Descubra como a Copa do Mundo da FIFA™ pode inspirar sua equipe!

Tempo de leitura: 6 minutos

A sua empresa também está em clima de Copa do Mundo da FIFA™? Esse clima de paixão pelo esporte, emoção e entretenimento é uma excelente oportunidade para trabalhar temas importantes dentro da sua organização, como é o caso do companheirismo entre os colegas, da motivação e do incentivo a novas ideias.

A Copa do Mundo da FIFA™ pode inspirar a sua equipe nas suas rotinas, por isso é muito importante aproveitar esse momento e, estrategicamente, promover a integração, o entusiasmo e o empenho do seu time interno.

Ficou interessado no assunto? Então, venha conosco e aprenda como a Copa do Mundo da FIFA™ pode ajudar a inspirar a sua equipe!

Faça um paralelo com as lições de liderança dos técnicos

A essa altura do campeonato, você já sabe que o Tite é um excelente técnico, não é mesmo? Essas lições que ele ensinou no mundo do futebol podem ser trazidas para dentro da sua empresa como uma maneira de fazer um paralelo. Veja:

Atualizar-se sempre

Tite mostra que o conhecimento é algo que precisa estar em constante atualização para evitar erros de liderança, por isso sempre é importante fazer cursos, participar de feiras do segmento, treinamentos, palestras e encontros de negócio para conhecer o mercado e a concorrência. Assim, é possível trazer novas ideias para dentro do campo ou dentro da empresa.

Enxergar o melhor nas pessoas

Ele sempre enxerga o melhor nas pessoas e sabe que, com uma boa dose de motivação, elas conseguem dar o seu melhor para defender a camisa. Isso também acontece no ambiente organizacional quando incentivamos os colaboradores a serem pessoas melhores, e eles se tornam engajados com a empresa.

Acreditar nos seus sonhos

Ele faz com que as pessoas sempre acreditem nos seus sonhos e não desistam. Nas empresas, muitas pessoas acabam deixando de lado os seus verdadeiros sonhos por diversos motivos. Por isso, é sempre importante trazer palestras motivacionais para mostrar que elas não podem se acomodar dentro de determinada situação.

Sempre é preciso sonhar e ir em busca daquilo que nos faz bem. Assim, você tem na sua equipe funcionários motivados e prontos para enfrentar qualquer desafio que surgir.

Invista na gamificação

Para que os funcionários percebam a importância de atingir as metas, eles devem estar engajados na organização. Para ajudar nesse processo, existem diversas plataformas que permitem a gamificação no ambiente corporativo (e que trazem inúmeras ideias de jogos).

Por exemplo, você pode fazer uma campanha “Copa do Mundo da FIFA™ em vendas” e dividir a sua equipe em times, com um técnico (líder do setor). A ideia é trazer as mesmas regras da competição mundial para dentro da empresa, fazendo uma analogia divertida e produtiva.

Divida a turma em grupos (A, B, C, D, E, F), inserindo quatro vendedores em cada um, sendo que cada venda corresponde a um gol. Cada rodada pode ser uma semana do mês. Ao final (depois das rodadas dos grupos), você organiza a fase de mata-mata para definir o campeão.

Lembre-se de registrar todos esses momentos e fazer uma boa divulgação nas redes sociais para trazer mais visibilidade para a empresa. Ao final, poderá ser entrevistado o campeão, postar um vídeo nas mídias sociais e fazer uma matéria completa e interessante para verificar o que os funcionários acharam dessa ideia.

Incentive o acompanhamento dos jogos do Brasil na empresa

Apesar de não existir nenhuma lei que regulamente essa decisão, muitas empresas fizeram acordos com os funcionários, liberando-os para assistir aos jogos em casa ou adquirindo uma televisão para que todos possam acompanhar.

Aproveite esse momento para alugar um telão (caso a sua empresa não tenha) para passar os jogos de maneira diferente e promover esse espírito de confraternização.

Decore a empresa com as cores do Brasil e promova um evento de confraternização durante os jogos: baldes de pipoca, petiscos, refrigerantes, sucos, água, tudo o que você conseguir fazer dentro do orçamento da empresa. Vale também comprar brindes como:

  • chapéus divertidos;
  • cornetas;
  • apitos;
  • chapéus;
  • copos personalizados;
  • bandeiras;
  • óculos divertidos.

Estabeleça metas e premiações temáticas

Faça uma reunião com a sua equipe no início do mês para apresentar os resultados do mês anterior e para estipular as metas do mês vigente. Promova a discussão com os funcionários para que eles possam expressar o seu ponto de vista com as metas e apresentar as suas soluções e também dificuldades.

Essa troca de experiências é enriquecedora para a gestão de carreira e também para a empresa ter a visão do funcionário sobre os seus processos.

Para incentivar, você pode promover brincadeiras do tipo “quem bater a meta ganha brindes”. Confira algumas ideias de presentes:

  • uma camiseta oficial da Seleção Brasileira;
  • um vale em uma loja esportiva;
  • folga no próximo jogo do Brasil;
  • combo da Copa do Mundo da FIFA™ (balde de pipoca, copos de chope personalizados, petiscos e corneta).

Com relação aos brindes, é importante que tenham relação com a Copa do Mundo da FIFA™ e também que caibam no orçamento da empresa.

Elabore uma campanha de incentivo voltada para a Copa do Mundo da FIFATM

A Copa do Mundo da FIFA™ é um momento em que todas as pessoas se unem com um único objetivo: torcer pela nossa Seleção. Esse sentimento de companheirismo e solidariedade pode ser transformado em uma campanha de incentivo.

Nesse aspecto, a sua empresa pode investir em programas de incentivo ao colaborador com brindes e presentes (conforme vimos no item anterior), mas também pode aproveitar o momento para investir na responsabilidade social.

Escolha uma instituição carente que esteja precisando de donativos e faça uma campanha interna mostrando a importância da solidariedade, arrecadando esses materiais para ajudar a ONG e evidenciando que o futebol é um elemento cultural da nossa identidade, porém também é um momento para ajudar o próximo.

A Copa do Mundo da FIFA™ surge para unir os brasileiros que acreditam que o futebol faz parte da nossa cultura, por isso é um momento de emoção, garra, luta e muitas alegrias.

O melhor de tudo isso é que é uma ocasião para estarmos rodeados de pessoas que têm os mesmos objetivos. Dessa maneira, é muito importante que a empresa crie estratégias para melhorar a produtividade, o entrosamento e a motivação da equipe.

Com este post, você conferiu como a Copa do Mundo da FIFA™ pode incentivar a sua equipe. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para ler sobre o incentivo para a educação corporativa. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *