Conheça 6 programas de qualidade de vida no trabalho

Tempo de leitura: 6 minutos

Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) devem fazer parte do planejamento estratégico das organizações. Eles proporcionam qualidade de vida nas empresas de acordo com o perfil dos funcionários.

Esses programas são importantes porque apresentam diversos benefícios, como mais segurança, menos faltas no trabalho, mais produtividade, mais lealdade, mais credibilidade para a empresa e redução da taxa de rotatividade. Além disso, quando os funcionários estão motivados e engajados, tendem a produzir mais e aumentar a lucratividade do negócio.

Quer avaliar algumas ideias para implementar na sua empresa? Confira 6 programas de qualidade de vida no trabalho e comece agora a mudar o rumo da sua organização!

1. Treinamento e desenvolvimento

Os programas de treinamento e de desenvolvimento capacitam os profissionais a desempenharem as suas atividades de uma maneira mais inovadora, criativa e seguindo as tendências e padrões mercadológicos para sair na frente da concorrência e se destacar.

Por isso, invista em cursos, workshops, feiras, encontros de negócio e outras atividades que promovam conhecimento intelectual em sua equipe. Esse tipo de programa valoriza o seu time e mostra que a sua empresa está preocupada com o seu desempenho, aumentando a motivação e satisfação dos colaboradores com a organização.

2. Feedback de avaliação de desempenho

É muito comum as empresas terem programas de avaliação de desempenho porque essa atitude avalia quais são os pontos fortes e fracos de cada funcionário. No caso dos pontos fracos, o primeiro passo é identificar o motivo de ele não ser produtivo para criar maneiras de reverter esse quadro.

Contudo, isso só é possível por meio do feedback de avaliação de desempenho, afinal, o funcionário só saberá que precisa melhorar se houver uma troca de informações transparente e justa.

Para isso, promova reuniões individuais para apresentar os indicadores de desempenho, ouça o que o funcionário tem a dizer, elogie o seu trabalho e destaque os pontos fortes e, ao final, apresente em quais aspectos ele pode melhorar para ter um rendimento melhor.

3. Flexibilização de horário de trabalho

Muitas empresas criam programas de flexibilização de horário de trabalho. Isso porque, convenhamos, as lojas e o comércio estão abertos, normalmente, nos horários comerciais. Nesses horários eles estão trabalhando e, dificilmente, sobra tempo para realizar atividades secundárias e que proporcionam mais qualidade de vida.

Considerando que para a empresa é essencial que o funcionário atinja as suas metas e desempenhe um excelente trabalho, ter horários fixos podem atrapalhar essa jornada.

Por isso, invista na flexibilização para que ele tenha mais momentos livres para realizar atividades que colaboram para a diminuição do estresse e aumento do bem-estar.

4. Preparação para a aposentadoria

Sabemos que quando uma pessoa está prestes a se aposentar, são diversas as preocupações que vêm à sua mente. Imagine que ela trabalhou a vida inteira, nesse momento, ao pensar em largar o trabalho e não ter nada para fazer, pensamentos negativos começam a surgir, favorecendo o desenvolvimento da depressão e estresse.

Por isso, investir em um programa de preparação para a aposentadoria (PPA) ajuda o funcionário a ver valor nesse momento da sua vida e, assim, conseguir se desligar da empresa visando uma nova trajetória pela frente, repleta de boas conquistas, esperança e com o sentimento de poder desfrutar de bons momentos em família.

Nesse caso, o ideal é investir em uma empresa terceirizada que mapeia o perfil dos funcionários, a realidade do negócio e do mercado. Dessa forma, é possível criar programas personalizados que atinjam os objetivos da organização. Dentre eles, podem estar:

  • filmes motivacionais;
  • workshops de bem-estar;
  • cursos de culinária;
  • dinâmicas de grupo;
  • ginástica laboral;
  • apresentação das atividades culturais da cidade;
  • apresentação de cursos e programas gratuitos.

5. Ginástica laboral

Investir em programas que evidencie a importância da prática esportiva é essencial para prevenir doenças e reduzir dores e desconfortos provenientes do trabalho. Ela reduz diversas doenças, como lesões por esforço repetitivo (LER) e também os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Por isso, a ginástica laboral é uma das modalidades de atividade física que permite que os funcionários se exercitem no horário de trabalho. Para isso, é preciso que um educador físico qualificado crie treinos personalizados.

Ela normalmente é realizada durante 15 minutos diários, envolvendo atividades de alongamento e correção da postura. Confira os seus principais benefícios:

  • aumenta o ânimo dos funcionários;
  • diminui o estresse;
  • promove a integração;
  • diminui o sedentarismo;
  • reeduca a postura corporal;
  • alivia as tensões.

6. Alimentação saudável

Normalmente, as empresas têm convênio com restaurantes ou há bares e refeitórios dentro da organização. Para isso, escolha um médico nutricionista para acompanhar as refeições e elaborar um cardápio que contemple todos os nutrientes que fazem bem e promovam a qualidade de vida.

Não é nenhuma novidade que frituras e comidas gordurosas fazem mal à saúde e devem ser evitadas. Sendo assim, programe esse tipo de alimentação somente uma vez na semana e, nos outros dias, invista em uma comida saborosa e nutritiva.

Promover uma alimentação saudável é um dos principais programas de qualidade de vida no trabalho, pois essa prática estimula o funcionário a desenvolver bons hábitos alimentares no trabalho e em casa, favorecendo a sua saúde e evitando doenças, como a obesidade, colesterol e diabetes.

Essa alimentação saudável deve ser ampliada também para as confraternizações e coffee break. Dessa maneira, em vez de investir em salgadinhos gordurosos, opte por docinhos e lanches fit.

A boa notícia é que, atualmente, as pessoas estão se preocupando mais com a alimentação e isso fez com que muitas empresas investissem em opções mais saudáveis. Então, não fique preocupado, pois é possível promover uma alimentação balanceada e não deixar de lado o sabor dos alimentos.

Os programas de qualidade de vida no trabalho são importantes para a empresa aumentar a satisfação e melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários. Assim, é possível aumentar a produtividade e lucratividade da organização, pois esses programas têm o objetivo de promover a saúde e bem-estar — atributos que são essenciais para que o time produza mais e se sinta satisfeito em seu ambiente.

Neste post, você conferiu 6 dicas de programas de qualidade de vida no trabalho para implementar em sua empresa. Você gostou das nossas dicas? Então, compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a este conteúdo importante!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *