Entenda a importância da inclusão social nas empresas

Spread the love

Precisamos conversar sobre a inclusão social nas empresas! Afinal, as organizações não só podem como devem criar ambientes plurais, compostos por pessoas diferentes (em todos os sentidos da palavra). Somente assim é possível atender às mais diversas demandas mercadológicas.

Afinal, cada pessoa é única, faz parte de uma comunidade e tem uma cultura diferente, além de trazer experiências próprias. Quando estamos em um ambiente organizacional, essa cultura se encontra com a de outras pessoas. Portanto, ter um ambiente inclusivo é essencial para construir um espaço que respeite a todos e contribua com o crescimento da empresa.

Quer aprender mais sobre essa temática? Venha conosco!

Entenda qual é a diferença entre diversidade e inclusão social

Muitas pessoas confundem diversidade com inclusão social porque, na verdade, trata-se de termos sinônimos. Mas a diversidade é a representação demográfica, como: percentual de negros, pessoas com deficiências, mulheres, LGBTs e outros.

Por isso, o primeiro passo para sua empresa criar um ambiente inclusivo é contar com todos esses profissionais na sua rede de talentos. Ou seja: é preciso abrir as portas sem se importar com como as pessoas são, zelando pela qualidade do trabalho de cada uma.

Deve-se garantir a diversidade na empresa, permitindo que todas essas pessoas tenham as mesmas chances de serem promovidas ou se desenvolverem em seus cargos. Pense nos principais gerentes da companhia e responda: a diversidade está presente também nos cargos hierárquicos mais altos?

Então, ficamos com a reflexão: além de ter diversidade na sua empresa, é preciso promover a inclusão. Afinal, é isso que faz toda a diferença no ambiente organizacional.

Confira os benefícios da inclusão social

Agora que você já aprendeu que investir na inclusão social nas empresas é importante para o crescimento dos negócios, vamos conferir quais são os principais benefícios da prática? Venha conosco!

Atrai os melhores profissionais do mercado

Ao criar um ambiente onde todos se sintam incluídos, respeitados e com as mesmas condições, você atrai os melhores profissionais do mercado. Isso porque os funcionários sentem que são importantes na sua essência e ficam felizes por fazerem parte de uma empresa inclusiva.

Consequentemente, a empresa atrai e retém os melhores talentos que existem no mercado. Afinal, as pessoas conhecem a importância da inclusão e sabem que buscar somente o melhor salário não importa. É preciso fazer parte de uma companhia que seja socialmente responsável. Assim, todos terão orgulho de “vestir a camisa”.

Motiva o bom relacionamento entre as pessoas

Para promover a inclusão e o respeito às diversidades, sua empresa precisa motivar o relacionamento entre os membros da equipe. Afinal, todas as pessoas devem se sentir incluídas dentro daquele ambiente — e isso não vai acontecer se os funcionários não compreenderem a importância da causa.

Sendo assim, uma empresa inclusiva sempre promove ações que estimulem os relacionamentos. Consequentemente, isso fortalece o time e faz com que as pessoas alinhem seus objetivos pessoais com as metas do negócio.

Podemos afirmar também que há um aumento da competitividade. Afinal, funcionários motivados e unidos trabalham mais, não é mesmo?

Forma equipes mais criativas

Nada melhor do que sugerir ações e ideias para resolver os problemas da empresa “pensando fora da caixa”, concorda?

Outro grande benefício de investir na inclusão social nas organizações é que há a possibilidade de formar equipes muito mais criativas. Isso acontece porque você une diferentes pensamentos e culturas, proporcionando experiências que permitam que a convivência estimule a troca de ideias e promova o aprendizado.

Então, ao fazer isso, você amplia a criatividade da empresa e faz com que a mesma situação seja analisada com pensamentos diferentes. O resultado é um brainstorm bem interessante e rico. Na prática, sua equipe terá condições de oferecer as melhores soluções aos clientes, atendendo às suas reais necessidades com criatividade, inovação e muita estratégia.

Melhora a imagem da empresa

Preocupar-se com a imagem da empresa, desenvolvendo diversas habilidades humanas, é essencial para tornar sua organização mais conhecida e fidelizar clientes. Por isso, saiba que empresas que promovem a inclusão social ganham mais visibilidade diante tanto dos clientes quanto dos olhares de investidores.

Afinal, a companhia cumpre seu papel social e tem uma postura de responsabilidade diante da sociedade. Dessa maneira, faz com que todas as pessoas percebam que se trata de um ótimo lugar para trabalhar ou investir dinheiro.

No entanto, vale ressaltar que é preciso ir além da Lei de Cotas de 1991. A norma estabelece que empresas com mais de 100 pessoas precisam destinar entre 2 e 5% de suas vagas para a contratação de pessoas com deficiência.

Por isso, é preciso ir muito além do que a legislação obriga: deve-se ter um bom programa de contratação e capacitação de todas as pessoas (negros, mulheres, público LGBT e pessoas com deficiência). Somente assim você constrói uma imagem muito positiva da organização e ganha destaque no ambiente corporativo.

Veja como praticar a inclusão social na sua empresa

Depois de aprender o que é e quais são os principais benefícios de investir em inclusão social nas empresas, vamos conferir como praticar isso? Afinal, sabemos que essa preocupação é um dos principais desafios do RH.

Primeiramente, é preciso ressaltar que essa prática deve ser adotada de maneira estruturada, para não gerar desconfortos entre os funcionários. Se sua empresa ainda não pratica a inclusão social, é preciso começar de dentro para fora.

Afinal, de nada adianta contratar diversas pessoas para promover a inclusão e, quanto elas chegarem dentro da empresa, não serem bem recebidas pelos colaboradores. Saiba que os primeiros passos são:

  • ter uma conversa aberta;
  • desenvolver o lado humano;
  • investir em reuniões, palestras e outras atividades que desenvolvam um pensamento aberto.

Lembre-se: não podemos ignorar que ainda existem pessoas mais resistentes às mudanças — e isso não deve atrapalhar na hora da contratação da empresa. Principalmente os líderes ou gestores precisam adotar uma gestão transparente e saber como acolher as culturas diferentes que entram na companhia.

Sendo assim, é necessário criar alternativas diferenciadas para promover um ambiente que gere companheirismo e promova o respeito às diferenças. Além disso, vale ressaltar que o processo deve ser contínuo (e não esquecido com o passar do tempo).

Promover a inclusão social nas empresas é uma estratégia fundamental para desenvolver a responsabilidade social, promovendo um mundo melhor. A prática também atrai os melhores profissionais do mercado, motiva o bom relacionamento entre as pessoas, forma equipes mais criativas e melhora a imagem da empresa.

Neste post, você aprendeu a importância da inclusão social nas empresas. Gostou do nosso conteúdo? Então, temos certeza de que vai adorar saber mais sobre a diversidade no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.