Por que o clube de leitura pode ser um recurso para minha equipe?

Tempo de leitura: 6 minutos

O clube de leitura está sendo muito utilizado nas empresas como um recurso que possibilita o desenvolvimento tanto da equipe interna quanto da organização em geral. Isso porque é por meio dos hábitos de leitura que é possível desenvolver o lado intelectual dos funcionários, já que a prática aumenta a criatividade e também o senso crítico — características essenciais para o crescimento de qualquer negócio.

Vivemos em um cenário em que as novas tecnologias e a transformação digital possibilitam esse crescimento, então, questionamos: você entende a importância que o clube de leitura tem para a sua empresa? Confira tudo sobre o assunto lendo o nosso post completo!

Geração de engajamento e integração entre os colaboradores

A partir do momento em que a empresa investe em um clube de leitura, fortalece os laços entre os funcionários. Isso porque esse é um espaço para:

  • dividir ideias;
  • promover a integração;
  • criar novas experiências;
  • ampliar o vocabulário;
  • promover a melhoria na comunicação oral e escrita;
  • proporcionar o conhecimento com diversão;
  • debater ideias sem julgamentos;
  • incentivar a prática de leitura.

Contudo, apenas inserir uma biblioteca física na empresa ou fazer a assinatura de biblioteca virtual e colar uns cartazes no mural de comunicação interna para divulgar a ação não é eficaz.

Você precisa promover a cultura de leitura criando um planejamento estratégico e tendo um cronograma detalhado de todas as ações, inclusive, apostando em diversas ferramentas para o incentivo. Citaremos alguns exemplos para sua inspiração:

Bonificação por leitura

Depois de criar um cronograma de leitura (por exemplo: é necessário ler um livro por mês), reserve um horário para o debate de ideias entre gestores e funcionários. Nesses encontros, você pode sortear alguns brindes relacionados à cultura:

  • vale-cultura;
  • livros;
  • treinamentos on-line;
  • tablets e aparelhos que favorecem a leitura virtual.

Isso porque, a partir do momento em que há a possibilidade da bonificação, os funcionários interagem e empenham-se mais. Do contrário, principalmente, em se tratando de pessoas que não têm o hábito da leitura, eles podem não participar da ação por não ver benefícios a curto prazo.

Palestras com os autores

Principalmente no caso de a empresa solicitar a leitura de um determinado livro, promova palestras com os autores. Nesse mesmo dia, os funcionários podem ganhar um livro autografado.

Se isso não for possível, pesquise por palestras motivacionais que falem sobre o mesmo assunto do livro.

Premiação para a melhor redação

Outra ideia para a sua organização desenvolver o hábito da leitura é estabelecer que, mensalmente, os funcionários precisam escrever uma redação falando a respeito do que entenderam sobre o assunto.

Assim, todo mês será escolhida a melhor redação e, ao final do ano, as 12 melhores redações concorrem a uma viagem para um local determinado pela empresa.

Amigo-secreto com livros

Ao final do ano, no tradicional amigo-secreto que as empresas fazem para promover a integração entre os funcionários, é possível realizar a ação de uma maneira diferente: presentear o amigo com um livro.

Manutenção dos hábitos de leitura e desenvolvimento do senso crítico

Atualmente, estamos em um momento em que os livros estão invadindo as organizações para desenvolver o lado intelectual dos funcionários, possibilitando novas ideias e a solução de problemas diários.

A leitura permite viajar para outros mundos, conhecer novas culturas e novos pensamentos sem sair do lugar. Esse é o melhor momento tanto para que a equipe interna desenvolva esse hábito quanto para promover o senso crítico sobre o assunto em questão.

Tornar os funcionários comprometidos com o hábito de leitura faz com que eles aprimorem a sua comunicação oral e escrita, ampliando o seu vocabulário e, consequentemente, melhorando o foco em suas atividades rotineiras.

Possibilidade de novos direcionamentos para a tomada de decisões

A profundidade do entendimento dos conceitos é importante porque, quando os funcionários compreendem determinado assunto, é mais fácil aplicarem-no em seu dia a dia.

Por isso, muitas empresas focam em leituras que proporcionem resultados positivos dentro do ambiente organizacional. Além disso, a prática faz com que as pessoas alavanquem as suas carreiras, pois elas terão mais conhecimento sobre o assunto de sua área.

Melhora da produtividade em todos os setores

O clube de leitura faz com que os funcionários se tornem mais comprometidos com o seu desempenho.

Por isso, é preciso manter um cronograma de leitura, a fim de ter controle de quanto tempo os funcionários estão utilizando com determinado livro e se isso, de fato, está gerando algum resultado em sua produtividade.

O ideal é que sejam trabalhados livros que reflitam o momento que a empresa está enfrentando. Podem ser utilizadas obras com temas gerais, por exemplo:

  • otimização do tempo;
  • como diminuir o estresse e a ansiedade;
  • como ser mais produtivo;
  • benefícios da prática esportiva.

E também podem ser trabalhados livros por setores: marketing, recursos humanos, produção etc.

Viabilidade da conexão e do monitoramento do RH

De nada vai adiantar promover um clube de leitura sem ter um acompanhamento e uma boa mensuração de resultados. Assim, você apenas cria uma ação sem saber se está tendo (ou não) os resultados esperados.

Isso porque, ao induzir os funcionários a lerem determinado livro, é necessário ter a compreensão de que nem sempre eles o farão, justamente pelos motivos que já citamos: falta de tempo e manutenção de outras prioridades.

Então, um conceito que está sendo muito bem trabalhado nesse cenário é a metodologia Ler e Agir, que é uma evolução do clube de leitura. Você sabe como funciona?

Ela é uma ferramenta que possibilita a conexão entre os leitores por uma plataforma EAD, contando com profissionais especializados e tutores que ajudam nas dúvidas e na orientação do trabalho.

A empresa terceirizada estuda o ambiente organizacional e sugere livros que atendam a essas necessidades do dia a dia empresarial, apresentando o tema aos funcionários por meio de atividades práticas baseadas no contexto do livro e do seu universo. E o melhor de tudo é que o setor de Recursos Humanos tem o gerenciamento desse processo, conseguindo monitorá-lo.

O clube de leitura é uma excelente maneira de promover a cultura empresarial e, além disso, trabalhar conceitos que ajudem os funcionários a realizarem as suas atividades diárias. Além de ampliar o seu vocabulário e melhorar a comunicação oral e escrita, a prática permite que eles se empenhem e tenham mais foco em seu dia a dia.

Com este post, você aprendeu alguns benefícios que o clube de leitura proporciona no ambiente empresarial. Você gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *