Marketing Digital: Como usá-lo no mercado atual e obter a captação de novos clientes.

Tempo de leitura: 6 minutos

Você vai ler neste artigo:

• O seu consumidor está online!

• Mas afinal, do que se trata essa tecnologia?

• Diferenciais do Marketing Digital.

• Aprofundando um pouco mais na atmosfera do Marketing.

• Conheça e entenda o seu cliente (não é tão difícil assim).

• O Marketing descomplicado.

• Cálculo do ROI (Retorno sobre o investimento).

• Antes de tudo, invista no seu conhecimento!

Vivemos em uma era em que tudo acontece com extrema velocidade: informações que não param de chegar, inovações, transformações e tudo isso com uma tecnologia assustadora! Porém, vivemos também com uma palavra que parece ter se tornado fixa no vocabulário dos brasileiros: “Crise”.

Entretanto, já diziam os mais sábios:  “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Neste tempo em que algo parece travar o empreendedor, surge a facilidade que a tecnologia nos proporciona: o Marketing Digital.

O seu consumidor está online!

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Segundo estudos internacionais, o brasileiro passa, em média, mais de quatro horas por dia ligado na rede. Isso é muito mais do que o tempo gasto com rádio e TV. Ou seja, temos um recurso escancarado e na palma das nossas mãos. E é por ser este recurso tão facilitado atualmente que o Marketing Digital se torna uma ferramenta personalizada, de acordo com as necessidades da empresa, com uma forma direta e simplificada no momento certo, na qual você capta novos consumidores e mantém os seus clientes.

Mas afinal, do que se trata essa tecnologia?

Mesmo na era da tecnologia, muitas dúvidas giram em torno do Marketing Digital. Esse tipo de marketing nada mais é do que uma união de atividades que uma pessoa ou empresa efetua totalmente online, tendo a finalidade de desenvolver uma identidade de marca, manter seus clientes, a captação de novos consumidores e criação de relacionamentos.

O Marketing Digital pode ser considerado também como uma extensão do tradicional Marketing, que engloba sites, blogs, redes sociais, aplicativos, vídeos, e-mails, enfim, a internet em geral.

E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento. Esse recurso possui diversas características que podem alavancar as vendas do seu produto/serviço e aumentar a visibilidade da sua marca.

Diferenciais do Marketing Digital

• Rapidez.

• Dinamismo que possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

• Facilidade de mensuração por possuir métricas mais claras.

• Feedback quase que imediato.

• Por ser algo que está assim em nossas mãos, dependendo dos resultados, você pode alterar sua campanha, ainda em andamento.

• Acessibilidade indiscutível.

• Pode ser usado para empresas, desde Micro até Multinacionais, justamente por ser flexível, não precisar de grandes orçamentos e gerar ótimos resultados!

Aprofundando um pouco mais na atmosfera do Marketing

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Temos nesse âmbito os “4 Ps”, que são: Praça, Preço, Produto e Promoção. A “Praça” significa o lugar em que você vai fazer suas ações de marketing.

Usando como exemplo outro tipo de comércio, interligado ao Marketing Digital e que cresce constantemente, temos o E-Commerce, onde você pode comprar em qualquer lugar do mundo sem sair de casa. Qualquer empresa pode ter alcance global, já que na internet não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

O Marketing Digital pode te ajudar muito a ter um e-commerce de sucesso, pois possui uma logística mais inteligente: você já pensou que panfletos entregues no Rio Grande do Sul não irão atingir o potencial cliente que você possa vir a ter em Brasília, por exemplo?

Conheça e entenda o seu cliente (não é tão difícil assim)

Chegamos a um ponto em que várias empresas têm dificuldade em identificar: o seu Público-Alvo, ou seja, qual o perfil das pessoas que compram seus produtos/serviços. Se você quer garantir que seu público esteja interagindo com sua marca online, precisa entender o comportamento dos usuários em cada situação.

Nas redes sociais, por exemplo, fica mais fácil essa identificação porque toda vez que seu consumidor interage (número de comentários, compartilhamentos e curtidas nas suas postagens), haverá a captação de informações sobre ele, o que pode ajudar a empresa a entender melhor sua “buyer persona” (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes para esse tipo de público.

O Marketing descomplicado

De forma mais clara, o real benefício de utilizar dados no marketing digital é a economia de tempo e dinheiro. Ou seja, há mais segurança durante a campanha com a certeza que o direcionamento publicitário está no caminho, sem suposições e que os canais utilizados estão sendo acessados pelo público. Assim, o desperdício em campanhas obsoletas, é eliminado.

Existem ferramentas concretas como cálculo do ROI (Retorno sobre o investimento) que mostram os resultados da sua campanha. Esse cálculo é feito por meio da soma de todos os gastos relacionados ao marketing digital, dividida pelo número de clientes conquistados.

Nenhuma outra métrica pode indicar o impacto do marketing na sua empresa tão bem como o ROI, porque assim fica claro quanto e aonde investir seu dinheiro de forma a captar mais resultados. O ROI também pode te ajudar a entender o valor do ciclo de vida de um cliente. Esta métrica é o tempo de vida que um cliente permanece como consumidor na sua empresa, dividido pelo seu investimento em marketing digital.

Antes de tudo, invista no seu conhecimento!

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Enfim, para eliminarmos essa “crise” que envolve nosso país, basta que aconteça essa adaptação ao mundo digital e para isso é necessário absorver as informações que chegam disparadamente e captar conhecimento, pois isso se tornou extremamente fácil.

Invista em aprender mais! Cursos online, por exemplo, disponibilizam um leque de conteúdos interessantes e não faltam materiais gratuitos.  Esses conteúdos oferecidos por blogs de marketing digital são extremamente valiosos na hora de aprender sobre o assunto. Além de tratarem de assuntos mais aprofundados, estes cursos geralmente testam seu conhecimento ao final e emitem um certificado que pode fazer a diferença no seu currículo.

Com ferramentas e estratégias adequadas, medindo e gerenciando os resultados, captando o que o seu público busca, com objetividade e inovação, alinhadas a um Marketing Digital rápido e eficiente, o sucesso é garantido: a visibilidade da sua marca aumenta de forma moderna e otimizada, gerando lucro e novos negócios!

Gostou deste assunto e quer saber mais sobre Marketing Digital e a captação de novos clientes? Estarei à disposição para conversarmos sobre, e tirar suas dúvidas pelo e-mail: atendimento@woli.com.br

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