eNPS: saiba como aplicá-lo para medir a satisfação dos funcionários

Tempo de leitura: 5 minutos

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de gestão de pessoas para mensurar o clima organizacional. Existem vários meios de fazer esse tipo de pesquisa. Dentre eles, destaca-se o método Employer Net Promoter Score (eNPS), pela praticidade e objetividade na coleta de informações e tabulação dos resultados.

O objetivo do eNPS é avaliar a lealdade, as perturbações e o nível de satisfação do público interno. Assim, é possível promover ações que norteiam a empresa a gerar mais produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Quer avaliar o clima da sua empresa? Aprenda como aplicar o método eNPS agora mesmo!

Entenda qual é importância do método

Sabemos que as pesquisas de satisfação são muito importantes. Porém, normalmente, elas são um sinônimo de grandes questionários e perguntas complexas.

O método eNPS se diferencia das tradicionais pesquisas porque ele é muito mais rápido, prático e objetivo. Confira alguns benefícios de aplicar a pesquisa:

  • aumentar a produtividade;
  • reduzir o turnover e absenteísmo;
  • conhecer os reais problemas da empresa;
  • promover a integração e engajamento dos times;
  • avaliar o que a equipe interna pensa a respeito da organização;
  • gerar ações de melhoria constante.

Mostre aos seus funcionários sobre a importância de medir o clima

Para que você tenha respostas reais, é importante apresentar aos funcionários os objetivos da pesquisa.

Outro critério muito importante é que eles precisam se sentir confiantes em responder as questões da forma mais sincera possível. Para isso, é fundamental que todos saibam que a pesquisa é anônima — isso afeta diretamente nas respostas.

Elabore o questionário

Elaborar o questionário da pesquisa de eNPS é muito simples: ele baseia-se em apenas três perguntas:

  1. Considerando uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo trabalhar?
  2. Por quê?
  3. Caso você não tenha respondido 10, o que você considera que precisa ser melhorado para responder com a nota máxima em uma segunda ocasião?

Inicialmente, pode parecer estranho aplicar uma pesquisa com apenas três questões, contudo, ao continuar a leitura você perceberá a real importância do método.

Aprenda como calcular o eNPS

Você receberá notas de 0 a 10 para a primeira questão. Tabule a quantidade de cada nota para identificar em qual estágio a sua empresa se localiza. Confira as respostas:

9 a 10: promotores

Quando os funcionários respondem com notas altíssimas, como é o caso de 9 e 10, significa que a sua empresa gera produtividade e que a equipe interna está satisfeita com o seu trabalho e com o ambiente.

7 a 8: neutros

Se os funcionários responderem 7 e 8, isso denota que eles sabem que as suas atividades diárias são importantes, contudo, é preciso criar maneiras para que eles fiquem mais satisfeitos, para sair da zona de conforto.

6 a 0: detratores

As respostas de 6 a 0 significa que você tem um problema muito grande de satisfação de funcionários! A sua equipe está insatisfeita e é preciso avaliar, com muito cuidado, as respostas de número 2 do questionário, para identificar em quais setores a empresa deixou a desejar.

Tabule os resultados

Depois que você identificar o que os funcionários pensam da sua organização, é preciso tabular os resultados para conhecer em qual zona ela está. Para fazer esse cálculo, siga a seguinte fórmula:

  • eNPS = % de promotores – % de detratores

Zona de perfeição: eNPS entre 70 e 100

Se o resultado da fórmula deu entre 70 e 100 significa que a sua empresa só tende a prosperar no ambiente corporativo.

Zona de qualidade: entre 50 e 70

A zona de qualidade também é positiva: os seus funcionários estão satisfeitos. Dessa maneira, continue com os seus programas de incentivo para que eles se sintam, cada vez mais, qualificados e importantes dentro da organização.

Zona de aperfeiçoamento: 0 e 49

A partir da zona de aperfeiçoamento a sua empresa precisa se preocupar: significa que o seu time não está satisfeito e que você precisa criar maneiras para reverter esse quadro.

Zona crítica: -100 e -1

A zona crítica é o pior estágio de produtividade e satisfação dos seus funcionários. Se a sua empresa está aqui, você precisa criar maneiras para reverter todos os sérios problemas que acontecem dentro da sua organização. Medidas corretivas devem ser implementadas urgentemente!

Entenda as medidas que devem ser tomadas

Agora que você aprendeu sobre a importância e como calcular o método eNPS para medir a satisfação dos seus funcionários, vamos conferir algumas medidas que podem ser tomadas para proporcionar um clima organizacional voltado à produtividade e satisfação. Confira algumas ideias!

Aplique uma participação nos lucros

Nada melhor do que os funcionários receberem uma porcentagem pelo cumprimento das metas. Quando eles percebem que os seus esforços são reconhecidos, empenham-se mais, tanto para obter um pagamento melhor quanto para ver a empresa crescer devido aos seus esforços.

Invista em programas de incentivo

Os programas de incentivo são importantes para elevar a satisfação da sua equipe. Você precisa escolher os programas que caibam dentro do orçamento da sua empresa:

  • entregar vale-cultura;
  • fornecer bolsas de estudo de graduação, pós e mestrado;
  • custear cursos profissionalizantes;
  • aplicar a ginástica laboral;
  • fazer convênios com academias;
  • incentivar o bate-papo com profissionais da área da saúde;
  • criar eventos para melhorar a comunicação interna;
  • permitir horários mais flexíveis;
  • organizar happy hour entre a equipe;
  • promover treinamentos internos;
  • montar uma sala de descanso;
  • incluir café e lanches saborosos nos intervalos;
  • oferecer ingressos e cortesias para eventos na cidade;
  • sortear viagens;
  • facilitar uma comunicação de mão-dupla nas reuniões

O eNPS é uma ferramenta de gestão de pessoas para medir a satisfação e lealdade dos funcionários. Ela se diferencia das tradicionais pesquisas de clima devido à sua simplicidade e objetividade, sendo muito fácil aplicá-la e mensurá-la. Com ela, é possível identificar o que os funcionários pensam da organização e, em caso de respostas negativas, criar maneiras para reverter esse quadro.

Com este post, você aprendeu o que é, qual a importância e como calcular o eNPS na sua empresa. Você já aplicou esse tipo de pesquisa? Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações importantes para a área de Recursos Humanos e Comunicação.

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