Treinamento mobile: o que é e 7 vantagens imperdíveis

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando falamos em treinamentos para funcionários, uma das tendências que traz diversos benefícios para as organizações é o conceito de treinamento mobile, ou mobile learning.

Ele funciona como um curso ou treinamento normal, porém, pode ser acessado quando e onde quiser, basta ter conexão mobile com a internet. Nos cursos, podem ser abordados desde temas motivacionais até sobre as normas mais técnicas que são aplicadas no seu dia a dia — o tema varia dependendo do curso e dos objetivos da organização.

Isso acontece porque houve um crescimento no mercado dos dispositivos móveis (tablets e smartphones), fazendo com que a procura pela aprendizagem no meio digital fosse muito solicitada. Vamos conhecer quais são as 7 principais vantagens dessa nova tecnologia? Continue com a leitura e confira!

1. Aproveita o tempo livre dos colaboradores

Muitas pessoas têm interesse e vontade de aprender novos conceitos que agreguem valor ao seu currículo, no entanto, com a correria do dia a dia, não conseguem um tempo fixo para ir até uma instituição de ensino.

Por isso, um dos principais objetivos do treinamento mobile é a sua conveniência, porque presta suporte e treinamento ao funcionário em qualquer lugar e horário do dia.

Assim, ele pode realizar o seu treinamento no ônibus indo para o trabalho, no seu horário de almoço e até mesmo durante os tempos ociosos que ele passa navegando na internet.

A grande vantagem é que os treinamentos são realizados em blocos curtos de informações, não sendo necessário que ele passe 4 horas seguidas na frente do seu dispositivo. Assim, ao mesmo tempo em que o curso propõe novas aprendizagens, respeita o espaço e o tempo do seu funcionário.

2. Garante flexibilidade nos treinamentos

Com o treinamento mobile o funcionário estuda no período que especificar para isso. As sessões permitem que ele estude no seu ritmo, jamais pressionando para que ele conclua os módulos rapidamente.

Dessa maneira, como já citamos, o funcionário pode realizar outras atividades enquanto estuda, como tarefas domésticas ou, até mesmo, dirigindo para o trabalho (ouvindo as lições pelo bluetooth do carro). Isso garante que ele se mantenha mais motivado e retenha as informações de uma maneira mais rápida e eficaz.

3. Possibilita diversos tipos de treinamento

Outra grande vantagem do treinamento mobile é que ele pode ser elaborado de acordo com o objetivo da empresa e perfil dos funcionários. Confira os principais modelos utilizados:

Videoaulas

As videoaulas são as mais tradicionais: os vídeos são gravados em um estúdio que tenha uma excelente qualidade de imagem e som e são disponibilizados no ambiente online. Elas podem ser assistidas tanto no modo online quanto offline — vai depender do recurso e do fornecedor.

Aplicativos

Os aplicativos são desenvolvidos de acordo com as exigências que a empresa oferece, criando conteúdo multimídia e com a opção extra da interação: os usuários podem enviar as suas dúvidas e, até mesmo, criar uma sala de bate-papo entre os demais participantes.

Livros digitais

Os livros digitais favorecem a leitura de temas técnicos e motivacionais. Eles normalmente estão no formato de PDF e o funcionário pode escrever comentários e destacar trechos que considerar importante.

Gamificação

Outra tendência no mercado corporativo é inserir a gamificação nas empresas. Mas como essa tecnologia funciona? É simples: por meio de jogos, os funcionários aprendem os principais conceitos sobre determinado tema. Além disso, ela estimula a competição saudável entre os setores.

4. Cria uma cultura de aprendizagem

Os funcionários trabalham mais motivados quando percebem que a empresa enxerga valor no seu trabalho e investe no seu potencial. Ao disponibilizar cursos e treinamentos, cria uma cultura de aprendizagem e faz com que eles sempre busquem melhorar o seu desempenho nas suas tarefas diárias.

Os treinamentos incentivam o compartilhamento do conhecimento com os colegas em todos os setores, e essa troca de informações é muito valiosa para as empresas, que saem na frente da concorrência por sempre terem novas ideias sobre os processos produtivos.

5. Envolve todos os funcionários

Quando a sua empresa investe em cursos e treinamentos presenciais, normalmente indica os principais líderes dos setores para que possam realizá-lo. Já, o treinamento mobile permite envolver todos os talentos, fazendo com que eles se sintam igualitários, tendo os mesmos direitos.

Isso garante mais produtividade, uma vez que os funcionários percebem que precisam se envolver e se engajar mais com a organização para atingir os seus objetivos e alcançar as metas diárias. Assim, todos eles percebem que o seu trabalho e contribuição são decisivos para a obtenção de resultados positivos.

6. Promove a satisfação do funcionário

Os programas de incentivo ou de benefícios devem fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa. O treinamento mobile é um bom exemplo, porque proporciona excelentes recompensas ao time.

Além disso, as plataformas permitem que você crie prêmios virtuais ao concluir um módulo do curso, ou receber a certificação e um bônus salarial. Tudo isso é essencial para reconhecer a importância do funcionário dentro da sua empresa e promover a sua satisfação.

7. Proporciona retorno ao investimento

Quando a empresa investe em treinamentos para melhorar o capital humano, significa que anseia ver valor nessa atividade, você concorda? A organização disponibiliza o curso, contudo, quer que o funcionário aplique as teorias e vivência aprendida em seu dia a dia.

Por isso, é possível mensurar se os funcionários estão, de fato, realizando os cursos e comparar com os indicadores de desempenho. Esses indicadores precisam ser apresentados para todos os colaboradores, para deixar claro que a empresa está investindo no seu potencial e, para isso, quer ver resultados.

Essa atitude proporciona índices claros sobre o retorno do investimento e fica muito fácil mensurar se a estratégia está atingindo os objetivos da organização.

O treinamento mobile é uma tendência mercadológica que está dando certo no ramo organizacional. Por meio de cursos e treinamentos com acesso pelos dispositivos móveis, é possível aumentar a satisfação do time e encontrar novas maneiras para sair na frente da concorrência e ver os indicadores comerciais aumentando.

Neste post, você conferiu 7 vantagens do treinamento mobile. Gostou da ideia? Vai aplicar na sua empresa? Então, confira um pouco mais sobre como funciona o modelo de aprendizagem autodirigida. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *