6 dicas para evitar o autoritarismo

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Gestão Democrática

Estamos quase findando a segunda década do século XXI e infelizmente ainda existem organizações onde o autoritarismo domina e quando os negócios acabam não dando certo, ainda se questiona qual foi erro. Autoridade e autoritarismo não são sinônimos! No cenário atual encontramos uma geração de equipes autogeridas que anseiam por democracia, gestão descentralizada e participativa. Por isso listamos 6 dicas para você atuar e reluzir como um líder moderno e efetivamente eficaz.

1 – Inspire sua equipe: Aqui podemos refletir sobre aquele famoso ditado: Palavras movem, exemplos arrastam! Ações e exemplos não são simplesmente a melhor, senão a única forma de persuadir positivamente seus colaboradores.

2 – Saiba dar e receber feedbacks: Faça sempre pensando em contribuir com a performance profissional. Sensibilidade e senso crítico para sinalizar e corrigir os erros, bem como reconhecer os acertos. Seja justo, imparcial e atue como mentor de sua equipe.

3 – Estabeleça indicadores: Para uma atuação democrática é necessário permitir a participação da equipe, porém é de suma importância fazer medições sobre o que pode ser aprimorado. Padronize os processos e estabeleça indicadores e objetivos para que cada um desses permaneça sempre em evolução.

4 – Seja um arquiteto de mudanças: Não aceite o mínimo ou o “mais ou menos”. Sua equipe pode mais! Acredite nela e certifique que os componentes dela saibam disso.

5 – Trate todos com polidez e respeito: Lembre-se que cada colaborador é um ser humano, existe um universo em cada um e devemos ter muito respeito ao adentrar esse “solo sagrado”. Você como líder precisa reconhecer as limitações e o valor intrínseco de cada colaborador.

6 – Invista no capital intelectual: Mostre para a empresa a necessidade de investimento contínuo na capacitação das pessoas, pois para existir um equipe autogerida e participativa, ela precisa estar bem preparada para os desafios do mercado. Hoje existe tecnologias para facilitar e gerir o processo, fazendo com que as equipes otimizem a produtividade e se sintam engajadas e valorizadas.

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