5 dicas para organizar o time da empresa nesta Copa do Mundo da FIFA™

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando chega a época da Copa, quem trabalha em horário comercial começa a se perguntar: “será que vou poder assistir aos jogos do Brasil?”, “a empresa vai liberar mais cedo?” ou “vou poder pegar folga?”. Essa ansiedade é normal, afinal, ninguém quer perder nenhum lance do maior torneio de futebol do planeta. Por isso, é fundamental estudar como organizar a empresa para a Copa do Mundo da FIFA™.

Impedir os funcionários de acompanhar as partidas não é uma opção. Isso causaria um impacto muito negativo na satisfação e motivação da equipe, podendo até diminuir a produtividade. Pense no torneio como uma forma de criar engajamento e integração no time, já que o futebol é o esporte perfeito para unir as pessoas, por ser o mais popular do mundo.

Mas como fazer isso sem prejudicar os resultados do negócio? Para responder a essa pergunta, daremos, neste post, cinco dicas imperdíveis que vão ajudar você nessa missão. Quer saber mais? Confira a seguir!

1. Reúna a equipe para torcer junto

Os jogos do Brasil na Copa do Mundo da FIFA™ são uma ótima oportunidade para unir a equipe e promover interações que normalmente não acontecem no cotidiano. Em 2018, a maior parte das partidas está programada para acontecer entre 9h e 15h, em pleno horário comercial. Para evitar grandes deslocamentos e perda de produtividade, uma boa saída é preparar uma sala para todos assistirem aos jogos juntos.

Se a sua empresa optar por essa solução, capriche na organização do evento. Escolha um salão amplo, em que todos possam se acomodar com conforto. Também é essencial instalar um telão grande, com imagem nítida e um bom sistema de áudio, para que todos possam curtir os lances com perfeição. Uma transmissão ruim colocaria tudo por água abaixo.

Procure deixar o ambiente com clima de estádio, usando balões, bandeiras do Brasil e outros tipos de decoração. Para completar, ofereça alguns petiscos para os funcionários se servirem, como amendoim, salgadinho, pipoca e cachorro-quente. Se o evento for montado com cuidado, certamente fará bastante sucesso entre os colaboradores.

2. Planeje os horários de trabalho de acordo com os jogos

Se a sua empresa não tiver estrutura para transmitir os jogos no local, ou preferir liberar os funcionários para assistir às partidas em casa, será preciso reorganizar os horários de trabalho nos dias em que a Seleção entrar em campo. Em 2018, o Brasil estreia em um domingo, mas os outros dois jogos da fase de grupos estão marcados para dias de semana: sexta, 22/6, às 9h; e quarta, 27/6, às 15h.

Nesses casos, muitas empresas funcionarão meio período. Quando o jogo for de manhã, os colaboradores serão liberados para chegar uma ou duas horas depois. Na partida da tarde, a equipe poderá sair uma ou duas horas mais cedo. Outra opção é liberar o home office para quem puder desempenhar suas tarefas à distância. Isso fica a critério de cada organização, gestor e possibilidade de deslocamento dos funcionários.

3. Incentive a antecipação de tarefas

Quando o Brasil jogar, o dia de trabalho terá pelo menos duas horas a menos. Para que isso não prejudique o andamento dos projetos, incentive os funcionários a anteciparem a entrega de tarefas que estejam agendadas para a data da partida. Assim, a equipe ficará sem pendências urgentes e poderá curtir todos os lances com tranquilidade.

É importante lembrar os funcionários que as demandas da empresa vêm em primeiro lugar. Portanto, se planejar para não ter muitas entregas no dia do jogo ajuda a diminuir o risco de perder a partida por conta de atividades que já poderiam ter sido concluídas.

4. Crie ações que coloquem a empresa no clima da Copa

As atividades que a empresa pode promover para celebrar a Copa do Mundo da FIFA™ vão muito além de reunir a equipe para torcer junto. O Mundial é, mais do que tudo, uma época de festa e união. Então, nada mais justo que criar ações temáticas ao longo do mês para deixar todos nesse clima de alegria!

Campeonatos de futebol de botão, torneios de videogame e disputas de pênaltis são algumas boas ideias para levar o clima descontraído do torneio para dentro do escritório. Se houver um bom número de pessoas que gostam de jogar futebol, é possível até montar uma Copa da empresa.

Basta reservar uma quadra e montar as equipes, cada uma representando uma seleção. Fazer um churrasco para atrair funcionários que não vão jogar vai deixar a festa ainda mais completa.

Além dessas atividades, crie ações com tradições típicas da Copa do Mundo da FIFA™. Uma delas é o álbum de figurinhas, que é uma verdadeira febre entre adultos e crianças. Incentivar grupos de trocas dos cromos é uma ótima maneira de criar mais interação na equipe e ajudar todos a completarem o álbum.

Por fim, não podemos nos esquecer do famoso bolão! Tentar adivinhar os resultados dos jogos é muito divertido e gera uma competitividade lúdica e saudável entre os funcionários. A disputa pode até render prêmios exclusivos oferecidos pela empresa, como viagens, camisas de seleções, ingressos para jogos e o que mais a sua criatividade permitir.

5. Tenha um plano de comunicação para os clientes

Ter um plano de comunicação para clientes e fornecedores é fundamental para deixá-los cientes dos horários de funcionamento da empresa nos dias de jogos. Sem essa preocupação, pode haver ruídos e informações desencontradas, que certamente vão gerar prejuízos para o negócio.

Além disso, procure envolvê-los nas campanhas e ações que você vai criar para o Mundial. Convide os principais clientes para assistir aos jogos no seu evento interno, e também para participar das peladas da Copa da sua empresa.

Também é uma boa ideia elaborar kits com brindes temáticos, como mochilas, copos e chaveiros. Com isso, além de engajar os funcionários, a organização também cria uma relação mais próxima com todos os seus parceiros.

Essas foram as nossas dicas de como organizar a empresa para a Copa do Mundo da FIFA™. Agora que você já teve boas ideias do que pode fazer, que tal colocá-las em prática? Escolha as ações que mais fazem sentido para a sua organização e prepare todos para torcer juntos pela nossa Seleção. Tudo isso, é claro, sem perder a produtividade!

Se você gostou das dicas, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Assim, você nos ajuda a levar este conteúdo a mais empresas e deixar todas preparadas para a festa do futebol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *