1. Seja um líder exemplar

Não adianta cobrar resultados e estabelecer metas se o próprio líder da companhia não é exemplar. Liderar pelo exemplo é um princípio básico para qualquer gestor que deseja extrair o máximo de desempenho de seus colaboradores. Líderes proativos, apaixonados e competentes são fundamentais para o engajamento coletivo no trabalho.

Mostrar interesse e investir algum tempo na compreensão das ambições e das necessidades de seus colaboradores são vias que contribuem muito para o crescimento da empresa. Então, coloque a mão na massa, tome cuidado com o que diz, assuma responsabilidades e saiba ouvir os seus funcionários.

Em outras palavras, é fundamental que os diretores percebam realmente como liderar — e não apenas dar ordens. Os colaboradores, por outro lado, necessitam encontrar no chefe alguém que inspire e que seja capaz de proporcionar um sentimento de confiança.

2. Ofereça oportunidade de crescimento

A percepção de que existem, dentro de uma companhia, vias concretas de crescimento, é certamente um dos aspectos mais valorizados pelos colaboradores. Nesse sentido, um plano de carreira bem estruturado pode despertar o autodesenvolvimento dos funcionários, que poderão ambicionar com um projeto profissional a ser progressivamente construído.

Um colaborador que tem a impressão de que, independentemente de seu esforço, nunca conseguirá um cargo novo ou nunca obterá progresso algum dentro da companhia dificilmente terá motivação suficiente para dar o seu melhor para o processo de trabalho.

Portanto, discuta sobre novos planos de carreira e sobre oportunidades de desenvolvimento e treinamento que possam ajudar os seus funcionários a progredir dentro da empresa.

3. Estimule a criatividade da equipe

A noção de comandar pessoas baseada em regras que são invioláveis não funciona mais. Quando se compõe um ambiente muito rígido, fica bastante difícil desenvolver o alto desempenho e a criatividade dos colaboradores.

Assim, para estimular a criatividade da equipe, torna-se importante fornecer um ambiente de trabalho mais descontraído. Você pode promover bate-papos entre a equipe em momentos mais informais, tais como nos famosos happy hour.

Além disso, você também pode ter a ajuda de algumas ferramentas, tais como as reuniões de brainstorming ou a caixa de sugestões. Quando bem comandadas, essas práticas engajam os funcionários na busca por soluções para os problemas do dia a dia.

4. Ofereça feedbacks contínuos

O feedback consiste em informar as pessoas sobre o seu desempenho na empresa. O objetivo principal é motivar novos comportamentos ou eliminar alguns já existentes. O resultado disso é tornar o trabalhador mais participativo e produtivo.

Para promover um bom feedback é essencial refletir sobre que será falado. Por isso, escolha um ambiente adequado, evite o excesso de rodeios e equilibre elogios e críticas. Ademais, é fundamental saber ouvir e entender o ponto de vista do outro.

Deixar de dar um feedback ou demorar demais para isso é castigar a equipe com a indiferença e, assim, privá-la da possibilidade de crescer.

5. Recompense pelos resultados alcançados

Se você deseja que os colaboradores se mantenham motivados a dar o seu melhor pela companhia, reconheça os seus esforços e recompense-os com alguma frequência, sem esquecer de proporcionar os meios para que a equipe possa aprimorar a sua performance.

Os aumentos de salário são boas opções a serem consideradas. No entanto, é importante lembrar que as recompensas não se resumem apenas a remunerações: reserve também um tempo para o elogio e para comemorar as conquistas de um colaborador ou da equipe como um todo.

6. Incentive o sentimento de propósito no trabalho

Funcionários que são engajados consideram que o trabalho que desenvolvem é importante e tem grande valor para a companhia. Eles acreditam que estão contribuindo para algo realmente significativo e se orgulham de seus esforços.

Assim, expressar de maneira constante que as funções desempenhadas pelos colaboradores são importantes e geram boas consequências para a organização é uma das funções dos gestores. Para isso, estabeleça algumas metas e desafie os seus funcionários a atingi-las.

Ademais, forneça mais autonomia aos funcionários e os envolva em decisões importantes para que se sintam significativos para a empresa.

7. Invista em treinamentos

Quando um funcionário participa de um treinamento, ele pode vir a exercer suas atividades diárias com mais competência. Isso acontece porque treinamentos de excelência podem contribuir para o desenvolvimento do conjunto dos conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias de cada profissional.

Logo, ao escolher o melhor treinamento, realize uma avaliação de desempenho em 360°. Procure identificar, por meio da opinião das pessoas próximas do colaborador (colegas de trabalho, subordinados e clientes), quais as competências necessitam ser melhoradas.

Hoje em dia existem várias modalidades de treinamento. Com isso, você pode treinar a sua equipe fora ou dentro da empresa, à distância ou de forma presencial. Analise qual modalidade se adapta melhor ao orçamento da companhia e ao perfil da equipe, e depois implemente-a sem medo.

Como vimos, o engajamento no trabalho é muito importante para o crescimento e sucesso da empresa. Com ele é possível encarar os desafios propostos para alcançar um patamar de excelência com motivação, além de disseminar uma imagem positiva da organização diante do mercado. Por isso, não deixe de engajar a sua equipe e surpreenda-se com os resultados!

Gostou deste post sobre engajamento no trabalho e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *