O que é a avaliação de desempenho e como aplicá-la de forma ideal?

Tempo de leitura: 7 minutos

Para fazer uma boa gestão de pessoas, é preciso entender o que é a avaliação de desempenho. Esse processo afeta diretamente a busca de resultados positivos pela organização.

Na avaliação de desempenho, a empresa conseguirá identificar, medir e desenvolver o seu colaborador para alcançar o objetivo esperado. Mas, como aplicar de forma ideal essa ferramenta?

Em nosso artigo, explicamos o que é a avaliação de desempenho e como você poderá aplicá-la dentro da sua companhia. Confira!

O que é avaliação de desempenho na gestão de RH?

É a ferramenta de gestão de pessoas que as organizações usam para avaliar o desempenho e para ajudar no desenvolvimento de um colaborador ou de um grupo de funcionários dentro de uma empresa.

Por meio da avaliação de desempenho, o setor de recursos humanos consegue identificar e analisar a postura profissional, o conhecimento técnico e o comportamento em equipe de um colaborador em um determinado período.

Para que serve a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho serve para atender às expectativas tanto da empresa quanto do colaborador. Ela serve para mensurar a performance do funcionário e para avaliar se ele está dentro do que a empresa espera dele. Assim como ajuda na autoavaliação do colaborador em analisar seus pontos fortes e em identificar seus pontos fracos. Veja, a seguir, para que a avaliação de desempenho serve, dentro de uma organização:

Para os colaboradores:

  • conhecer e entender as regras da empresa;
  • compreender quais são as expectativas do gestor e da empresa sobre o seu trabalho;
  • aperfeiçoar os pontos fortes e reduzir os pontos fracos;
  • trabalhar na melhoria do seu desempenho e concentração no trabalho;
  • fazer uma autoavaliação e autocrítica sobre o seu trabalho.

Para o gestor da área:

  • focar no desempenho do colaborador e não apenas na percepção do gestor;
  • elaborar propostas para a melhoria do desempenho de seus colaboradores;
  • esclarecer se o desempenho dos seus funcionários está alinhado ao esperado pela organização.

Para a organização:

  • avaliar seu capital humano no curto, médio e longo prazos e criar estratégias para alcançar resultados.
  • identificar as pessoas que necessitam de suporte e formação e elaborar treinamentos específicos para elas;
  • identificar potências para promoção ou transferência e trabalhar para o crescimento dela;.
  • facilitar e fortalecer o processo de gestão de pessoas e desempenho.

Como aplicar a avaliação de desempenho na empresa?

As avaliações de desempenho devem ser feitas conforme planejamento e necessidade da empresa. Todos os colaboradores precisam ser comunicados previamente sobre a programação.

Para aplicar de forma eficiente a avaliação de desempenho na empresa e alcançar o resultado esperado, alguns critérios importantes precisam ser considerados. Conheça alguns deles.

Tenha um objetivo claro para a avaliação

Entenda qual o real motivo da empresa na aplicação da avaliação de desempenho: se é criar espaço para ouvir o colaborador, avaliar o desempenho deles para direcioná-los melhor dentro da empresa, ter uma base de recomendação salarial e, até mesmo, uma forma de identificar quais colaboradores devem ser desligados.

A avaliação de desempenho serve para diferentes finalidades. Por isso, é importante que a empresa entenda qual será o seu foco em cada processo.

Defina o modelo de avaliação

Existem vários modelos para aplicar a avaliação de desempenho. É interessante analisar cada um deles e definir aquele que mais esteja adequado à realidade da sua empresa.

Avaliação de performance

Mensura os resultados obtidos por um determinado período, para promover uma avaliação mais consistente e gerar ações voltadas para o desenvolvimento do colaborador.

Avaliação de competências

Nesse modelo, é analisado se as competências do colaborador estão dentro daquilo que foi determinado pela companhia. Serão avaliadas as suas competências comportamentais, como proatividade, comprometimento e trabalho em equipe, e as suas competências técnicas, que estão relacionadas à execução de suas tarefas.

Avaliação 360°

É uma avaliação feita dentro do círculo de atuação do colaborador, com o objetivo de ser imparcial e promover a sua melhoria contínua. Participam o próprio colaborador, os seus superiores, os colegas de trabalho e os subordinados.

Use ferramentas de gestão de RH

Com a transformação digital e a modernização dos processos, foram criados sistemas de gestão, avaliação e controle das atividades e contribuições de cada colaborador dentro da empresa.

Por meio dessas ferramentas, é possível mensurar a produtividade, os relacionamentos, o trabalho em equipe e analisar outros aspectos relevantes para a companhia. Se a sua empresa ainda não aderiu a essa tecnologia, saiba que algumas empresas trabalham exclusivamente para atender esse público.

Conheça a empresa Woli, que criou um conjunto de ferramentas on-line para facilitar a gestão dos profissionais de RH. Para alcançar o melhor resultado na avaliação de desempenho da sua empresa, vale a pena conferir o que ela pode oferecer a você.

Deixe seus funcionários se avaliarem primeiro

Ao iniciar o processo, é interessante deixar que o colaborador faça a sua autoavaliação.

Será uma forma de entender como o funcionário enxerga seu trabalho dentro da empresa e o que os indicadores informam sobre a sua performance.

Quando um colaborador não é devidamente acompanhado e não recebe feedbacks regularmente, ele tem dificuldades para apontar erros e pontos fortes em seu trabalho — diferente dos casos em que o funcionário é avaliado constantemente e consegue, assim, identificar a melhoria necessária para alcançar resultados.

Saiba dar feedbacks e críticas

feedback é o ponto mais importante dentro de uma avaliação de desempenho e deve ser aplicado em um momento construtivo. Não adianta passar para o colaborador apenas a análise sobre o seu desempenho. É necessário informá-lo, de maneira firme, onde errou e quais estratégias e atitudes devem ser tomadas para a sua melhoria.

O avaliador precisa focar nos dados concretos obtidos por meio da avaliação, porém deve mostrar ao colaborador que está ali para ajudá-lo a superar as dificuldades identificadas nesse processo.

Fale e ouça o colaborador

A avaliação de desempenho precisa ser trabalhada como uma via de mão dupla, onde não somente o avaliador tem a vez da palavra. É importante que o colaborador tenha a oportunidade de falar o que pensa a respeito.

Na rotina do trabalho, nem sempre o colaborador encontra abertura para falar sobre as suas dificuldades. Portanto, esse é o momento em que o gestor precisa ouvi-lo atentamente para encontrar a melhor solução para devolver a ele.

Aplique a avaliação à gestão de RH estratégico

Com os dados coletados por meio da avaliação de desempenho e de sua análise mais profunda, a empresa precisa criar as suas estratégias de promoção, de transferência e até de desligamento.

A gestão de RH estratégico consegue identificar um colaborador que está com um desempenho ruim em algum setor, mas que reúne competências importantes para atuar em outra área dentro da empresa.

A avaliação de desempenho também reconhece aquele colaborador que vem performando muito bem e que já está preparado para assumir novos desafios e responsabilidades. Além disso, ajuda a identificar aqueles funcionários que, mesmo com feedbacks e planos de ação, não foi possível perceber melhoria. Nesse caso, o ideal é avaliar o seu desligamento.

Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, crie suas estratégias para obter sucesso em seus processos. Se precisar de apoio, não hesite em procurar empresas que têm o suporte necessário para fazer uma gestão mais eficiente.

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