7 livros de gestão de RH que você precisa ler

Tempo de leitura: 6 minutos

A área de RH está suscetível às constantes mudanças e inovações. O profissional que não procura se atualizar pode enfrentar dificuldades no desenvolvimento de seu trabalho. Uma das melhores formas de melhorar seus conhecimentos é investir em livros de gestão de RH.

Além disso, é importante que o profissional faça cursos, pesquise na internet e mantenha um bom networking, já que o acesso às informações tornou-se amplo e rápido. Isso mudou a forma como as pessoas passaram a se relacionar na vida profissional e pessoal.

Em nosso post, apresentamos informações relevantes para quem pretende usar o livro como ferramenta de atualização e indicamos 7 livros de gestão de RH que você não pode deixar de ler. Confira!

A importância da leitura para a gestão de RH

O hábito da leitura transforma as pessoas e torna-se um importante aliado para quem busca sucesso na carreira profissional. Mas, para isso, é necessário ir além do que foi aprendido em sala de aula, nos cursos de graduação ou especialização.

Apesar da facilidade no acesso aos artigos publicados na internet, os livros relacionados a recursos humanos se apresentam como excelentes ferramentas de aprendizado, ajudando o gestor a se manter atualizado na área.

Por meio dos livros, além de se manter informado sobre a sua área de trabalho, o gestor de RH pode desenvolver habilidades, criar estratégias e implementar melhores técnicas em seus processos de treinamento.

Livros de gestão de RH que todo profissional da área deve ler

Os gestores de RH precisam de conhecimentos, fundamentos e capacitação para desenvolver um trabalho eficiente com a sua equipe. Para tanto, deve criar o hábito de ler livros que possam proporcionar-lhe isso.

Para ajudá-lo, reunimos em nosso artigo, 7 livros que todo gestor de RH precisa ler. Eles abordam assuntos distintos da área de recursos humanos, mas que podem contribuir para o seu desenvolvimento e sucesso profissional.

1. Como dizer? A arte de dar e receber feedback

O livro foi escrito por Eliana Pitta e fala de uma das maiores ferramentas de gestão de pessoas: o feedback. Quem trabalha com RH sabe a importância que ele tem no engajamento da equipe para gerar bons resultados para a empresa.

A autora procura mostrar como dar e receber feedback de forma assertiva. Por meio de dicas, ela mostra como o feedback pode ser encarado como algo positivo, corrigindo as falhas e potencializando as competências.

2. Gestão de pessoas ? um novo papel de Recursos Humanos nas organizações

Neste livro, o renomado autor Idalberto Chiavenato procura mostrar como deve ser o papel do RH na gestão de pessoas e como o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças na área que refletem nos resultados das empresas.

Por meio de uma linguagem clara e objetiva, o autor foca em seis ações que precisam estar conectadas e são fundamentais para o desenvolvimento da gestão de RH: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar pessoas.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Sucesso de vendas no mundo todo, a obra de Dale Carnegie é considerada um clássico, mas que ainda se mantém atualizada. O seu objetivo é mostrar como construir um bom networking é determinante em uma gestão estratégica de pessoas e sucesso profissional.

Para explicar como fazer amigos e influenciar pessoas, o autor dividiu a obra em princípios que devem ser seguidos para atingir o seu objetivo. O livro pode ser uma ótima ferramenta de treinamento para a liderança.

4. Administração de Recursos Humanos

Considerado um dos melhores lançamentos da área de RH, o livro foi escrito por Alda Carlini e Rita Tarcia, ainda em 2010. Nele, as autoras já tratavam sobre a importância do desenvolvimento tecnológico para o trabalho de gestão de RH, assunto este, tão debatido nos tempos atuais.

O maior objetivo das autoras é mostrar o desafio da nova tecnologia no trabalho de gestão de RH, mas também como o profissional pode usá-la a seu favor, explorando as suas possibilidades e utilizando ferramentas como blogs, vídeos e podcasts no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

5. Bom chefe, mau chefe ? Como ser o melhor… e aprender com o pior

Por meio de casos reais, o autor Robert Sutton propõe reflexões e transforma em aprendizado os exemplos positivos e negativos de liderança que encontrou na pesquisa que fez para escrever o livro.

O autor procura repassar dicas práticas para quem deseja se tornar um bom líder. É um excelente auxílio para o profissional de RH entender como funciona a hierarquia dentro das empresas e como poderá ajudar no desenvolvimento dos seus gestores.

6. Competência: a chave do desempenho

A autora Cecília Bergamini propõe uma análise sobre a importância de desenvolver competências, contratar, manter indivíduos preparados, dispostos a correr riscos e serem desafiados para irem cada vez mais longe.

O livro serve para o profissional de RH conhecer a sua equipe e entender que uma carreira só será bem-sucedida quando o indivíduo conhecer o seu potencial e saber lidar com as suas características emocionais.

7. Planejamento de Recursos Humanos

Baseado em três questionamentos: Onde estamos? Para onde queremos ir? Temos pessoal motivado e preparado para conduzir a empresa amanhã? A autora Maria Diva da Salete Lucena desafia seus leitores a tomarem atitudes.

A proposta do livro não é somente questionar, mas indicar quais os caminhos o gestor de RH deve seguir para ser destaque no ambiente corporativo. O foco é mostrar que um profissional de RH precisa trabalhar com planejamento e ter uma visão estratégica para o negócio.

O livro reúne informações e propõe técnicas para o profissional de RH atingir bons resultados para a empresa por meio da motivação e treinamento em todos os setores da força de trabalho.

Como você pôde perceber, manter o hábito da leitura de livros de gestão de RH ajuda na sua capacitação como líder e na condução adequada para o desenvolvimento de seus colaboradores, além de promover uma busca por excelência e melhores resultados para a empresa.

Se você gostou das nossas dicas de livros para a gestão de RH, aproveite para compartilhar o texto em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas conheçam essas importantes obras de gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *