Benefícios para os funcionários: por que é tão importante investir?

Tempo de leitura: 6 minutos

No cenário econômico atual, sabemos que há uma grande dificuldade no ambiente empresarial com relação a conquistar e reter talentos. Esses desafios da gestão de Recursos Humanos (RH) é o que fazem as empresas pensarem, cada vez mais, no investimento em benefícios para os funcionários.

Investir nesses benefícios é importante tanto para manter os funcionários motivados e comprometidos, quanto para reduzir os custos de demissão e contratação de um novo talento. Você já parou para pensar nisso?

Por isso, preparamos este post: com ele você vai aprender sobre a real importância de investir em um bom plano de benefícios para os funcionários. Ficou interessado? Então venha conosco!

Promove a satisfação da equipe interna

Em primeiro lugar, precisamos aceitar que o perfil dos trabalhadores mudou. Hoje, eles não querem mais apenas trabalhar o mês inteiro (fazendo as mesmas coisas todos os dias) para garantir o seu dinheiro ao final do mês. É claro que isso é importante, mas não é a chave da questão.

O perfil do trabalhador atual exige muito mais do que um bom salário: para se sentir satisfeito ele precisa saber que faz parte e é importante para a organização. Mas, como ele entende isso?

A resposta para essa questão é muito simples! Isso é possível por meio de bons benefícios. Vale-alimentação e vale-refeição já não são mais vistos como diferenciais. É preciso investir em outros campos. Confira algumas ideias:

  • flexibilidade de horários;
  • planos de previdência privada;
  • planos de assistência médica;
  • orientação nutricional;
  • prática esportiva;
  • viagens;
  • cuidados com saúde e bem-estar;
  • programas de educação financeira;
  • eventos temáticos;
  • dia com a família;
  • educação contínua;
  • torneios internos;
  • ginástica laboral;
  • café da manhã na empresa;
  • sala de lazer;
  • educação corporativa;
  • biblioteca.

Cria um clima organizacional produtivo

Sabemos que o clima organizacional afeta diretamente na forma de trabalhar da equipe: um clima saudável induz à produtividade, já um clima pesado reduz o ritmo de produção.

Se existem desacordos, fofocas, mentiras e muita competitividade no ambiente, isso faz com que o clima se torne difícil para se trabalhar. De acordo com os pensamentos de Idalberto Chiavenato, o clima organizacional está diretamente relacionado com o grau de satisfação e motivação dos funcionários.

Por isso, investir em benefícios é fundamental para trabalhar essas questões dentro da empresa. Mas, de nada vai adiantar você sair criando benefícios aleatórios.

Por exemplo: você acha que os seus funcionários se sentirão mais motivados se você investir no vale-combustível. Contudo, o que eles realmente precisam é de um curso de especialização para conseguir desempenhar as suas atividades com maestria. Então, o vale-combustível não seria o melhor investimento, você concorda?

Dessa maneira, o primeiro passo é entender como está o clima organizacional (e monitorá-lo) por meio das pesquisas de satisfação interna. Por meio delas é possível entender o que o funcionário sente, o que está faltando e como a empresa pode ajudar. Assim, é muito fácil investir nos planos de benefícios que eles realmente precisem.

Favorece o desenvolvimento de parcerias

Ter boas parcerias é fundamental para ganhar tempo e dinheiro. Quando falamos em benefícios para os funcionários, muitos empreendedores pensam que é necessário investir quantidades absurdas de recursos financeiros na ação. Mas, isso nem sempre é verdade!

Você pode propor parcerias com outras empresas para criar benefícios personalizados, por exemplo, algum convênio em uma academia próximo a sua localidade, ou trocar serviços: a sua organização oferece algo que pode ser de interesse do parceiro e ele te ajuda nos benefícios para a sua equipe. Essa troca de serviços é muito válida no ambiente organizacional.

Faz com que sua marca se torne mais conhecida

Outra grande vantagem de investir nos benefícios para os funcionários é que, quando você os deixa satisfeitos, eles trabalham mais e melhor, não querendo sair de sua empresa quando recebem outra oportunidade de trabalho (e, principalmente no caso de ser um grande talento, sabemos que isso acontece diariamente).

Assim, você não gasta dinheiro e tempo com a demissão do funcionário e, o mais trabalhoso, encontrar um novo talento e gastar tempo treinando-o para desempenhar a mesma função.

Consequentemente, a sua marca começa a criar um nome forte no mercado, por ser reconhecida por uma boa empresa para se trabalhar. E, nada melhor do que saber que as pessoas gostam de fazer parte de seu negócio, você concorda?

Estimula a mudança de comportamento

Sabemos que com o passar dos anos de um funcionário dentro de uma empresa, a tendência é que ele desempenhe as suas atividades de maneira mecânica, pois está acostumado a fazer isso diariamente.

Contudo, para que as empresas prosperem, sempre é necessário inovar e se adaptar às novas tecnologias. Mas, quando falamos em mudança, isso nem sempre é visto com bons olhos por parte da equipe. Isso porque toda mudança gera desconfiança, medo e um certo tipo de bloqueio. E isso não é saudável para as organizações.

Então, ter um bom plano de benefícios faz com que os funcionários, motivados, comprometam-se a aceitar as mudanças e tornar esse momento positivo, entendendo isso como uma boa oportunidade de crescimento.

Outro exemplo que cabe aqui é quando a empresa possui um bom plano de carreira: os funcionários sabem que vão ter mais benefícios e aumento de salário conforme vão adquirindo mais conhecimento em sua área de atuação. Dessa maneira, eles querem investir em sua carreira para aprimorar os seus conhecimentos e, consequentemente, melhorar os processos e trazer inovações para a sua organização.

É muito importante que as empresas saibam sobre a importância de investir em benefícios para os funcionários. É por meio deles que a equipe interna percebe valor em seu trabalho, empenha-se em desempenhar as suas atividades com maestria e também se mantenha motivada criando um clima organizacional agradável e favorável ao crescimento.

Com este post você conferiu algumas das principais vantagens em investir em bons benefícios para os funcionários. Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e que ele tenha ajudado.

Falando nisso, que tal você compartilhá-lo em suas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para que seus amigos também tenham acesso a este conteúdo? Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *