Entenda porque o capital humano pode ser um diferencial competitivo

Spread the love

Cada vez mais as empresas estão percebendo a importância de investir no capital humano para gerar uma grande vantagem em relação à concorrência. Afinal, não é nenhum segredo que, se a equipe estiver motivada, alcança resultados satisfatórios com mais facilidade.

Ao contrário, quando a sua empresa não investe no capital humano, perde talentos para a concorrência, cria um clima improdutivo para se trabalhar e ainda diminui a lucratividade — afinal, os funcionários não se empenham em executar as tarefas rotineiras com maestria e em garantir excelentes resultados para os negócios.

Você ficou interessado nessa temática? Então, continue a leitura e aprenda como o capital humano pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa! Vamos lá?

O aumento da produtividade do time

Pense conosco: se os seus funcionários produzissem 50% a mais durante o horário de trabalho, não aumentariam (e muito) os indicadores comerciais da sua empresa?

Sendo assim, saiba que uma ótima alternativa para aumentar a lucratividade do seu negócio é investir no capital humano. Afinal, se os seus colaboradores estiverem engajados, eles produzem mais.

A promoção da satisfação dos consumidores

Se o seu cliente é bem atendido e os seus problemas são resolvidos, ele tende a continuar comprando da sua marca, certo? Por isso, quanto mais preparados os funcionários estiverem para atender o consumidor moderno, mais facilmente a sua empresa conquistará promotores para o seu negócio.

Dessa maneira, além de promover a satisfação do time interno (que percebe que a empresa investe e se importa com o seu trabalho), essa ação possibilita a lealdade dos seus consumidores.

A redução do índice de rotatividade dos colaboradores

Se o seu funcionário não sente que o seu trabalho é importante ou não vê perspectivas de crescimento, tende a ficar desmotivado. Afinal, ele percebe que os seus esforços não valem a pena.

Assim, logo que surge uma nova oportunidade de emprego, ele não pensa duas vezes antes de sair da sua empresa. Dessa forma, a sua organização perde um grande talento e ainda precisa se preocupar com rescisão, contratação e treinamento de um novo funcionário.

Resumindo, não é saudável ficar trocando a equipe o tempo inteiro. Portanto, invista no capital humano para fidelizar os seus funcionários e diminuir a rotatividade.

A diminuição do absenteísmo

Se um funcionário se atrasa ou falta ao trabalho, a rotina fica prejudicada, afinal, isso afeta diretamente a eficácia da empresa. A ausência (justificada ou não) só traz prejuízos para qualquer tipo de negócio.

No entanto, se o funcionário percebe valor no seu trabalho e se sente valorizado, faz de tudo para manter o seu emprego, porque sabe que essa é uma ótima oportunidade, que ele não pode deixar passar.

Por isso, se o colaborador percebe que o capital humano é importante, sente-se mais valorizado. Consequentemente, só falta ao trabalho quando é realmente uma questão de urgência.

A promoção do engajamento da equipe

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente no qual as pessoas se dão bem e que há um espírito de equipe, não é mesmo? É muito gratificante ver que os colegas trabalham unidos e que o líder conduz o time rumo ao sucesso.

Por isso, outra grande vantagem de investir no capital humano é que essa ação promove o engajamento da equipe. Quando a empresa valoriza o trabalho do colaborador, faz com que ele tenha mais interesse em fazer parte do time.

O maior retorno sobre o investimento (ROI)

Todo o investimento aplicado nas pessoas do seu negócio reflete em ações positivas. A qualidade do trabalho melhora, os níveis de lealdade dos funcionários aumentam e sua empresa conquista ótimos resultados para os negócios.

Por exemplo, quando você investe na educação dos funcionários (com cursos de capacitação, treinamentos e outros) faz com que eles tragam novidades para colocar em prática na empresa.

Isso promove a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela sua companhia, além de manter o funcionário motivado por perceber que os seus esforços têm valor.

Portanto, todo o investimento em cursos é revertido na satisfação do seu cliente (que compra cada vez mais e ainda promove o nome da sua marca no mercado). Assim, podemos afirmar que investir no capital humano traz mais retorno sobre o investimento.

As formas de investir no capital humano

Agora que você aprendeu alguns motivos pelos quais o capital humano é considerado um grande diferencial competitivo, vamos aprender como investir nesse ponto?

Primeiramente, é preciso ressaltar que, para manter um funcionário motivado na empresa, o salário alto não é o único fator decisivo. Veja outros benefícios que você pode oferecer para motivar o seu colaborador:

  • investir em um plano de saúde para ele e para a sua família;
  • proporcionar cursos e treinamentos de capacitação;
  • promover o desenvolvimento de liderança;
  • oferecer horários diferenciados;
  • promover jogos e gamificação;
  • ter um bom plano de carreira baseado no seu desenvolvimento;
  • promover diversas ações de comunicação interna.

Entre essas ações, precisamos dar um destaque maior para a capacitação dos colaboradores — ela é uma das estratégias mais recomendadas, devido à sua eficiência. Afinal, os cursos de capacitação permitem que o funcionário explore novos horizontes, conheça e troque ideias com pessoas da sua área de atuação e ainda tenha insights poderosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas.

Além disso, os cursos e treinamentos permitem que o funcionário aprenda como sair na frente da concorrência. Isso acontece porque ele estuda o mercado, o consumidor moderno e as principais tendências do segmento. Dessa forma, pode trazer ações importantíssimas para que a sua empresa apenas cresça e se destaque.

Ah! Também vale considerar que as habilidades humanas são os principais pilares da gestão de pessoas. Por isso, investir em treinamentos que proporcionem o seu desenvolvimento é sinônimo de conquistar o mercado com mais rapidez e facilidade.

Como vimos, o capital humano é um dos bens mais valiosos para todas as organizações. Por isso, quando a empresa percebe a importância do assunto e investe em ações relevantes para promover a satisfação dos funcionários, cria um grande diferencial competitivo. Consequentemente, sai na frente da concorrência e turbina os negócios.

Gostou das informações deste artigo? Então, que tal aprender mais sobre a capacitação do capital humano na sua empresa?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.