Banco de currículos on-line: por que montar e como organizar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que o departamento de RH é capaz de simplificar seus processos de recrutamento e seleção por meio de um banco de currículos on-line? Os profissionais desse setor têm mesmo uma rotina bastante agitada e, muitas vezes, algumas soluções óbvias passam batido.

Isso pode acontecer com divulgação de vagas e a atração de novos talentos, por exemplo. Quando não mantém um histórico de perfis interessados e não se preocupa em organizar essas tarefas, a empresa corre o risco de perder valiosos profissionais — além de todo o tempo gasto no processo.

Pensando nisso, no artigo de hoje veremos qual é o real impacto que um banco de currículos pode trazer para uma empresa. Continue a leitura e descubra como ele funciona e quais benefícios ele pode trazer!

O que é um banco de currículos on-line?

Quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho costuma começar a sua empreitada entrando em contato com as empresas mais renomadas na região em que pretende trabalhar. Assim, quanto maior é o porte ou mais conhecida for a organização, maior será volume de currículos recebidos.

O que chega são candidatos para diversos departamentos e cargos de níveis, de diferentes formações. Em meio a tantos documentos, certamente há muitos talentos que podem ser a chave para um setor mais produtivo e resultados positivos. Diante disso, estruturar um banco de currículos on-line é a opção mais adequada para que os melhores perfis não sejam dispensados ou esquecidos.

Esse modelo de armazenamento nada mais é que um documento virtual com todos os registros dos candidatos. Ele pode ser usado na forma de arquivos comuns, salvos em pastas ou escaneados, ou por meio de um software desenvolvido para essa finalidade.

Quais são os seus benefícios?

Como tudo que envolve tecnologia no meio empresarial, o banco de currículos on-line contempla um amplo leque de benefícios. Principalmente quando a companhia dispõe de um sistema próprio, criado especificamente para facilitar os processos seletivos.

Sabemos que recrutamentos levam tempo — e tudo que demanda esse recurso do departamento de RH deve ser otimizado e revertido em outras ações para o bem da empresa, como um todo. Nesse sentido, o banco de talentos virtual promove uma triagem rápida de currículos, além da utilização de filtros para selecionar as aptidões necessárias aos cargos em aberto.

Quando é aberta uma vaga de auxiliar administrativo que exija ensino médio completo, por exemplo, e a diretoria gostaria de uma pessoa mais experiente, é possível fazer uma triagem por formação e idade. Além disso, planos de carreira e políticas de cargos e salários também são facilitados pela ferramenta.

Ela pode ser utilizada para promoções e auxilia na identificação de novas oportunidades, de acordo com o perfil comportamental e o rendimento daquele profissional. Assim, garante um redirecionamento de equipes bem mais eficiente, a retenção de talentos e um aumento do níveis de motivação e engajamento.

Como organizá-lo?

Para que os benefícios citados acima sejam alcançados, é importante que o banco de currículos on-line tenha uma excelente organização e um bom gerenciamento. Vejamos, então, algumas dicas para acertar nessa gestão:

Padronização

O banco de currículos deve ser padronizado. Seja optando por uma solução desenvolvida para essa função, seja arquivando-os “manualmente” em pastas no computador, esses documentos devem respeitar um padrão de nomenclatura e armazenamento. O objetivo é que a busca pelos profissionais seja rápida e produtiva.

Atualmente, as empresas costumam utilizar o próprio site para receber os currículos, disponibilizando a famosa sessão “Trabalhe conosco”, em que o candidato pode cadastrar o seu perfil ou anexar o documento. De fato, essa é uma alternativa bastante eficiente.

Com um formulário padronizado, é muito mais fácil, dentre outras coisas:

  • usar diversos filtros
  • fazer triagens
  • imprimir relatórios
  • listar candidatos em potencial
  • fazer outras pesquisas mais detalhadas.

No entanto, atenção: ainda existem muitos profissionais competentes sem acesso a esse tipo de ferramenta. Por isso, não limite as oportunidades somente ao seu site — digitalize também os currículos impressos recebidos e insira-os no sistema.

Atualização

Ter um grande número de currículos cadastrados é interessante para qualquer recrutador. Quanto maior for o número, mais alta será a probabilidade de encontrar o perfil ideal. Entretanto, isso não significa, necessariamente, fazer uma estocagem de currículos.

É preciso montar um cronograma de atualização com varreduras periódicas, identificando duplicidades e documentos muito antigos que, provavelmente, estão desatualizados. Sempre que possível, aliás, faça a opção pelo armazenamento por onde cronológica.

Categorias

Para fazer uma estruturação eficiente do banco de currículos, também é necessário filtrar os documentos por categorias e subcategorias. Entre os aspectos que devem ser considerados aqui, podemos citar:

  • conhecimentos técnicos;
  • especializações;
  • habilidades específicas;
  • ramo de atuação;
  • experiências anteriores;
  • idade;
  • formação.

Esses filtros devem ser utilizados tanto para a gestão interna quanto no sistema de cadastro pelo site. Dessa forma, a administração fica mais ágil e simplificada.

Backups

Realizar um backup é fundamental para qualquer arquivo digital, e o banco de currículos on-line deve ser incluído nessa prática.

Toda informação armazenada virtualmente deve ser protegida, tanto por questões de segurança (contra ações de hackers ou vírus, por exemplo) quanto em casos de quedas no sistema ou outros tipos de manutenção. Esse procedimento evita a perda de dados importantes e de possíveis talentos para a companhia.

Histórico

Quando uma empresa divulga uma oportunidade de trabalho, vários candidatos enviam seus currículos e, no final, somente um — ou um número pequeno de pessoas — é escolhido para integrar o quadro de funcionários. Contudo, todos eles têm os seus perfis avaliados, e muitos até passam por entrevistas.

Nesse momento, um indivíduo pode se encaixar perfeitamente em outra oportunidade, que ele mesmo ou o próprio recrutador nem imaginavam. Justamente por isso, manter um histórico de pretendentes garante que talentos em potencial não sejam desperdiçados.

Novamente, precisamos destacar aqui o uso de filtros. As aptidões apresentadas, avaliadas e registradas auxiliam o sistema na hora de indicar o candidato perfeito para uma vaga. Assim, um novo trâmite de seleção pode ser dispensado, otimizando o tempo.

Enfim, a tecnologia revolucionou mesmo o mercado de trabalho, como um todo. Ferramentas mais modernas simplificam a vida das organizações em seus vários setores — e, como vimos, o banco de currículos on-line é uma das soluções para processos seletivos mais ágeis, promovendo resultados positivos para a empresa.

Então, gostou do nosso artigo? Deseja ter acesso a mais conteúdos como este, que podem melhorar a sua atuação profissional? Então siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *