Entenda o papel da tecnologia na gestão e desenvolvimento de pessoas

Spread the love

Quem trabalha com gestão e desenvolvimento de pessoas já deve ter percebido sobre como essa função tem se modificado com o passar dos anos. Tarefas que há pouco tempo eram bastante longas e complicadas, como o recrutamento e seleção de colaboradores, hoje em dia são muito mais simples de serem executadas.

Tudo isso acontece por conta do chamado RH 4.0, que tem despontado na grande maioria das companhias. Para que você entenda o papel da tecnologia nesse sentido, desenvolvemos este post.

A seguir, vamos esclarecer questionamentos que os profissionais de RH geralmente se fazem acerca dos avanços tecnológicos na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Continue conosco e confira!

RH 4.0: o que é?

A transformação digital gerou o que conhecemos como Indústria 4.0. Isso acontece por conta do surgimento da Quarta Revolução Industrial, ela tem colocado a inteligência artificial como protagonista dos processos produtivos.

O setor de RH também se desenvolve dessa maneira, acompanhando as tendências de automação. É preciso utilizar recursos de inteligência artificial e machine learning para encontrar os melhores candidatos para vagas, por exemplo.

Além disso, com o avanço de sistemas de videoconferência e trocas de conteúdo, o ensino a distância também se efetiva nas companhias. De tal modo, ficará mais fácil de desenvolver treinamentos para novos colaboradores ou então àqueles que já fazem parte da organização.

O que muda com a evolução da forma de gerir pessoas?

A gestão de pessoas agora tem um papel mais focado na aprendizagem. De nada adianta a empresa ter tecnologias de ponta, com softwares de gestão de excelente qualidade, por exemplo, se os funcionários não souberem como operá-los.

É por isso que a gestão passa a ser menos em um sentido de supervisão e mais uma relação de aprendizado mútuo. Por conta desse motivo, recomenda-se que seja adotada uma cultura do feedback, em que todas as pessoas tenham voz dentro da companhia, independentemente do cargo que ocupam.

Qual é o papel da tecnologia nesse processo?

A tecnologia tem um papel muito relevante na gestão e desenvolvimento de pessoas. Isso se justifica por conta de uma série de fatores que fazem parte das rotinas das empresas contemporâneas. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Otimização do trabalho

O trabalho agora é otimizado no setor de RH. Se antes era necessário demandar bastante tempo para fazer o recrutamento e seleção de colaboradores, atualmente não funciona assim. Não é necessário mais perder longos períodos analisando currículos, por exemplo.

Além disso, outras atividades administrativas que eram de competência do antigo Departamento Pessoal, como a elaboração de folhas de pagamento, controle de banco de horas, entre outras, agora deixaram de ser feitas de forma manual.

Se antes era preciso perder muitos dias da semana apenas somando as horas trabalhadas pelos funcionários e fazendo cálculos para pagar os seus salários, agora existem sistemas que fazem tudo isso de forma otimizada.

Facilidade no recrutamento e seleção

Com sistemas de inteligência artificial, o profissional de RH poderá selecionar e filtrar perfis no banco de talentos da companhia. Imagine, por exemplo, que se deseja contratar um profissional formado em enfermagem e com pós-graduação em cuidados com o idoso. Fazendo uma busca rápida, será possível encontrar pessoas que se encontram nesse perfil tão específico.

A otimização do trabalho, portanto, contribui para a gestão de pessoas. Isso, porque, os profissionais de RH passarão menos tempo desenvolvendo atividades burocráticas e poderão se dedicar mais à gestão do pessoal que trabalha na empresa.

O mesmo vale para as entrevistas. Não é preciso que o profissional percorra por longas distâncias para ir até a empresa e fazer uma entrevista de emprego. Tudo pode ser feito a distância, por meio de ferramentas de VoiP ou videoconferência, por exemplo.

EAD e treinamento de pessoal

Como o foco da gestão de pessoas está na educação e qualificação dos profissionais, o treinamento de pessoal é algo que passa a fazer parte do DNA do RH 4.0. Porém, é preciso fazer o investimento nas ferramentas certas para isso.

Nada impede que você contrate, eventualmente, um professor ou palestrante para dar uma aula especial para os seus colaboradores. Porém, pode-se investir em sistemas de educação a distância para o desenvolvimento de pessoal.

Existem treinamentos simples, de boas práticas ou motivacionais, que podem ser adquiridos em vídeo e executados sempre que novos colaboradores forem contratados, por exemplo.

Por que contratar uma empresa especialista em tecnologia na gestão e desenvolvimento de pessoas?

Como as mudanças tecnológicas estão crescendo de forma exponencial em todo o mundo, nem sempre os profissionais de RH conseguem acompanhar todas essas alterações. Por conta disso, contratar uma empresa especialista em tecnologia na gestão e desenvolvimento de pessoas pode ser uma alternativa interessante.

Veja alguns motivos para fazer a contratação desse tipo de consultoria!

Cursos de qualidade

As empresas especialistas nessa área desenvolvem cursos online, que são ideais para a gestão de pessoas. Por meio desses treinamentos, os colaboradores poderão desenvolver habilidades e se tornarem mais aptos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Sistema de gestão

Também são oferecidos sistemas de gestão que auxiliam em todo o ciclo do colaborador dentro da empresa. Esses sistemas possibilitam os processos de recrutamento e seleção, a criação de um plano de carreira, avaliações de desempenho e a demissão dos funcionários, quando for necessário.

A ferramenta ajuda os responsáveis pelo RH a acompanhar todos os processos com muita facilidade, por meio de relatórios de gestão, que servem como base para o desenvolvimento de pessoas.

Ferramenta de mobile marketing

Ter uma boa comunicação com os colaboradores também é uma premissa do RH 4.0. Assim sendo, contar com uma ferramenta de mobile marketing, para o envio de newsletter e comunicados, é importante, e essas empresas disponibilizam ferramentas do tipo.

A Woli é uma companhia de tecnologia que oferece tudo isso e muito mais. Por isso, você não pode deixar de conhecer os serviços que são oferecidos para a gestão e desenvolvimento de pessoas e obter o que há de mais moderno na sua organização.

Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes sobre gestão de pessoas no seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.