Ainda não se familiarizou com o RH 4.0? Confira as principais tendências

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia trouxe muitas mudanças para várias áreas das empresas e no setor de recursos humanos não é diferente. Foi assim que ocorreu o surgimento do RH 4.0, que já é uma realidade para grande parte das organizações.

A área de recursos humanos tem se tornado cada vez mais estratégica e menos operacional, e isso tem muito a ver com o RH 4.0. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, para que você fique bem informado. Acompanhe a seguir!

O que é o RH 4.0 e que vantagem ele traz para as empresas?

Em meados da década de 1990, quando houve o “boom” da internet, costumamos dizer que teve início a 4ª Revolução Industrial. Isso porque os computadores e outros recursos tecnológicos modificaram muito a forma como as atividades são realizadas, trazendo mudanças paradigmáticas também para os estrategistas da empresa.

Nesse sentido, desenvolveu-se também o RH 4.0, que é embasado por uma cultura mais estratégica, deixando de lado questões muito burocráticas, como elaboração de folhas de pagamento, controle de entradas e saídas dos funcionários da empresa etc.

Hoje, o RH tem funções que vão muito além de atividades operacionais, uma vez que elas estão automatizadas. Essa é a principal vantagem que essa nova versão do setor traz para as organizações.

Quais são as principais tendências do RH 4.0?

O RH 4.0 trouxe mudanças em diversas atividades realizadas pelos profissionais do setor. Além disso, ainda há tendências que serão ainda mais intensas nos próximos anos. Veja quais são elas!

Novo perfil dos colaboradores

Antigamente as pessoas tinham como modelo perfeito de carreira aquele em que se começava a trabalhar em uma empresa e se seguia nela por mais de 20 anos, se necessário. Hoje, as gerações atuais não têm problema em trocar de emprego se não estiverem satisfeitas com a organização em que atuam.

Além disso, os novos colaboradores são extremamente conectados, sabem lidar muito bem com as novas tecnologias e estão acostumados com a inovação.

Novos modelos de contratação

Novos modelos de contratação estão surgindo, como os profissionais que atuam como freelancer ou por demanda, caso dos motoristas de aplicativo, por exemplo. Além disso, serviços podem ser terceirizados e as atividades profissionais podem ser feitas em home office.

Prova de que esses novos modelos já são uma realidade é que a recente reforma trabalhista aplicada no Brasil apresenta novas modalidades de contratação. Isso foi pensado para que as empresas pudessem atuar na legalidade ao fazer contratações e trabalho remoto, por exemplo.

Dados armazenados em nuvem

As pastas e fichários enormes, que eram característicos do setor de RH, hoje estão completamente ultrapassados. Isso porque já está em prática nas empresas o uso de ferramentas para armazenamento de dados em nuvem.

Assim, informações sobre os funcionários da empresa, contratos, escalas de trabalho e documentos de modo geral podem ficar armazenadas no ciberespaço. Isso é muito benéfico, pois evita que papéis se percam, por exemplo.

Uso de recursos online

Os recursos online também são presentes no RH 4.0 em várias situações. Exemplo disso são as ferramentas de intranet, que podem ser úteis para a boa comunicação com colaboradores.

Os tradicionais murais e quadros de avisos, que nem sempre eram visualizados por todos, agora podem ser substituídos por newsletters, que podem ser abertas no computador ou celular de cada funcionário.

Novas formas de recrutamento

Os processos de recrutamento e seleção também são diferentes no RH 4.0, já que praticamente tudo pode ser feito online, evitando que os candidatos precisem se deslocar até a empresa por diversas vezes.

As vagas podem ser anunciadas em redes sociais ou softwares específicos para recrutamento. Já as entrevistas podem ser agendadas e realizadas por meio de aplicativos de vídeo, como o Skype.

Menor tempo de trabalho

A automação de muitas atividades fez com que diminuísse o tempo de trabalho para atividades burocráticas. Antigamente, no final do mês, era preciso que alguém somasse todas as horas trabalhadas pelos trabalhadores para elaborar as folhas de pagamento, por exemplo.

Hoje em dia, existem programas que fazem isso automaticamente. De tal forma, o trabalho é otimizado e isso é interessante, pois possibilita que o tempo ganho possa ser dedicado a pensar em novas estratégias para a organização.

Processos inovadores

Cada empresa tem suas particularidades, e é importante que se identifiquem melhorias para que sejam aplicadas. O RH 4.0, por ser focado no desenvolvimento de novas táticas, é muito relevante nesse sentido.

O gestor de RH pode instigar os demais funcionários do setor e da empresa de modo geral para que realizem mudanças em suas áreas de trabalho. Essas inovações podem ser destaque perante a concorrência e trazer maior lucratividade para a organização.

Quais são as diferenças entre o RH 4.0 e o RH tradicional?

Se você leu este artigo até aqui, deve ter compreendido que o RH 4.0 nada mais é do que uma evolução natural do RH tradicional. As mudanças na sociedade ocasionaram mudanças nas empresas e, somente assim, elas sobrevivem.

Antigamente o RH recebia o nome de departamento pessoal, lidando quase exclusivamente com documentos e contratações. Já na atualidade, o nome recursos humanos engloba muito mais e trata das relações humanas como um todo.

É isso que o RH 4.0 representa! Em uma época em que as máquinas substituíram as pessoas em muitas atividades, o RH tem a função de instigar e desenvolver o ser humano. O objetivo é estimular que as pessoas tenham competências que não apenas aquelas voltadas para operar equipamentos, podendo ir além e focar naquilo que as máquinas ainda não conseguem fazer como nós: pensar de forma estratégica.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e que tenha compreendido mais sobre o RH 4.0 e as mudanças que ele está trazendo para a organização. Portanto, atualize-se sempre e garanta mais resultados positivos para a sua empresa.

Que tal começar essas mudanças agora mesmo? Para isso, recomendamos que leia o nosso artigo “Confira 10 tendências em gestão de pessoas para sua empresa em 2019”. Lá você terá várias dicas interessantes que poderá colocar em prática na organização em que trabalha.

Banner 2 - Ainda não se familiarizou com o RH 4.0? Confira as principais tendênciasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *