6 práticas para o monitoramento de produtividade da equipe

Tempo de leitura: 6 minutos

Na atualidade, não basta ter o melhor serviço ou o melhor produto se você não contar com um excelente monitoramento de produtividade da equipe. Para garantir o crescimento da sua organização, é preciso investir em métricas que avaliem as falhas e os acertos do time.

Não é nenhuma novidade que a produtividade da equipe é essencial para a empresa se destacar no mercado. Por isso, quando você mensura os resultados, verifica quais são os principais fatores que influenciam na sua rotina.

Quer saber quais são os segredos para um bom monitoramento de produtividade da equipe? Confira seis boas práticas a seguir!

1. Crie uma cultura de monitoramento diário

O primeiro passo para você monitorar a sua equipe é criar uma cultura de produtividade dentro da organização. Afinal, ela precisa compreender que a sua empresa preza pela qualidade e eficiência do seu público interno.

Criar uma cultura de automonitoramento diário é a melhor maneira para alcançar um índice de produtividade global. Por isso, estabeleça metas diárias e pessoais para cada funcionário. Assim, o foco passa a ser apresentar resultados satisfatórios e melhorar o seu desempenho.

Os funcionários precisam compreender que atingir metas não se trata de quem é melhor ou pior na sua rotina. Metas norteiam o trabalho e mostram que a cada dia é preciso aperfeiçoar o seu ritmo, comemorar os ganhos e diminuir os erros.

Quando eles compreendem a real importância das metas, têm mais plenitude para aprimorar os seus afazeres. Eles entendem a importância de se dedicar ao máximo no seu trabalho, porque o crescimento da organização depende da sua dedicação.

2. Contrate bons líderes

O líder é responsável por conduzir a equipe rumo à produtividade. Ele avalia o desempenho de cada funcionário, presta feedbacks construtivos e encontra maneiras de administrar o trabalho com foco em resultados.

Por isso, a sua empresa precisa contratar um líder capacitado para a função. Ele, além de coordenar as métricas, deve encontrar maneiras para impulsionar o desempenho do seu time.

O verdadeiro gestor entende o perfil dos funcionários, compreende as suas expectativas e precisa estar atento às suas necessidades. Assim, quando percebe que há algo errado ou que está engessando o desempenho do funcionário, adota medidas construtivas.

Além disso, ele é um dos principais responsáveis por motivar a equipe. Você já sabe que um funcionário motivado produz muito mais, certo?

3. Treine a sua equipe para alcançar resultados

Temos a certeza de que na sua equipe há funcionários mais talentosos e dedicados do que outros. Isso porque alguns talentos já possuem a bagagem e o discernimento de cumprir metas.

Contudo, para estabelecer uma cultura de monitoramento, você precisa treinar toda a sua equipe para alcançar resultados satisfatórios. Eles precisam entender que de nada vai adiantar cumprir a sua carga horária e desempenhar as suas atividades de maneira mecanizada.

Os funcionários precisam ser treinados para ir em busca de resultados cada vez melhores. Isso significa que eles precisam receber constante treinamento não somente sobre as suas tarefas (temas técnicos), mas também sobre temas gerais que comprometem o seu dia a dia. Confira algumas ideias:

  • oficina de criatividade;
  • palestra sobre como otimizar o tempo;
  • painéis sobre tendências no seu setor;
  • práticas de ginástica laboral;
  • clube da leitura;
  • oficinas para melhoria da qualidade de vida;
  • bate-papo sobre nutrição e práticas esportivas;
  • workshops para ser mais produtivo;
  • teatro motivacional;
  • seminário sobre inteligência emocional.

4. Disponibilize as melhores ferramentas de trabalho

Muitas empresas cobram produtividade quando não oferecem as melhores ferramentas de trabalho.

Por exemplo, de nada vai adiantar você cobrar novos clientes da equipe comercial se a central de atendimento telefônica está sempre com problemas. De nada vai adiantar você cobrar peças gráficas melhores se não disponibilizar as ferramentas pagas que os profissionais de marketing precisam.

Portanto, para que o funcionário cumpra as suas metas, ele precisa ter à disposição os melhores instrumentos para otimizar o seu trabalho, como:

  • internet rápida;
  • central telefônica ágil;
  • computadores de qualidade;
  • softwares adequados;
  • treinamentos constantes;
  • tempo para feedbacks e follow up.

5. Tenha metas e objetivos claros

Saiba que apenas pendurar um cartaz no mural de comunicação interna apresentando os indicadores não surte nenhum efeito na sua equipe.

Você precisa ter uma comunicação de mão dupla com os seus funcionários. Para isso, invista em reuniões semanais, de preferência, na segunda-feira.

A nossa sugestão é que nesse encontro você apresente os resultados da semana que passou (se o time atingiu as metas e os objetivos), passando um feedback detalhado e conversando sobre os erros e acertos. Depois, apresente as metas para a semana, troquem ideias e criem estratégias para a sua concretização.

Lembre-se de que é importante celebrar os resultados positivos como uma maneira de incentivá-los. Para melhorar esse processo, invista em prêmios e bonificações para a equipe que alcançar as metas. Dessa maneira, você os mantêm motivados e empenhados em buscar resultados.

Mas atenção! Para que o sistema de monitoramento funcione, é importante que o gestor esteja diariamente controlando o desempenho da equipe. Assim, fica mais fácil prevenir problemas e desvios e corrigir o que não está acontecendo da maneira que deveria acontecer.

6. Contrate um bom software para o monitoramento

Para otimizar o tempo e ajudar a alcançar resultados positivos em curto prazo, contrate um bom software que monitore a produtividade da sua equipe.

Sabemos que as empresas buscam, cada vez mais, reduzir os seus custos. Contudo, é muito importante usar a tecnologia ao seu favor e investir em uma plataforma que permita indicadores de desempenho precisos.

A plataforma acompanha a produção diária do trabalhador e gera relatórios completos sobre o seu desempenho. Além disso, fica mais fácil acompanhar os projetos em andamento e o prazo para a sua conclusão.

Acompanhar o monitoramento de produtividade da equipe é uma excelente estratégia para que a sua empresa tenha mais lucratividade e alcance resultados satisfatórios a curto prazo. É uma forma para motivar, incentivar e acompanhar a evolução do público interno, estabelecendo relacionamentos de confiança.

Com este post, você conferiu os principais segredos das práticas para o monitoramento de produtividade da equipe. Quer saber como ter excelência no seu setor de Recursos Humanos? Entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *