Aprenda a criar um roteiro de entrevista de emprego

Tempo de leitura: 6 minutos

Para que uma empresa tenha sucesso em seus negócios é preciso contar com uma boa equipe de profissionais. Afinal, serão eles que usarão seus talentos e habilidades para oferecer aos clientes produtos e serviços de qualidade, contribuindo para valorizar a marca da organização no mercado. E para contratar os profissionais certos você deve saber realizar um roteiro de entrevista de emprego.

O roteiro te ajudará identificar o candidato que melhor se encaixa na vaga oferecida pela empresa. Os profissionais de RH responsáveis pelas contratações têm a responsabilidade de identificar o melhor perfil profissional e, por isso, devem saber conduzir a entrevista de forma objetiva e estratégica.

Mas não se preocupe! Neste artigo você verá como organizar o seu roteiro e como realizar a entrevista da melhor maneira possível.

Saiba a importância do roteiro de entrevista de emprego

Primeiro é fundamental entender que a entrevista de emprego é um momento crucial para a empresa e para o candidato. Afinal, é nessa etapa que o recrutador conhecerá melhor o perfil do profissional.

Durante a entrevista, o recrutador terá a chance de se aprofundar em detalhes expostos no currículo do candidato, saber sobre a sua trajetória profissional e suas expectativas em relação à vaga e à companhia. Além disso, é o momento de contar sobre a empresa, deixando claros os seus valores e o que espera do novo trabalhador.

Desta forma, é preciso seguir um roteiro de entrevista de emprego para garantir que tudo ficará claro para o candidato e para a organização. O ideal é que todas as informações sejam transmitidas durante o momento da entrevista. Por isso, o roteiro é fundamental para ajudar o profissional responsável pela contratação a não se esquecer de nada.

Seguindo um passo a passo, o recrutador poderá passar mais segurança para o candidato e também será mais assertivo na contratação. Isso refletirá em ganhos para a empresa, pois um profissional engajado e envolvido com a cultura organizacional é mais produtivo e se esforça mais para atingir os objetivos do lugar onde trabalha.

Além disso, realizar uma má contratação pode trazer despesas extras, como custos de demissão, ou atrapalhar o rendimento dos demais colaboradores.

Portanto, para que a entrevista ocorra da melhor maneira possível, apresentaremos a seguir alguns passos importantes para serem inseridos em seu roteiro de entrevista de emprego.

Apresente a empresa

O primeiro passo é apresentar a empresa para o candidato. O recrutador deve contar um pouco da história da organização, sua missão, seus valores e o perfil profissional que está sendo buscado.

Ainda neste momento, o entrevistador pode dar mais detalhes sobre a vaga: informar quais são as funções, a forma de trabalho, as competências necessárias para executar as tarefas e, até mesmo, a faixa salarial.

Nesta etapa, é importante criar um ambiente confortável para que o candidato se sinta à vontade. Assim, ele poderá falar sobre si mesmo mais naturalmente, o que contribui para uma avaliação mais precisa.

Tenha em mente o que vai perguntar

Em seguida, é a hora de fazer as perguntas ao candidato. Elas devem ser pensadas estrategicamente para identificar se o profissional se enquadra nas exigências da empresa e conseguirá se adequar à cultura organizacional.

O currículo serve como base na criação das perguntas, pois agora o entrevistador poderá se aprofundar em algumas informações declaradas pelo candidato. Portanto, pode-se perguntar sobre os cursos realizados e a sua aplicabilidade na vida profissional do trabalhador ou mesmo detalhes de projetos e experiências pelos quais ele passou.

Uma forma de realizar as perguntas é por meio da entrevista por competências, na qual o recrutador foca em ouvir relatos sobre situações reais que o profissional já passou. Pode-se pedir para que ele conte como atingiu uma meta que parecia inalcançável ou como resolveu um problema. O objetivo é identificar as competências e descobrir se o perfil é indicado para o cargo e a empresa.

Ainda, é importante lembrar que perguntas muito pessoais devem ficar de fora da entrevista.

Dê espaço ao candidato

A próxima etapa é deixar o candidato livre para falar sobre si mesmo. O entrevistador deve convidá-lo a contar sobre sua trajetória profissional e suas características como trabalhador.

Nesse momento, o candidato não deve ser interrompido. Ele deve se sentir livre para falar e contar sobre sua experiência. Caso haja alguma dúvida, o recrutador deve perguntar de forma sutil, sem constranger o profissional e passar a impressão de arrogante.

Aborde pontos positivos e negativos

Nesta próxima etapa do roteiro de entrevista de emprego, o candidato deverá falar sobre pontos positivos e negativos da sua personalidade. As informações ajudarão o entrevistador a conhecer melhor o perfil do profissional. Afinal, nessa altura da entrevista, poderá ser possível perceber se ele está mentindo ou exagerando em alguma informação.

Além disso, esses pontos ajudarão a perceber a capacidade de autoavaliação do candidato. Isso é muito importante, pois mostrará se o trabalhador consegue perceber seu próprio desempenho.

Procure saber sobre empregos anteriores

Para finalizar, chegou o momento de saber sobre o desligamento do candidato em outras empresas. Essa é a hora ideal para perceber a ética do profissional. Afinal de contas, nem todo desligamento acontece de forma tranquila e a maneira que o trabalhador lida com isso pode mostrar muito sobre ele.

Se o profissional começa a falar mal das empresas em que trabalhou anteriormente pode ser um mau sinal. A forma como o profissional conseguirá falar sobre a sua saída de outras organizações, mesmo que tenha sido injustiçado, mostrará o quanto ele consegue ser maduro.

Mas é sempre bom lembrar de que o candidato, independentemente de ter sido mandado embora ou pedido demissão, possui talentos que podem contribuir para a empresa. Cabe ao recrutador perceber as qualidades de cada profissional.

Para finalizar a entrevista, lembre-se de informar ao candidato sobre quando ele será informado sobre o resultado do processo seletivo, quer tenha sido aprovado ou não.

Agora que você já sabe como conduzir um processo de entrevista de emprego é hora de colocar em prática e melhorar os processos de recrutamento da empresa onde trabalha.

Existem outros pontos que você considera importantes para serem colocados em um roteiro de entrevista de emprego? Compartilhe com a gente! Deixe o seu comentário e contribua para multiplicar o conhecimento entre os profissionais de RH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *