Conheça 8 incríveis ações de endomarketing para sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

O endomarketing, também chamado de marketing interno, são ações estratégicas voltadas ao público interno que tem como principal objetivo promover um clima organizacional saudável e produtivo para os funcionários. Dessa maneira, podemos afirmar que elas são extremamente importantes dentro da empresa.

Investir no setor de endomarketing traz diversas vantagens, como: promover a motivação dos funcionários, reduzir o turnover, adquirir e reter os talentos, ter um ambiente produtivo, auxiliar na tomar decisões com mais autonomia, promover o engajamento, diminuir os conflitos e favorecer um ambiente mais disposto para trabalhar.

Que tal conferir algumas ideias para inspirar a suas estratégias? Conheça 8 ações incríveis de endomarketing!

1. Pesquisa de satisfação

Uma das principais (e mais importantes) ações de endomarketing é a pesquisa de satisfação. Por meio dela, é possível identificar o que os funcionários pensam da organização e sobre quais são as suas ideias para ajudar nos processos produtivos.

Somente quando você sabe a opinião do funcionário, consegue investir em um planejamento de comunicação interna mais propício, baseado na análise dos resultados da pesquisa.

2. Invista em happy hours

Todas as empresas precisam de um momento de descontração e integração da equipe. Essa ação é importante para aliviar a rotina pesada e para proporcionar um ambiente agradável e que eles possam conversar e se conhecer melhor.

Ao contrário do que muitos pensam, esse momento não atrapalha o fluxo de trabalho, muito pelo contrário: funciona como um combustível para que eles possam desenvolver melhor as suas atividades rotineiras. Para isso, invista em drinks divertidos, música boa, brincadeiras e comidas gostosas.

3. Tenha uma boa política de benefícios

Não é nenhuma novidade que todos os funcionários adoram um aumento ou um bom programa de vantagem, você concorda? Por isso, invista em uma política de benefícios que seja importante para ele, tais como:

  • plano de saúde;
  • vale-mercado;
  • bolsas de estudo;
  • sorteio de viagens;
  • ingressos para atividades culturais;
  • inscrições em academias;
  • folgas.

Mas, atenção! Antes de divulgar um novo plano de benefícios, verifique com a contabilidade e confira se eles não proporcionarão algum problema jurídico — veja as leis trabalhistas e aja dentro das normas regentes.

4. Invista em cursos e treinamentos

Se a sua empresa investir em treinamentos e cursos, o seu funcionário tratá novas ideias para a organização, acompanhará a concorrência e ainda ficará por dentro das principais tendências no setor. Por isso, os cursos e treinamentos são uma das essenciais ações de endomarketing.

Além disso, o funcionário sente que está crescendo profissionalmente, analisando a sua empresa como uma boa oportunidade para investir os seus conhecimentos. Afinal, se a organização investe no seu trabalho é porque acredita no potencial do seu colaborador.

Oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional não significa que a empresa tenha que pagar um curso completo de pós-graduação para todo o time. Algumas ideias são:

  • promover bate-papo com personalidades importantes sobre o assunto;
  • trazer um autor de um livro relevante da profissão para uma palestra;
  • trazer um professor da área para dar um treinamento na empresa;
  • oferecer descontos e faça convênios com instituições de ensino;
  • fazer uma parceria com instituições que tenham cursos online;
  • promover um webinar com um expert do assunto de interesse da equipe.

5. Faça uma festa de aniversário mensal

Essa dica pode até parecer clichê, porque parece ser um conceito básico da comunicação interna. Porém, ela é essencial para mostrar que a empresa valoriza as comemorações e as simples celebrações da vida.

Promova uma festa mensal que contemple todos os funcionários, com torta, salgadinhos, refrigerante e balões. Cantar parabéns e confraternizar é muito importante no cenário corporativo.

Além disso, se a sua empresa quer se destacar ainda mais, encontre uma maneira para liberar o funcionário no dia do seu aniversário, dando uma folga de presente — certamente ele jamais se esquecerá disso!

6. Invista na gamificação

Estimule uma competição saudável dentro da empresa entre os departamentos. Isso estimula os funcionários a serem mais criativos, a terem pensamentos diferenciados e inovadores e também faz com que eles queiram ser mais competitivos — isso é essencial para que os indicadores comerciais aumentem gradativamente.

Para isso, a gamificação nas empresas está sendo utilizada nas ações de endomarketing: trata-se de uma estratégia de interação por meio dos jogos, tais como:

  • gincanas;
  • campeonato de jogos online;
  • role play;
  • board games.

7. Crie uma cultura de metas e recompensas

Quando os funcionários têm a certeza de que, se eles apresentarem novas ideias e atingirem as metas e objetivos da empresa, os seus esforços serão recompensados, certamente se sentem mais induzidos a alcançar resultados.

Por isso, crie metas e indicadores de desempenho e apresente para o seu time, investindo em bons programas de incentivo para premiar quem alcançar os objetivos — uma ideia que é muito utilizada é as viagens corporativas.

Contudo, lembre-se de que os funcionários precisam enxergar vantagem nas recompensas. Somente assim eles se empenham mais em atingir os objetivos, e isso é essencial para o sucesso da organização. Afinal, eles não se sentirão motivados a alcançar os resultados propostos se o prêmio é uma simples agenda, você concorda?

8. Invista em redes sociais corporativas

As redes sociais corporativas também estão se destacando no cenário empresarial, porque ela favorece a integração entre os funcionários.

Isso acontece porque muitas organizações proíbem a utilização das redes sociais durante o horário de expediente. Por isso, criar uma rede exclusiva é uma maneira para promover a integração do seu time, além de motivar a participação de troca de ideias.

Ela funciona da mesma maneira que uma rede social comum, contudo, é feita exclusiva para os funcionários. Além disso, é possível inserir jogos, vídeos motivacionais e brincadeiras que aproximem os gestores com a equipe.

As ações de endomarketing são essenciais para as empresas que visam se destacar no ambiente corporativo. Com elas, é possível promover a motivação e integração da equipe, que trabalha satisfeita em atingir os objetivos do negócio, e isso reflete em lucros significativos. Nesse cenário, aproveitar essas ações de engajamento traz diversas vantagens.

Neste post, você conferiu 8 dicas incríveis de ações de endomarketing para promover em sua empresa. Você gostou delas? Vai aplicar em sua organização? Então, que tal aprender mais sobre o que é mobile marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *