Como usar vídeo entrevista no processo seletivo?

Tempo de leitura: 6 minutos

A internet facilitou diversos processos rotineiros. Atualmente, é possível fazer compras, estudar e até mesmo ir ao supermercado utilizando a web. Dentro das empresas, as facilidades são as mesmas, e hoje é possível realizar um processo seletivo por meio de vídeo entrevista.

As chamadas de vídeo podem ser realizadas por aplicativos e programas como o Skype, permitindo que a empresa recrute e avalie profissionais em qualquer lugar do mundo ou simplesmente realize as entrevistas sem que o candidato precise sair do conforto da sua casa.

O artigo de hoje tem como objetivo fornecer algumas orientações para que a seleção online seja um sucesso, tenha um tom profissional e você acerte na contratação. Acompanhe!

O conceito de vídeo entrevista

A vídeo entrevista acontece quando a conversa entre recrutador e candidato ocorre quando esses dois indivíduos estão em locais distintos. Por isso, é necessário o uso de instrumentos para a sua realização, compreendendo todo um aparato tecnológico que permita a interação em tempo real.

O objetivo é fazer uma boa análise dos candidatos, fazer uma contratação de qualidade por um baixo custo, já que as únicas ferramentas necessárias são o computador, microfone, câmera, fone e internet, elementos que a empresa já tem devido a outras atividades.

Outra vantagem desse modelo de entrevista é que o processo pode ser gravado e reavaliado após a sua conclusão pela equipe de gestores, líderes de setor e profissionais do RH. Assim, você pode conceder o material ao futuro chefe do candidato ou reavaliar todo o processo em caso de dúvidas quanto as opções disponíveis.

Como preparar a parte técnica

Uma vídeo entrevista deve ser tão profissional quanto um processo presencial. Por isso, é necessário dar a devida atenção à parte técnica para que o candidato sinta confiança em relação à empresa e sinta-se motivado em fazer parte do seu quadro de funcionários.

Nesse contexto, confira algumas dicas para não errar:

Verifique a conexão de internet

Um dos elementos que viabiliza a vídeo entrevista é a internet. Sem ela, fica impossível realizar o processo. Portanto, não se contente só em ver que o seu computador está online.

Teste a velocidade e a estabilidade da conexão. Converse com o departamento de TI para verificar a melhor maneira de garantir que o computador receba a maior velocidade possível para que o programa não trave bem no meio da conversa.

Atente-se à escolha do horário e do local

Na hora de definir o ambiente no qual será realizada a entrevista, você deve estar atento não somente à velocidade da conexão, mas aos ruídos externos e à possibilidade de interrupções.

O diálogo não pode ser interrompido de forma alguma. Se for necessário, faça previamente um teste, comunique aos colegas de trabalho que você estará ausente por um período e desligue os telefones.

O horário a ser escolhido é de extrema relevância para evitar telefonemas ou que outras pessoas entrem na sala. Analise a rotina do seu trabalho antes de definir os melhores períodos para marcar a entrevista, até porque nem sempre o candidato está disponível e será preciso negociar.

Escolha bem o equipamento

Você deve fazer uma boa escolha com relação ao equipamento. Notebooks já costumam apresentar microfone e câmera, permitindo que o investimento nessas ferramentas seja dispensável.

Novamente, a orientação é que a qualidade desses instrumentos seja testada. Recomendam-se também o uso de fones de ouvido para garantir a qualidade do áudio.

Pense na postura adequada

O contato visual é extremamente importante em um primeiro momento. É por isso que as primeiras entrevistas realizadas por vídeo são importantes. Como as duas partes não se conhecem, poder “olhar nos olhos” é fundamental para estabelecer confiança.

A postura ideal para o recrutador é olhar diretamente para a câmera. É importante se policiar para não ficar observando a própria imagem na tela.

Também não se esqueça do roteiro de perguntas: ele é fundamental para que o andamento da entrevista seja o mais natural possível.

Fique de olho no visual

Se você está pensando no melhor penteado ou na camisa mais bonita, está enganado. Quando falamos sobre o visual, estamos nos referindo a todos os elementos que podem ser vistos pelo ângulo da câmera.

Iluminação, móveis, paredes, materiais de escritório etc. Tudo deve ser atentamente observado com antecedência para não acontecer nenhuma gafe.

Imagine que a sala mais silenciosa da empresa é onde está armazenado uma grande quantidade de materiais que acabaram de chegar da gráfica. Não pega bem aparecer um grande volume de caixas atrás de você, não é? Faça as adequações necessárias para o ambiente transmitir um tom profissional.

Desligue outros programas

Para não correr o risco de a transmissão ser interrompida por algum alerta emitido pelo computador ou que aconteça alguma atualização inesperada, inative todos os programas do computador e deixe somente a plataforma de vídeo ativa.

Considere o delay

Mesmo que você tenha uma boa conexão, o entrevistado pode ter problemas com os equipamentos dele. Aguarde alguns segundos após a fala do candidato antes de iniciar a sua próxima fase, fale devagar e com pequenas pausas.

É interessante passar essa orientação logo no início da entrevista.

Avaliação online dos candidatos

Toda a preparação para a vídeo entrevista deve ser proveniente de ambas as partes, mas nem sempre o seu candidato vai atentar-se a essas questões profissionais. Portanto, avalie os mesmos aspectos que são relevantes em uma seleção presencial.

Aparência, postura e respostas adequadas são elementos a serem observados em qualquer modelo de entrevista. Interação, pontualidade e naturalidade também devem ser avaliados.

O candidato deve cuidar para não cometer algumas gafes, como aparecer de pijamas só por estar no seu lar, conectar-se em cima da hora ou gritar caso seja interrompido. Essas atitudes demonstram que a pessoa pode ter uma certa dificuldade em se planejar e se relacionar com paciência e educação.

A vídeo entrevista é uma ótima ferramenta do mundo moderno para diminuir os custos dos processos seletivos e abrir o leque de oportunidades para a contratação dos melhores profissionais ativos no mercado de trabalho hoje. Divulgue as suas vagas em vários portais e aproveite para fazer uma boa seleção!

Se você gostou do nosso artigo, tem algo para a acrescentar ou ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Teremos prazer em dialogar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *