Afinal, o treinamento in company EAD realmente vale a pena?

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Com o avanço tecnológico, a obtenção de informações se tornou um ponto-chave no desenvolvimento da carreira dos profissionais. Por essa razão, não são poucas as organizações que têm investido em treinamento in company EAD para as suas equipes. Afinal, esse modelo de ensino tem se apresentado como uma solução econômica e eficaz.

No cenário mercadológico atual, são grandes os desafios do RH. Dentre as missões desse setor, está a de captar, desenvolver e reter talentos no quadro de funcionários. Contudo, isso deve ser feito com o menor custo possível, pois, em algumas empresas, o orçamento é cada vez mais enxuto.

Continue a leitura deste post e descubra mais sobre esse tipo de curso e as vantagens que ele pode trazer para sua empresa!

O que é o treinamento in company EAD?

O treinamento in company EAD é uma forma de capacitação de colaboradores disponibilizada pela própria empresa e realizada pela internet. É um modelo de curso idealizado para dar assistência aos funcionários em suas ocupações e sanar dúvidas referentes às suas funções e à organização com um todo.

A educação corporativa é um dos meios mais eficazes para alcançar os objetivos de um negócio. Tal ferramenta pode proporcionar um avanço significativo nas habilidades e competências de uma equipe.

Por isso, o auxílio da tecnologia na empresa garante o desenvolvimento e o aprimoramento de seu time, tornando-o, assim, mais alinhado e eficiente na execução de tarefas, garantindo também melhorias no atendimento a seu público externo.

Quais as vantagens do treinamento in company EAD?

O ensino a distância tem trazido inúmeros benefícios para a sociedade atual, pois viabiliza o aprendizado de forma mais ampla e acessível. Não é sem motivo que esse modelo de curso ganha cada vez mais destaque nas mais diversas instituições.

Abaixo, listamos algumas vantagens do treinamento EAD para as empresas. Acompanhe!

Personalização do conteúdo

Cada empreendimento tem a sua cultura. Por vezes, ela é disseminada entre os próprios líderes e funcionários. No entanto, ao repassar informações, alguns pontos importantes podem ser distorcidos, o que, no geral, resulta em problemas difíceis de serem contornados.

Em um treinamento in company, os gestores podem decidir qual conteúdo deve ser ministrado. Com isso, é possível deixar toda a equipe a par dos objetivos da empresa e de como a liderança deseja que eles sejam alcançados, ou seja, quais caminhos devem ser percorridos.

Nesse tipo de curso, as necessidades da corporação são priorizadas, o que, provavelmente, não ocorre em um modelo mais tradicional, pois as escolas precisam abordar conteúdos que estejam dentro de várias realidades e não específicos para uma empresa.

Contextualização com a realidade corporativa

Uma das grandes vantagens de realizar o modelo de curso in company é a possibilidade de trazer para o treinamento os casos ocorridos no próprio negócio, tanto os fracassos quanto os sucessos.

A contextualização com a realidade da empresa torna a capacitação mais eficaz no alcance de seus propósitos, pois auxilia no envolvimento dos participantes, bem como na absorção do conteúdo.

Flexibilidade de cronograma e de horários

Quando a empresa opta por um curso em uma instituição externa, há uma certa dificuldade quanto ao deslocamento de colaboradores e aos horários da capacitação. Isso se dá porque, geralmente, existem outras pessoas participando do treinamento, que ocorre em dias e horários preestabelecidos.

Entretanto, com um curso in company EAD, é a empresa que determina quando o treinamento acontecerá. Tal flexibilidade é um benefício tanto para a organização quanto para o funcionário, que poderá aproveitar melhor o seu tempo.

Fortalecimento do espírito de equipe

Uma das alavancas da produtividade é uma equipe harmônica e em consonância. Com a quantidade de tarefas do dia a dia, nem sempre isso é fácil de se obter, pois cada um se dedica a entregar os seus resultados de forma individual.

Oferecer um treinamento in company tira as pessoas dos seus afazeres e coloca-as em maior contato umas com as outras. A companhia, a troca de ideias, a resolução de problemas e as outras ações do curso são capazes de gerar mais aproximação entre os colaboradores, promovendo a integração e um consequente fortalecimento do time.

Redução de custos com educação corporativa

O treinamento in company realizado por uma empresa já reduz custos por si só, economizando nos gastos com instituições externas e com a liberação de seus funcionários no horário de serviço para que possam se deslocar e fazer o curso.

No entanto, quando a capacitação é no modelo EAD, a economia é ainda maior, pois o mesmo treinamento pode ser realizado por um grande número de pessoas, em horários diferentes. Isso ajuda na manutenção da rotina da corporação, evitando impactos na produção devido ao tempo de inatividade dos participantes do curso.

Ganhos na imagem de empregador

A competitividade do mercado se instaurou dos dois lados, ou seja, tanto quem deseja um bom emprego quanto quem quer contratar bons funcionários têm vários concorrentes.

Contudo, para atrair e manter um corpo funcional que seja eficiente, as empresas precisam aprimorar todos os seus processos, bem como oferecer melhores salários, ampliar os seus pacotes de benefícios, entre outras ações.

A gestão de pessoas pode fazer toda a diferença nesse contexto, pois, ao investir no capital humano, a organização não só promove a melhoria dos serviços e produtos que oferece, como favorece à sua própria imagem diante dos contratados e dos talentos que possam pleitear uma vaga em aberto.

O RH precisa mostrar resultados. Isso implica melhorar a retenção de funcionários para reduzir o turnover, treinar e capacitar, aumentar e nivelar a produtividade dos setores, disseminar conhecimento, padronizar as operações organizacionais etc.

Um treinamento in company EAD é uma oportunidade para se atingir essas e outras metas, trazendo mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho, e, assim, garantindo a satisfação e o bem-estar dos colaboradores em seu cotidiano. Afinal, quando um profissional se sente capacitado para realizar o seu trabalho, a dedicação, o engajamento e um alto desempenho são alguns dos resultados obtidos.

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