Como desenvolver pessoas? Veja aqui!

Spread the love

Colaboradores eficientes, dedicados e capacitados são o ingrediente secreto para a receita de sucesso de um negócio. Contudo, para que as equipes evoluam com a empresa, é necessário desenvolver pessoas.

Uma vez que o capital humano é o responsável pelas atividades que movem qualquer organização, é importante que os colaboradores sejam dotados de competências técnicas e pessoais. Como o mercado vive em constante evolução, é preciso que esses profissionais também mantenham seu conhecimento em ascensão.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com valiosas dicas para atingir esse objetivo, bem como revelamos algumas ferramentas que podem ser implementadas. Continue a leitura e fique por dentro!

Dicas sobre como desenvolver pessoas na empresa

Contar com o apoio de um capital humano em constante evolução é um dos objetivos de toda empresa que busca alcançar resultados positivos. Conhecimento e formação técnica são fundamentais para a composição de equipes de alta performance. Veja 5 dicas para atingir essa meta.

Ofereça formação profissional

Desenvolver pessoas é uma prática comum em empresas que valorizam uma postura estratégica em recursos humanos. Nesse cenário, o networking está intimamente ligado a essas estratégias.

Faculdades, escolas de cursos técnicos e outras instituições de ensino costumam ter interesse em firmar parcerias, o que é ótimo para as organizações. Oferecer formação profissional é uma forma efetiva de contar com equipes de alto desempenho. Além disso, as parcerias firmadas permitem a formação técnica dos colaboradores a um valor muito mais baixo, configurando também um benefício.

Defina objetivos individuais

Procure ser transparente com os colaboradores quanto aos objetivos individuais das atividades exercidas na empresa. Quando a organização é clara sobre o que espera de cada um dos profissionais, fica mais fácil de receber os resultados esperados.

Ao integrar metas a essa comunicação, o efeito pode ser melhor ainda. Ademais, boas premiações fazem com que os indivíduos se dediquem ainda mais, aprimorando sua forma de trabalho e, consequentemente, desenvolvendo suas habilidades profissionais.

Forneça feedbacks

A cultura do feedback é outro requisito obrigatório quando o assunto é o desenvolvimento de pessoas, visto que seu principal objetivo é promover o aperfeiçoamento da conduta dos colaboradores por meio de um retorno a respeito da sua performance no trabalho.

Gestores de RH, supervisores, líderes de setor e até mesmo a alta cúpula da empresa devem estar cientes da importância dessa ação, que tem o poder de corrigir falhas e potencializar características positivas na atuação dos profissionais.

Avalie os resultados

Para descobrir se o treinamento está dando certo e em quais pontos os colaboradores devem melhorar, é fundamental avaliar os resultados  e deixar que a empresa seja avaliada pelos profissionais.

As métricas de avaliação e desempenho devem ser utilizadas no desenvolvimento do capital humano, pois revelam os pontos fracos. Por outro lado, a adoção de questionários anônimos permite que os indivíduos revelem os erros e os acertos da empresa.

Dessa forma, é possível investir nas ações positivas e aprimorá-las, elaborando treinamentos e práticas cada vez mais efetivas para o perfil do público interno da organização.

Invista em benefícios e no bem-estar

Colaboradores felizes são produtivos e engajados. Quanto mais satisfeitos com o ambiente de trabalho e com as condições oferecidas, a tendência é que tenham interesse em evoluir com a organização.

Quando um profissional se interessa em crescer, a empresa cresce junto. Desenvolver pessoas é importante, no entanto, quando essa vontade parte do próprio colaborador, os resultados podem aparecer mais rápido.

Portanto, invista em programas de benefícios e incentivos que melhorem a qualidade de vida no trabalho e na esfera pessoal.

Benefícios de desenvolver pessoas na empresa

Independentemente do tamanho da empresa, é preciso investir em uma boa gestão de pessoas, que seja capaz de engajar e qualificar as equipes. O resultado não pode ser outro: equipes qualificadas melhoram a competitividade e elevam o faturamento.

Reduz o turnover

Treinar e desenvolver colaboradores são ações que aumentam os níveis de satisfação desses profissionais com o trabalho e revelam talentos em potencial para ocupar cargos de liderança e outras posições de destaque dentro da organização. A possibilidade de se qualificar e atingir outros patamares se reflete na redução do turnover.

Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade é outra tendência do desenvolvimento de pessoas. Quanto mais capacitação, mais elevada será a qualidade do trabalho realizado, tanto internamente quanto no atendimento aos clientes. Além disso, diminui os erros e o retrabalho.

Melhora o clima na organização

Quando os colaboradores são submetidos a treinamentos, a integração é promovida. Mesmo que a empresa opte pela educação corporativa EAD, ainda assim todos estarão envolvidos em uma atividade em comum, o que ameniza a hierarquia e facilita a interação, já que os funcionários terão um assunto para conversar, não importa o setor de atuação ou a posição ocupada.

Essa igualdade quebra algumas barreiras entre os profissionais, além de ser uma ótima oportunidade para a empresa demonstrar que se preocupa com todos os colaboradores por igual, independentemente do cargo.

Amplia a capacitação dos colaboradores

Como já mencionamos ao longo do artigo, desenvolver pessoas é um ato que promove o aumento da capacitação dos profissionais. Colaboradores qualificados não só conhecem mais, como também podem lidar melhor com imprevistos e trabalhar mais rapidamente na solução de problemas.

A agilidade em perceber um ponto que merece atenção pode salvar a empresa de um problema gravíssimo em relação à imagem ou às finanças. Por isso, capacitar os funcionários também é uma ação de prevenção.

Soluções que podem ajudar

A Woli vem trabalhando ha 15 anos em busca das melhores soluções em educação corporativa. Ela conta com diversas opções de sistemas que contribuem para o desenvolvimento do capital humano de uma empresa. Conheça alguns:

  • Performance RH: visa aprimorar as aptidões dos colaboradores por meio do mapeamento de habilidades e da avaliação de desempenho;
  • Treinamento de Produtos: propõe o treinamento para equipe de vendas baseado em técnicas de gamificação;
  • Talento RH: permite que a empresa traduza com simplicidade os mais diversos tipos de conteúdos, transformando-os em aulas para seus colaboradores;
  • Treina RH: sistema que permite o gerenciamento de treinamentos, promovendo a educação continuada;
  • Pílula do Conhecimento: permite que o gestor de RH dissemine informações entre os mais diversos perfis de público interno de uma empresa. 

Ficou interessado em desenvolver pessoas e quer conhecer mais sobre o que a Woli oferece? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.