Incentivo para educação corporativa: adote e motive sua equipe

Tempo de leitura: 6 minutos

O cenário econômico está cada dia mais competitivo. Isso faz com que as empresas busquem melhorias contínuas a fim de promover um ambiente organizacional produtivo e satisfatório. Dessa maneira, adotam programas para motivar a equipe interna. O incentivo para educação corporativa é um desses exemplos.

A educação corporativa, principalmente quando aliada ao ensino a distância, tem como desafio manter os funcionários motivados e concentrados. Eles percebem que a empresa está investindo em seu conhecimento para torná-lo um profissional melhor e mais capacitado.

Assim, com um bom treinamento, os funcionários permanecem satisfeitos em seu ambiente, além de exercer as suas atividades com mais facilidade, pois receberam treinamento para inovar e atingir as suas metas. Você notou que investir na educação corporativa beneficia tanto o funcionário quanto a empresa, não é mesmo?

Por isso, para incentivar e motivar os seus funcionários, é essencial investir na educação corporativa. Quer saber como fazer isso? Confira agora mesmo algumas dicas! Boa leitura!

Implemente uma biblioteca virtual na empresa

As bibliotecas virtuais estão ganhando força porque, na correria do dia a dia, dificilmente as pessoas têm tempo para ir até uma biblioteca pegar um livro e ter um momento de descontração e relaxamento. Normalmente, é da casa para o trabalho, do trabalho para casa. Essa rotina se torna cansativa e a leitura acaba ficando para um segundo momento (que, muitas vezes, nunca aparece!).

Então, a biblioteca virtual na empresa é uma boa opção para oferecer condições para que os funcionários:

  • estudem;
  • aprimorem seus conhecimentos sobre determinado assunto;
  • relaxem;
  • descansem;
  • tenham um momento de paz e reflexão;
  • ampliem seu vocabulário;
  • favoreçam suas habilidades de interpretação;
  • tenham mais contato com a cultura.

E fazer isso não é difícil! Apenas é necessário ter um contrato com bibliotecas virtuais para liberação dos exemplares e ter uma sala com computadores e acesso à Internet. Assim, os funcionários podem fazer a leitura dos livros que escolherem em seu tempo livre.

Para estimular a prática da leitura, na reunião de integração da equipe, reserve 30 minutos para que cada funcionário faça um breve resumo dos livros que leu durante o mês. Isso promove o engajamento, incentivo à leitura e também a socialização.

Ofereça incentivo para participação de cursos

Quando os seus funcionários estão capacitados, eles focam na realização dos objetivos da empresa, aumentando a produtividade e, consequentemente, isso aumenta a competitividade de sua marca no mercado.

Por isso, ofereça incentivo para educação corporativa a partir da participação em cursos. Eles podem ser presenciais e (o mais prático) online. Assim, os funcionários podem desenvolver as suas habilidades e você ainda garante o seu engajamento.

Indique cursos online específicos

O setor de recursos humanos e comunicação devem estar atentos aos cursos online para cada área específica. Somente assim é possível divulgar essas informações para o funcionário e, se o curso atender às necessidades da empresa, solicitar a sua liberação para que participe do treinamento durante o seu horário de expediente.

A grande vantagem é que, quando há o investimento nos cursos online, é possível que mais funcionários possam realizá-lo. Mas, atenção! Ao incentivá-los a realizar cursos online fora do horário de expediente, é importante ter a certeza de que eles têm em casa um computador com acesso à Internet.

A grande vantagem dos cursos online é poder realizá-lo quando e onde a pessoa deseja. Entretanto, é essencial ter um laboratório de informática na empresa para que os funcionários que não podem realizar o curso em casa (por qualquer motivo) possam utilizar o tempo livre para estudar.

Além disso, a empresa não pode obrigar o funcionário a estudar ou realizar um treinamento fora de seu horário de expediente. Por isso, antes de mais nada, é importante ter a certeza de que o treinamento vai apenas contribuir com as suas atividades diárias, e não atrapalhá-las.

Pague pela participação em eventos corporativos

Outra ideia de incentivo para educação corporativa é a empresa investir financeiramente na participação da sua equipe em eventos corporativos, tais como:

  • feiras;
  • congressos;
  • simpósios;
  • reuniões-almoço;
  • encontros de negócio;
  • workshops.

As reuniões de negócio são sempre importantes para se manter atualizado sobre as tendências de mercado, trocar experiências com pessoas do mesmo ramo e avaliar a concorrência.

Ofereça graduação e especialização EAD

O ensino a distância é uma forte tendência no ambiente corporativo. Isso porque as pessoas não possuem tanto tempo livre e recursos financeiros para investir em uma faculdade presencial.

Por isso, elas fecham parcerias com educação de ensino a distância para oferecer esse recurso aos seus funcionários. Quando há o investimento nesse quesito, gera um feedback muito positivo, porque a maioria das pessoas anseiam por aprimorar os seus conhecimentos por meio do seu desenvolvimento profissional.

Assim, sentem que a empresa se interessa em investir neles e querem que eles cresçam como pessoas e profissionais. Investir na carreira de um talento é uma excelente maneira de encorajar que ele continue prosperando e se destacando no que faz.

Adote uma cultura de aprendizagem contínua

Para que os funcionários se sintam motivados a participar dos cursos, a investir em sua formação e a ler os livros da biblioteca, é necessário adotar uma cultura de aprendizagem contínua.

Se a empresa não possui os objetivos claros e um bom plano de carreira, em que o critério para uma promoção e/ou aumento de salário é se o funcionário aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos, não vai adiantar criar um planejamento de incentivo.

Aliás, esse deve ser o primeiro passo para que os funcionários percebam a importância do investimento em seus conhecimentos. Mais do que isso, eles compreendem que precisam estudar para crescer e aumentar a sua produtividade. Mas, esse processo precisa ficar muito evidente para todos. Dessa maneira, eles enxergam o valor de focar nos estudos e aproveitam melhor as oportunidades oferecidas pela empresa.

Para motivar a sua equipe, nada melhor do que investir no incentivo para educação corporativa. O desenvolvimento das habilidades e competências da sua equipe interna é primordial para a melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, para garantir um bom posicionamento da marca no mercado.

Com este post, você conferiu algumas dicas sobre como implementar a educação corporativa em sua empresa. Você achou o nosso conteúdo válido e importante? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber dicas essenciais em sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *