Veja como aplicar a gestão transparente na gestão de pessoas

Spread the love

Implementar uma gestão transparente na empresa é sinônimo de mais produtividade e qualidade de vida para os seus funcionários. Isso porque, a partir do momento em que a tomada de decisão não é exclusiva da cúpula estratégica, os colaboradores percebem que têm voz e que a sua opinião é muito importante para a organização.

Consequentemente, trabalham mais motivados, sem aquela desconfiança ou o clima negativo causado pelas pressões hierárquicas. Portanto, aplicar uma gestão transparente é ter a certeza de criar uma relação baseada na confiança e no respeito mútuo.

Agora, questionamos: você sabe como aplicar uma gestão transparente na sua empresa? Então confira agora mesmo algumas dicas incríveis e implemente-a já!

Invista em diversas ações estratégias de comunicação interna

Ações de comunicação interna como newsletter, jornais e quadros de avisos são essenciais para mostrar aos funcionários que a empresa se importa com eles e tem uma gestão transparente. No entanto, é muito importante não trabalhar somente informações editadas ou superficiais.

Sendo assim, jamais filtre as informações para passar aos funcionários: fale a verdade, sempre! Claro que sabemos que assuntos delicados não podem ser tratados em uma mensagem escrita, por isso, quando for o caso, invista em reuniões para conversar com os funcionários sobre algum assunto ou problema mais crítico.

Além disso, não hesite em investir em diversas ações de endomarketing para construir um time forte, unido e qualificado para atender as demandas da sua empresa.

Invista em pesquisas de satisfação interna para monitorar a gestão transparente

A pesquisa de satisfação é uma excelente aliada no processo de melhoria constante da comunicação interna. Por isso, avalie como está o clima organizacional semestralmente para conferir se a gestão transparente está sendo aplicada. Afinal, não há como saber se as estratégias estão dando certo se você não perguntar isso para os seus funcionários.

Portanto, questione os colaboradores sobre o que eles pensam da organização, das reuniões, dos gestores, dos colegas e também peça sugestões de melhoria. Ao avaliar o todo, você confere se a gestão transparente está acontecendo ou se é preciso reformular alguma estratégia dentro da organização.

No mais, as pesquisas são ótimas para conferir o grau de lealdade do público interno. Dessa maneira, você avalia também se a sua organização é um bom lugar para trabalhar — isso fortalece muito a imagem da sua empresa.

Inclua todos os funcionários na gestão estratégica

Um dos maiores erros das empresas é tomar decisões estratégicas baseadas apenas na opinião da cúpula estratégica. Os gestores são fundamentais para o bom andamento do fluxo de trabalho, porém, são os funcionários que lidam diariamente com os problemas do dia a dia e do cliente.

Por isso, sempre que for necessário tomar uma decisão, envolva os funcionários: ouça com clareza o que eles têm a dizer e o que eles consideram as melhores soluções. Afinal, a opinião de quem está enfrentando as mesmas dores no dia a dia é muito importante para criar um plano de melhoria constante mais assertivo.

Além disso, você fica mais tranquilo de que as decisões são baseadas em pesquisas e dados em vez de serem tomadas com base no que uma pessoa da gestão considera importante ou a melhor opção.

Utilize a tecnologia em seu favor sempre que possível

Utilize ferramentas tecnológicas para ajudar na gestão transparente. Por exemplo:

  • Enterprise Resource Planning (ERP): sistema integrado de gestão;
  • Customer Relationship Management (CRM): gestão de relacionamento com o cliente.

Esses programas ajudam a manter registradas todas as interações tanto com clientes quanto com funcionários. Desse modo, todos os dados ficam anotados de uma maneira clara e objetiva, evitando erros e falhas na comunicação entre gestores e funcionários.

Você consegue avaliar quem foi o funcionário que entrou em contato com o cliente e em qual data, conferir como foi a interação, os produtos indicados e também o feedback do consumidor e do colaborador. Tudo isso é essencial para ajudar a criar uma gestão transparente.

Além disso, os relatórios que essas ferramentas disponibilizam são muito importantes para avaliar o desempenho do time e ter mais argumentos na hora de promover as reuniões comerciais.

Conheça os benefícios da gestão transparente

Aumenta o senso de pertencimento por parte do time

Nada melhor do que estar em um ambiente no qual sentimos que pertencemos. Acordar todos os dias para trabalhar e não sentir aquele “peso” nas costas proveniente de um clima organizacional ruim ou mal administrado não tem preço.

Nesse sentido, quando você investe em uma gestão transparente, os funcionários percebem que pertencem àquele local. Afinal, todas as suas opiniões são consideradas na hora de tomar uma decisão estratégica.

Isso é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Nem precisamos comentar que, ao aumentar o sentimento de pertencimento, aumenta também a motivação e, consequentemente, a produção e a rentabilidade da sua empresa.

Facilita a gestão de pessoas dentro da organização

Por mais que o setor de Recursos Humanos tenha diversas responsabilidades, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas, sabemos que no dia a dia fica muito difícil acompanhar de perto a rotina da equipe.

Por isso, o fato de promover uma gestão transparente facilita (e muito) o trabalho do setor de RH. Afinal, fica claro o que o funcionário pensa sobre determinados assuntos, dessa maneira, o setor tem uma visão muito mais ampla e clara do que a equipe precisa. Por consequência, torna-se muito mais fácil criar ações assertivas que realmente encantem e motivem os funcionários.

Aplicar a gestão transparente é uma ótima alternativa para reter talentos, aumentar a produtividade e a motivação da equipe, reforçar a confiança de todos e criar um clima prazeroso e agradável para trabalhar. Além disso, você democratiza toda a distribuição da informação, o que é essencial para a empresa prosperar e crescer no mercado.

Por meio deste post, você aprendeu algumas dicas sobre como aplicar a gestão transparente na sua empresa e quais são os seus benefícios. Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conhecer agora qual é a importância da reunião one on one na gestão da sua equipe.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.